Publicidade

 


Antônio Pereira da Silva

Atualizado: 03/08/2024

O goianiense Pereirão como é conhecido pelos íntimos, nasceu em Goiânia/GO, tem 67 anos (25/05/1957) e iniciou suas atividades como árbitro de futebol em 1982 atuando até o ano de 2002 tendo atuado em cerca de 1200 jogos.

Nesse período, integrou o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por 15 anos, comandando jogos decisivos em todo o Brasil, e também foi árbitro credenciado pela FIFA durante oito anos, viajando pelo mundo em atuações internacionais.

Como árbitro da CBF, participou de várias decisões de campeonatos estaduais em diferentes regiões do País, atuando, também, em sete finais de competições promovidas pela CBF.

Como árbitro FIFA, atuou em jogos pela Taça Libertadores da América, Copa América e Conmebol, na qual apitou a final entre Lanús da Argentina e Millionários da Colômbia em 1998.

No ano de 1996, Antônio Pereira participou de duas partidas pelas Olimpíadas de Atlanta, nos EUA.

Antonio Pereira da Silva foi vice presidente da ANAF - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol - na gestão de José de Assis Aragão (2004/2007). Atualmente participa do Programa d e Assistência de Arbitragem (RAP) e é instrutor de árbitros da FIFA na América do Sul e África.

Tonhão, como é conhecido, ocupou em Goiás a presidência da Comissão Estadual de Arbitragem, ligada à Federação Goiana de Futebol (FGF). Em agosto de 2012 assumiu a vice-presidência da Conaf e após a demissão de Aristeu Tavares, no fim de fevereiro de 2013, assumiu a presidência interinamente de onde saiu em maio de 2014 para comandar a Escola Nacional de Arbitragem, cuja diretora-secretária será a ex-auxiliar Ana Paula Oliveira.

A troca de Tavares por Tonhão concretizou a quarta mudança na Comissão de Arbitragem em quatro anos. A primeira troca foi a própria saída de Sérgio Corrêa para a vinda de Aristeu Leonardo Tavares, que ficou menos de um ano na função sendo demitido depois de conceder entrevista polêmica em que revelou denúncias de manipulação de resultados. Depois de Tavares, Antônio Pereira da Silva assumiu a presidência, cargo em que permaneceu por pouco mais de um ano, até a volta de Corrêa.

Galeria de fotos

 

 

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados