Publicidade

Getúlio Barbosa de Souza Junior
Getúlio Barbosa de Souza Junior nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, no dia 09 de junho de 1956. Formou se árbitro em 1982, na que foi a 1ª turma do então recém criado estado de Mato Grosso do Sul, por insistência do compadre e ex-árbitro Lourival Oliveira Paixão que insistiu para que ele realizasse o curso de Arbitragem da Federação do Mato Grosso do Sul. Após relutar muito, o ex sargento do Exército Brasileiro tornou-se árbitro.
 
Em 1986 entrou para o quadro de árbitros da CBF (Renaf), sendo que em 1991 foi promovido à aspirante Fifa permanecendo com o escudo até 1996. A falta de representatividade do Estado e por não saber falar inglês, tirou as chances de se tornar árbitro Fifa. Em 2001 foi jubilado pela CBF vindo a abandonar o apito dois anos depois trabalhando no campeonato estadual.
 
Getulio teve atuações no Brasileiro da série A, B e C, Copa do Brasil, Torneio João Havelange e Copa União. foram mais de 200 jogos em 15 anos de carreira (campeonato Brasileiro).
 
Apitou 10 finais seguidas de estadual em Mato Grosso do Sul,  de 1991 a 2001.
Entre tantas partidas apitadas (21 só pelo Brasileiro da série-A), duas ficaram marcadas na memória. A primeira em 1992. “O Grêmio estava na segunda divisão do Brasileiro e foi enfrentar o Criciúma no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, completamente lotado. A pressão sobre os árbitros que trabalhavam em partidas do clube de Porto Alegre era muito grande. Felizmente me saí bem, apesar do clima tenso que reinou em campo durante os 90 minutos. Já em 1996, tive o privilégio de conhecer o Morumbi em um jogo entre São Paulo e o Bahia" - (o tricolor paulista venceu por 5 a 2, e Getúlio expulsou o volante Edmílson, hoje no Barcelona).
 
Atualmente, é assessor do Deputado Federal Reinaldo Azambuja Silva. Na arbitragem é Membro da CEAF/MS, Instrutor de Árbitros da FFMS e Instrutor de Árbitros FIFA/BR-2007.
 
Casado com dona Cândida Gonçalves Charão de Souza, tem três filhos: Lígia, Ludmila e Murilo (Murilo Charão de Souza, na foto abaixo entre o pai e o senhor de camisa listrada), que seguiu os passos do pai e é árbitro assistente do quadro da CBF. Getulio tem dois netos, Caio (filho da Ligia) e Nicolle (filha da Ludimila).
 

 

Publicidade

,

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados