Publicidade

 

 
    São Paulo - 08/08/2022    09:16hs

ANAF realiza assembleia extraordinária e inicia criação da Federação dos árbitros

Evento uniu dirigentes e entidades afastadas por divergências políticas em uma ampla mobilização para fortalecimento da categoria

Salmo Valentim ao lado de Evandro Carvalho (FPF) e Dra. Gislaine Nunes - Crédito: ANAF
Publicidade

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), realizou Assembleia Geral Extraordinária, no último fim de semana, dias seis 6 e 7/08, nas dependências do Hotel Atlante Plaza, em Recife/PE, com presidentes e dirigentes de sindicatos e associações estaduais. Integraram a mesa da abertura da assembleia, além do presidente Salmo Valentim, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o presidente do TJD-PE, Berillo Júnior, a vice-presidente do Sapfepe, Danielle Andrade, os advogados Gislaine Nunes e José Carlos Feliciano, e o ex-árbitro e assessor do Governo do Espírito Santo, Wallace Valente.

Desde que houve rompimento com a CBF, a entidade busca aliados para unir forças que possa se somar na defesa da categoria. Seu presidente, Salmo Valentim, percorreu boa arte do país ouvindo lideranças e profissionais altamente qualificados em direitos desportivos para montar estratégias que possa não só trazer o entendimento com a CBF de volta, mas como garantir que recursos financeiros conseguidos através de patrocínios usando a imagem dos árbitros sejam repassados a categoria.

Salmo Valentim, Marçal Mendes e Marçal - Crédito: Marçal

Nesse sentido, a advogada Gislaine Nunes, um ícone do Direito Desportivo, foi contratada e já ações contra a CBF e Federações Estaduais visando garantir e recuperar valores que deixaram de ser repassados nos contratos anteriores. Em sua palestra no evento, Gislaine Nunes deixou bem claro que batera as portas da justiça para reivindicar todo e qualquer valor que não foram repassados aos árbitros. Segundo entendimento da Dra. Gislaine, esses valores deverão ser depositados na conta da entidade que fara repasse a quem de direito, os árbitros.

“A legislação está aí e precisamos fazer uso dela. Por isso eu acredito muito na nossa vitória”, disse Dra. Gislaine. “Eu nunca vi uma mobilização como a dos representantes dos árbitros. Foi emocionante ver a maneira que eles se sentiram protegidos e confiaram no nosso trabalho. Isso me trouxe tranqüilidade e vontade de fazer por eles” – disse a advogada.

Dra. Gislaine Nunes fala na assembleia - Crédito: ANAF

Em outra frente de amadurecimento da categoria, foi realizado a intenção, de forma unânime, dos 24 sindicatos e associações estaduais presentes no evento, a constituição de uma Federação Nacional de Árbitros de Futebol, que recebera o nome de FENAF. A intenção de criação da Federação, amplamente debatido na assembleia, foi de iniciativa dos cincos estados com carta sindical que são: Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A proposta foi aprovada por todos os demais sindicatos.

“Um momento histórico para nós, que esperamos 25 anos por isso. No momento de caos a ordem foi reestabelecida. A Federação vem para lutar de igual para igual com a CBF. Estamos usando de todas as estratégias possíveis para que o árbitro brasileiro venha a ser valorizado com uma representatividade legítima dentro do campo judicial, com todas as armas possíveis” – afirmou Salmo Valentim que acrescentou:

“O rompimento da CBF foi a carta de alforria da categoria”.

Dr. Carlos Feliciano durante assembleia ANAF - Crédito: Marçal

Dra. Gislaine Nunes e Dr. José Carlos Feliciano fundamentam a decisão da intenção de criar a FENAF e fizeram palestras aos dirigentes e demais presentes no evento. Dra. Gislaine, que é conhecida por sua atuação direta com a Lei Pelé, falou sobre sua experiência com o direito esportivo e a defesa pelo Direito de Imagem. Já Dr. Feliciano, que participou do processo de criação de várias entidades sindicais, entre elas a CUT, apresentou as vantagens da criação de uma federação.

A assembleia também serviu para aproximar associações e sindicatos de um mesmo estado (Paraná e RJ) afastadas politicamente por divergências no passado. Também agregou com o reconhecimento de associações como a AAPR - Associação de Árbitros de Piracicaba e Região, presidida por Renato Canadinho, que teve participação e palavra durante o evento. Outra entidade reconhecida foi o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva no Rio de Janeiro (Sintrace) participação durante todo evento de seu presidente Marçal Rodrigues Mendes.

Veja abaixo mais fotos do evento.

Salmo Valentim, Renato Canadinho e Marçal durante assembleia ANAF - Crédito: Marçal
 
Dra. Gislaine Nunes e Salmo Valentim durante abertura da assembleia extraordinária da ANAF - Crédito: ANAF
 
Salmo Valentim durante assembleia ANAF - Crédito: ANAF
 
Foto oficial da assembleia ANAF - Crédito: ANAF

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados