Publicidade

 

 
    São Paulo - 05/04/2022    12:16hs

Após polêmica com sindicato, final da Copa RN terá arbitragem local e VAR direto da CBF

Sindicato reconhece direito dos clubes, mas exige que aceitem árbitros local ou tragam todos de fora

Pedro Sanderson, presidente do Sindicato dos Árbitros do RN - Credito: Reprodução 98 FM

Publicidade

Após os resultados do ultimo final de semana, ficou decido que nesta quarta-feira (6), às 20h, ABC e América jogam pela final da Copa RN, na Arena das Dunas.

Na segunda-feira, o ABC solicitou árbitros de outro estado e a utilização do VAR. Foi o suficiente para que o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Norte (SINDAFERN) consultasse seus associados e publicar nota oficial informando que os profissionais não mais trabalhariam em nenhuma função a que fossem designados, tanto nesta partida quanto nas demais que por ventura viessem a acontecer no ano de 2022 e que dessa forma, ou os clubes aceitariam manter arbitragem local ou teriam que arcar com os custos de trazer todos os profissionais de outro estado.

Veja abaixo a nota na integra.

Crédito: Reprodução instagram

O Apitonacional entrou em contato com Cel. Ricardo Luiz Albuquerque Costa, presidente da comissão de arbitragem da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), para que este falasse sobre o assunto. Segundo o dirigente, houve uma precipitação por parte da direção do sindicato, pois o ABC apenas aventou a possibilidade, que alias é legitima, pois a mesma consta em regulamento, mas que após estudar a melhores opções e contatos realizados, ficou definido que a arbitragem será do quadro local e que o VAR, será comandado diretamente do Centro de Excelência da Arbitragem da CBF, no Rio de Janeiro.

Cel. Ricardo Albuquerque: "ficou tudo nos conformes" - Credito: Jocaff Souza

O Apitonacional também falou com Pedro Sanderson, presidente do sindicato dos árbitros. Segundo Sanderson, a pratica antiga de trazer só o árbitro de fora para atuar em uma partida e não a equipe completa, gerava uma situação complicada.

"No ano passado, a arbitragem foi toda ela local e não teve maiores problemas. Neste ano, com a possibilidade de trazer de fora para a final, levou a categoria decidir que é legitimo, mas que teriam que trazer toda a equipe de arbitragem fora, em respeito a arbitragem local que, se tem capacidade de tocar o campeonato inteiro, porque não a final" - Indagou o dirigente.

Sanderson disse ainda que os árbitros não estão à disposição das equipes na hora e do jeito que elas querem, pois os árbitros também fazem parte do espetáculo, do campeonato e que a categoria tende a manter esse posicionamento caso surja futuramente situações como essa.

Por fim, o presidente do sindicato disse que a parceria foi boa e as conversas foram de forma amistosa e altamente benéfica, pois a arbitragem será local e a vinda do VAR, mesmo a distância, é um avanço, pois até então não tinha sido utilizado a tecnologia no RN.

Após o acordo, o sindicato divulgou outra nota onde explica o acontecido. No documento,  a entidade sindical esclarece que a nota de ontem o intuito foi elogiar a união da categoria e jamais atacar ou intimidar instituições ou agremiações. A nota ainda diz que a instituição prega que se evitem configurações que venham a dividir a categoria pedindo apenas o árbitro central ou o trio de fora e que caso algum clube queira exercer seu direito, que o faça na íntegra, trazendo toda a equipe (veja abaixo).



No fim, tudo foi resolvido a bom tempo e ‘ficou tudo nos conformes’ como relatou Cel. Ricardo.

Veja abaixo a equipe de arbitragem da partida.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados