Publicidade

 

 
    São Paulo - 05/01/2022    10:11hs

Atualizado - 05/01/2022    20:01hs

Árbitro da final da ultima Copa do Mundo participa das pré-temporadas de arbitragem de Pernambuco e Alagoas

Parceria entre as duas federações e a ANAF possibilitou a vinda do argentino Néstor Pitana para fazer palestras e acompanhar de perto o trabalho nos dois estados

Néstor Pitana - Crédito: Divulgação/FIFA
Publicidade

As pré-temporadas dos árbitros de Pernambuco e de Alagoas contará este ano com a presença de Néstor Pitana, árbitro argentino do quadro FIFA que apitou as partidas de abertura e final da última Copa do Mundo.

A vinda de Pitana está sendo patrocinada pelas federações de futebol de Pernambuco e de Alagoas com apoio da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). Como não tem formação de instrutor FIFA ou Conmebol, o argentino participara das como palestrante nas duas pré-temporadas.

Pernambuco

Crédito: Instagram

A pré-temporada da arbitragem pernambucana terá seu início nesta quarta-feira (05), a partir das 18h, no salão nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A solenidade de abertura não terá a presença de Néstor Pitana,

A captação dos árbitros vai ocorrer no salão nobre da FPF e no estádio Grito da Republica, em Olinda.

"Estamos muito felizes por proporcionar ao nosso quadro de árbitros uma experiência como essa. O Pitana é um dos mais conceituados árbitros de todo o mundo e esse intercâmbio de conhecimento só tende enriquecer ainda mais a pré-temporada" - afirmou o presidente Evandro Carvalho ao site da FPF.

 

"Com certeza, vai qualificar o quadro local para que possa ter um desempenho impecável na temporada 2022. A ANAF tem se empenhado e contribuído com os sindicatos e comissões estaduais para que ações como essa se tornem mais corriqueiras por toda a temporada. Precisamos investir cada vez mais na preparação dos árbitros e assistentes" - acrescentou Salmo Valentim, Presidente da ANAF.

Crédito: Instagram

Veja abaixo a programação:

05/01 - 08h às 11h - Salão Nobre: abertura da pré-temporada
05/01 - 14h às 17h - Grito da República: aula prática
06/01 - 08 às 11h - Salão nobre: aula teórica
06/01 - 14h às 17h - Grito da República: aula prática
07/01 - 08 às 11h - Grito da República: aula prática
07/01 - 19h às 22h - Salão Nobre: palestra de encerramento

Alagoas

Crédito: Instagram

Já em Alagoas, terra dos Marechais, serão três dias de atividades com o quadro de arbitragem local. O evento tem início previsto para a noite da próxima quinta-feira (06) com cerimônia de abertura oficial, que será realizada no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá, em Maceió, a partir das 19h. Segundo a Federação Alagoana de Futebol, a preparação visa o início da Copa Alagoas e do Campeonato Alagoano 2022 que tem início previsto para a segunda metade deste mês.

Pitana fará a palestra de abertura da pré-temporada com a presença de todos os árbitros que compõem o quadro de arbitragem da Federação Alagoana de Futebol e da CBF. Na seqüência, será apresentado aos árbitros, o regulamento geral do Campeonato Alagoano, pelo diretor de Competições da FAF, Luciano Sampaio.

Na sexta-feira (07), os trabalhos serão realizados no Estádio Rei Pelé com atividades teóricas que contará também com a presença de Néstor Pitana. Segundo a programação oficial, será realizada ainda palestras pela manhã, sobre Regras 11 e 12 - Faltas Táticas, Entradas e Disputas, Mãos e Impedimento -, ministradas pelo instrutor CBF, George Alves Feitosa, pelo ex-árbitro Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, e pela árbitra FIFA, Brígida Cirilo.

Na seqüência, George Feitosa será o palestrante onde abordara o tema Árbitro de Vídeo (VAR). O último dia de pré-temporada acontece no sábado (08) no campo do Rei Pelé com atividades práticas abordando o Pilar Físico e o Pilar Técnico. Em seguida os árbitros serão submetidos a avaliação teórica e fecham as atividades com reunião geral para o Campeonato Alagoano Série A 2022.

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, a presença de Néstor Pitana na pré-temporada é considerada um marco na arbitragem de Alagoas.

 

"É um momento ímpar trazer um dos melhores árbitros do mundo. Com certeza, o Néstor Pitana vai enriquecer a preparação compartilhando a experiência adquirada durante todos esses anos" – disse Charles Hebert ao site oficial da FAF.

Crédito: Instagram

 Publicidade

Pitana

O argentino Néstor Pitana tem 46 anos (17/06/1975) e é considerado um dos melhores árbitros do mundo, acumulando na carreira jogos históricos, como o de abertura da Copa da Rússia em 2018, entre Rússia e Arábia Saudita, disputada no histórico Estádio Luzhniki, em Moscou e a final da mesma Copa do Mundo entre França e Croácia. Consta ainda em seu currículo a decisão da Copa Libertadores do ano passado, entre Palmeiras e Flamengo, disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Estreou como árbitro na liga da província de Misiones em 2006, virando profissional da AFA em 2007 e da Fifa em 2010. Esteve na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e realizou o sonho de apitar a final do Mundial de 2018. "Foi a maior emoção desde que me avisaram que eu seria pai", definiu Pitana.

Na Argentina, Pitana é criticado pela arrogância ao tratar jogadores e pela truculência nas marcações. Não são poucos os que vêem que a final de Copa do Mundo "lhe subiu à cabeça".

 Publicidade

'Pé Grande'

Nasceu em um povoado chamado Corpus Christi (com menos de 3 mil habitantes na província de Misiones), fora da arbitragem já foi jogador de futebol, basquete, professor de educação física, ator em filme argentino (atuou como carcereiro no filme "La Fúria", de 1997, socorrista e segurança de boate, amparado no seu 1,92 de altura.

Na adolescência tinha cabelos grandes abaixo da cintura, o que rendeu o apelido de "Pé Grande".

Obs. O Apitonacional estará na capital do frevo e na terra dos marechais acompanhando a participação do mundialista com a arbitragem do nordeste brasileiro.

Atualizado 20:01

Segundo apurado pelo Apitonacional, Néstor Pitana, que esta desde a ultima segunda-feira curtindo as belas praias de Maragogi, em Alagoas, estará realizando palestra na cerimônia de abertura na quinta a noite em Maceió, participa pela manha da sexta das atividades de campo e viaja logo depois do almoço para Pernambuco onde realiza palestra de incentivo e sobre sua consagrada carreira. O argentino não participará de trabalho de campo durante sua estadia em Pernambuco.

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados