Publicidade

 

 
 23/04/2018    15:06hs

Arnaldo Cezar Coelho diz que 'Nível está muito baixo e os árbitros não têm personalidade'

Comentarista ataca arbitragem brasileira ao Estadão, critica escolha de Sandro Ricci para a Copa e diz que Emerson não deveria ir para o Mundial da Rússia

Arnaldo Cezar Coelho trabalhou em duas Copas - Foto: Paulo Giandalia/Estadão
Publicidade

Em entrevista na manhã desta segunda-feira ao Portal Estadão, o ex-árbitro FIFA Arnaldo Cezar Coelho, primeiro sul-americano a apitar uma final de Copa do Mundo, em 1982, disse não estar seguro que o Mundial da Rússia terá jogos com arbitragem em alto nível.

O comentarista de arbitragem da TV Globo desde 1989 considera que as experiências feitas pela FIFA com o VAR (sigla em inglês de árbitro assistente de vídeo) na Copa das Confederações e no Mundial de Clubes foram “um desastre”.

Arnaldo criticou a escolha de Sandro Meira Ricci como representante do Brasil no quadro de árbitros do Mundial. Para o comentarista, Ricci no Brasil é uma coisa e totalmente diferente fora quando apita dentro dos padrões que a FIFA gosta e frisa que o escolhido pela FIFA se preserva demais e até não gosta de apitar. O ex-árbitro também não poupa um dos assistente (Emerson Augusto de Carvalho) do trio da Copa que para ele não era para ir à competição por ter feito confusão no Campeonato Brasileiro e nas Eliminatórias, quando omitiu ter sido xingado pelo Messi.

Sobre a arbitragem brasileira ele disse que a formação dos árbitros não está sendo correta, que o nível está muito baixo, que os árbitros não têm personalidade e que deixam passar lances incríveis.

Acompanhe abaixo oa entrevista de Arnaldo à Raphael Ramos do 'O Estado de S.Paulo'.

O que podemos esperar da arbitragem na Copa do Mundo?
Não sei como os árbitros vão se comportar com o Big Brother da arbitragem, que é o VAR. Os árbitros podem fazer com que a VAR se torne uma muleta e, com isso, entregar ao vídeo praticamente todas as decisões. O que posso dizer é que estou curioso.

Qual é a sua avaliação dos testes feitos com o VAR até agora?
A experiência que fizeram na Copa das Confederações e no Mundial de Clubes foi um desastre. Teve juiz que marcou pênalti em lance de impedimento e o VAR corroborou. Em outras situações, o VAR pediu para o árbitro do campo revisar a sua decisão. Nos campeonatos nacionais de países que adotaram o VAR está dando confusão. No jogo Sporting x Belenenses, pelo Campeonato Português, o VAR apitou praticamente sozinho e interferiu quatro vezes em quatro jogadas polêmicas. Na Alemanha, depois que acabou o primeiro tempo, o VAR foi avisado para verificar um lance, resolveu marcar pênalti e mandou as equipes voltarem a campo para a cobrança. Isso é estranho. Quem defende o VAR acha que ele vai ser a solução de todos os problemas da arbitragem, e não vai ser.

Arnaldo Cezar Coelho (C) durante Alemanha e Italia pela Final da Copa do Mundo de 1982 - Imagem: Mundo Deportivo

O que podemos esperar de Sandro Meira Ricci na Copa?
O Sandro no Brasil é uma coisa. Fora do Brasil é totalmente diferente. É um cara que apita dentro dos padrões que a FIFA gosta. Ou seja, é um árbitro que não cria problema, é muito mais teórico e tranqüilo. É um árbitro que, no Brasil, se preserva e até não gosta de apitar. O Wilton Pereira Sampaio, que vai para a Copa como árbitro de vídeo, por exemplo, está em situação muito melhor do que ele e está mais conceituado no Brasil e até mesmo na América do Sul. Um dos assistentes do Sandro, o Emerson (Augusto de Carvalho), não era para ir à Copa. Ele fez confusão no Campeonato Brasileiro e nas Eliminatórias, quando omitiu ter sido xingado pelo Messi. Isso é um mau exemplo aos demais assistentes.

Qual é a sua análise sobre a arbitragem brasileira em comparação aos outros países?
Ficou mais difícil de apitar porque o jogo está mais corrido e dinâmico. Por outro lado, a formação dos árbitros não está sendo correta. Eles estão sendo formados muito mais pela aptidão física do que pela aptidão técnica. O nível está muito baixo. Infelizmente, os árbitros não têm personalidade e deixam passar lances incríveis.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados