Publicidade

 

 
 02/02/2017    14:04hs     -     Atualizado 02/02/2017    22:37hs

Bom de apito, ruim de caráter!

Marcelo Henrique trama sua saída de Pernambuco sem avisar federação e compra briga com chefe do apito que o chama de calhorda, ingrato e mercenário

Conforme noticiado em primeira mão no portal VOZ DO APITO (leia), pelo jornalista Pedro Paulo de Jesus, o árbitro Marcelo de Lima Henrique está de volta ao futebol carioca. No final de 2014 sentindo-se desprestigiado se desligou da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e foi atuar pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) que o recebeu de braços abertos. A época, De Lima informou que fora convidado, já dirigentes da FPF nunca confirmaram e foram além dizendo que ele que tinha se oferecido.

Salmo Valentim, presidente da comissão de arbitragem de Pernambuco não gostou da forma como ficou sabendo da decisão do ex-FIFA e soltou o verbo.

“Ele enviou um e-mail às 20h, quando o assunto já era público. Foi um ingrato. Ele se acha o melhor árbitro do Brasil, mas nem deveria estar apitando mais” – disse Salmo que acrescentou:

"Abraçamos este indivíduo e lhe acolhemos no pior momento de sua carreira, pois o mesmo havia saído da FIFA por não ter explodido internacionalmente. Ao sair daqui, sem sequer da uma satisfação ao Presidente da Federação, o mesmo após passar uma semana no nosso estado, hospedado no hotel Marante na Avenida Boa Viagem, disse a pessoas próxima a mim e que são do Rio de Janeiro, que nossa comida era uma merda!

Publicidade

O dirigente ainda disse que acabou o respeito que tinha pelo ex-FIFA.

"Pela atitude vergonhosa que saiu daqui eu já tinha decidido não mais o respeitar e agora, após saber dessa ofensa ao nosso estado e nosso povo, quero simplesmente que esse calhorda tenha dignidade e nunca mais venha ao nosso estado, nem na nossa região" - esbravejou Valentim.

Entenda

Durante o período em que apitou em Pernambuco, Marcelo recebia taxa FIFA, bônus dado a ele por ter sido árbitro internacional. No inicio deste ano, ao ser escalado para apitar amistoso entre Santa Cruz e Paysandu válido pela Taça Asa Branca 2017, ele questionou o valor da taxa da partida que não era padrão FIFA e ouviu da comissão que não receberia, pois ele não é mais um árbitro internacional. Fomos informados que a FPF deixou de pagar esses valores tendo em vista que o mesmo foi retirado do quadro internacional no final de 2014 por deficiência técnica optando em pagá-lo a mesma taxa que os árbitros locais recebem.

A taxa menor foi o estopim que faltava para explodir a crise que fez Marcelo sorrateiramente tramar na calada da noite sua volta ao Rio de Janeiro.

Em conversa durante a crise, valorizando seu passe, De Lima disse ao presidente da comissão de arbitragem que o campeonato pernambucano precisava dele. Sem papas na língua o dirigente respondeu que o campeonato sobreviveu cem anos sem a presença dele, que ele é um árbitro em fim de carreira, que foi retirado da FIFA por deficiência técnica e que não tinha onde apitar a não ser no Rio de Janeiro, pois como ele tinha saído de lá falando mal de Rabello e da falta de transparência nos resultados do futebol carioca, este deveria ser igual a ele e aceitá-lo de volta.

No ano passado De Lima sofreu uma grave lesão que quase o tirou do futebol. Retornou aos gramados já no fim da temporada e como prêmio, acabou sendo, graças a Pernambuco que pediu por ele na CBF, o primeiro árbitro brasileiro a ser indicado ao quadro nacional aos 46 anos de idade. Segundo informações, além do pedido especial á CBF, a FPF ajudou na cirurgia, deu total apoio na recuperação pós-operação pagando passagens aéreas durante o tratamento e realizou um teste físico exclusivo para ver se ele passava juntamente com Nielsen Dias. Antes disso, Marcelo teria pedido para atuar sem realizar teste físico em Pernambuco, mas seu pedido foi rechaçado pela comissão.

Ao portal Voz do apito Salmo explicou a relação conflituosa.

“É interessante revelar ao país que ele veio pra cá sem nenhuma compensação financeira ou convite de Pernambuco. Qualquer coisa diferente disso é mentira! Ele se ofereceu pra vir apitar aqui porque estava chateado com o Rio de Janeiro que não segurou o seu escudo FIFA. Marcelo é vaidoso, não agregou nada durante sua passagem por aqui e agora ignora tudo que nós fizemos por ele, saindo pela porta dos fundos. O problema é que ele queria receber taxa FIFA, mesmo não sendo árbitro do quadro internacional e eu jamais iria concordar com isso”. – contou Valentim.

Salmo: “Não sabemos o que ele pode fazer contra os clubes pernambucanos”

O dirigente ainda disse estar aliviado com a saída de De Lima, pois Pernambuco não precisa dele.

“Nós o recebemos de braços abertos e ele não foi leal. O indicamos com 46 anos para o quadro da CBF e nem isso ele reconhece. Isso serve de exemplo para as demais federações do país para que elas possam pensar duas vezes antes de cometerem o mesmo erro que nós cometemos. Marcelo saiu daqui desrespeitando não a mim, mas a instituição, pois nós só sabemos de sua saída através de terceiros e isso não ético, tampouco é um comportamento que se espera de um árbitro de futebol” – disse o dirigente.

Portas fechadas

A forma sorrateira como saiu da Federação Pernambucana de Futebol certamente fechara portas para De Lima no nordeste. Salmo Valentim, vai pedir à CBF que Marcelo não apite jogos do Náutico, do Santa Cruz e do Sport em competições nacionais.

“Não sabemos o que ele pode fazer contra os clubes pernambucanos” — diz Salmo.

Ao Extra on-line de hoje (2) Marcelo responde o dirigente, o ex-FIFA diz que Salmo não fala pela entidade (FPF) e que não responde por Náutico, Santa Cruz e Sport.

Por sua vez Valentim afirma que a Federação nunca fez acordo com De Lima e acrescenta:

"Realmente não posso responder pelos clubes, mais me preocupo com o comportamento do árbitro que esta em fim de carreira, que é mercenário e pode causar graves prejuízos aos clubes de Pernambuco tendo em vista que o Campeonato Brasileiro de 2005 já foi manchado por comportamento desse tipo" - afirmou o dirigente.

Nota do Apitonacional

Marcelo de Lima Henrique em forma sempre esteve entre os principais nomes da arbitragem brasileira, ninguém questiona suas qualidades com o apito na boca. Mas quando usa a boca para outros fins, quase que sempre gera discórdia para alguém. Se dentro de campo sempre correspondeu às expectativas, fora dele deixa a desejar, suas atitudes não geram confiança e se mete em polemicas com facilidades.

A forma como saiu de Pernambuco só reforça a péssima imagem construída ao longo dos anos. Marcelo é ambicioso ao extremo, faz tudo pensando só em si e na parte financeira sem respeitar ou ter gratidão por quem lhe estendeu as mãos em momentos de dificuldades. Foi assim no Rio de Janeiro quando, segundo ele mesmo disse, sonha ocupar o lugar de Rabello na comissão de arbitragem, foi assim quando junto com outros árbitros supostamente tentaram trair a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) criando uma associação só com árbitros FIFA mesmo sem nenhum deles sequer pagar anuidade da entidade que queriam administrar e recentemente este mesmo grupo, todos sabem quem são eles, tentaram tomar o comando da mesma ANAF só desistindo após intervenção do presidente da CBF.

Para que não diga que não foi tudo de caso pensado e que não agiu sorrateiramente, antes de anunciar sua saída de Pernambuco e antes de acertar a volta ao RJ, Marcelo esteve na Comissão de Arbitragem da CBF tentando garantir seu lugar na RENAF mesmo sem saber por qual federação apitaria, mas ouviu de Marcos Marinho que isso só seria possível se fosse indicado por uma federação.

Outro fato relevante com essa repatriação que não pode passar despercebido, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) terá que refazer a lista do quadro nacional entregue a CBF, pois terá que tirar um árbitro para indicar De Lima.

Marcelo Henrique durante campeonato pernambucano

Certamente a Federação Pernambucana de Futebol ao aceitá-lo em seu quadro sabia do seu histórico tanto nas quatro linhas como nos bastidores e não deve ter sido pega de surpresa com seu retorno ao futebol carioca e se foi, não foi por falta de aviso!

Polemicas

Marido de uma vascaína (Sandra, de 41 anos), pai de um vascaíno (Pedro, de 22), de um rubro-negro (Marcelo Henrique, de 20) e de uma tricolor (Luiza, de 18). Esse histórico familiar já lhe rendeu varias dores de cabeça, principalmente com a participação ativa da esposa nas redes sociais que agita o cenário futebolístico com seus posts. Acompanhe abaixo algumas dessas polemicas.

• Flamengo 2 x 1 Botafogo – o jogo do “chororô”: A partida válida pela final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, foi vencida pelo Rubro-Negro Carioca por 2 a 1, mas a atuação de Marcelo de Lima Henrique revoltou a todos os botafoguenses. O árbitro expulsos dois atletas alvinegros e ainda assinalou um pênalti polêmico a favor do Flamengo. Após o final do jogo, o treinador Cuca e alguns atletas do Botafogo, aos prantos, concederam uma entrevista coletiva mostrando sua indignação contra a arbitragem;

• Suposta foto com a camisa do Flamengo (abaixo): Todo árbitro de futebol tem ou já teve um time do coração. A maioria nega isso para evitar possíveis acusações, mas às vezes esse sigilo não consegue ser mantido. Apesar de nunca ter assumido um time, Marcelo já garantiu que torce para um, mas não disse qual. O problema é que em meio a tantas polêmicas de sua carreira uma foto vazou na internet em que o árbitro aparece vestido com a camisa do Flamengo;

• Flamengo 1 x 1 Vasco – gol de Nixon/Márcio Araújo: Este ano, o Campeonato Carioca foi vencido pelo Flamengo após um empate polêmico contra o Vasco da Gama. O árbitro da decisão foi Marcelo de Lima Henrique que, confiando em seu assistente, validou um gol irregular do time da Gávea no final da partida. O autor do tento foi Márcio Araújo, que estava impedido, mas o árbitro deu o gol para Nixon. A súmula teve que ser corrigida e a FFERJ emitiu um comunicado se desculpando pelos erros. Contudo, essa polêmica também caiu na conta do árbitro;

• Esposa faz afirmação em rede sobre possível beneficiamento do marido a um time: Sandra Henrique, esposa de Marcelo, postou em uma rede social que seu time, o Vasco, já teria perdido o título do Campeonato Carioca de 2014 logo após seu marido ser confirmado como o árbitro da final. O post virou febre nas redes sociais, principalmente após o jogo em que o Cruzmaltino foi prejudicado pela arbitragem.

Detalhe: A foto postada no Facebook com Sandra Henrique segurando bandeira do Vasco tirada no gramado do estádio do Engenhão, teria sido tirada momentos antes de uma partida do Vasco apitado por De Lima que leva sua esposa quando apita jogos da equipe cruzmaltina.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados