Publicidade

 

 
    São Paulo - 26/07/2022    07:28hs

Brasileirão confirma uso excessivo do VAR e tem um erro grave de árbitro a cada dois jogos

Central do Apito cataloga 91 mudanças de decisão dos árbitros depois de recorrerem ao vídeo

Leandro Vuaden consultando o VAR - Foto crédito: Gabriel Machado Gabriel Machado/AGIF
Publicidade

Por PVC

A Central do Apito contabiliza 91 mudanças de decisões dos árbitros depois de serem alertados pelo VAR de que haviam se equivocado em campo. É um aumento de 16% em comparação com as 78 alterações do primeiro turno do ano passado. Há duas leituras deste número:

a. o VAR está agindo bem;

b. os árbitros estão errando demais.

Fiquemos com a segunda hipótese.

Levando em conta que o árbitro de vídeo só interfere em jogadas de pênaltis, expulsões, identificação de jogadores ou se a bola entrou, apenas lances capitais, há um erro grave de arbitragem a cada duas partidas. Cinco erros capitais por rodada do Brasileirão.

É demais!

O VAR só funciona onde os árbitros são bons. Na Inglaterra, onde são profissionais, na Alemanha, onde há pouca interferências. Não existe bom VAR. Só existe má arbitragem, corrigida pelo vídeo. E, aqui, o agravante de o VAR muitas vezes julgar-se capaz de apitar o jogo, induzindo árbitros a marcarem de forma diferente jogadas interpretativas. Um abuso do VAR, neste caso.

Um árbitro da Série A, que prefere não se identificar, diz que seria bom numerar mudanças de opinião de cada árbitro, para mostrar quem está apitando bem ou mal. Ele tem razão.

Visto o número puro e simples, percebe-se um problema coletivo, que só poderá ser tratado de modo individual. A grosso modo: os árbitros são ruins. Erram gravemente uma vez a cada dois jogos.

As informações são do Globo.com

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados