Publicidade

 

 
    São Paulo - 12/11/2021    12:03hs

CBF demite Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem

Nota diz que Gaciba saiu "em entendimento mútuo" com a CBF após conversa com o presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues Gomes

Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem da CBF, durante evento em 2019 - Crédito: CBF
Publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu o presidente da Comissão de Arbitagem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12). A decisão foi informada por meio de nota à imprensa, na qual a CBF afirma que a saída faz parte de uma “reformulação na estrutura da arbitragem brasileira”.

O informe diz que Gaciba saiu “em entendimento mútuo” com a CBF após conversa com o presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues Gomes.

“O entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos” - afirma o comunicado.

A demissão acontece um dia após uma contestação do Bahia na partida contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro na quinta-feira (11).

Um pênalti marcado após a bola ter tocado o peito do zagueiro Conti, do tricolor baiano, causou indignação dos jogadores e dirigentes do clube. A arbitragem da partida estava a cargo de Vinicius Gonçalves Dias Araújo.

Nos últimos meses, a atuações dos árbitros têm sido alvo de muitas críticas e polêmicas. O estopim para a mudança ocorreu um dia após a polêmica arbitragem de Vinicius Gonçalves Dias Araújo, que marcou um pênalti para o Flamengo depois que a bola tocou no peito do zagueiro Conti, do Bahia. O juiz manteve a decisão mesmo depois de ver as imagens no monitor do VAR.

Ex-árbitro, Leonardo Gaciba, 50 anos, estava no cargo desde 2019, quando foi contratado pelo ex-presidente da CBF Rogério Caboclo, que foi afastado do cargo.

No lugar de Gaciba, assumirá o vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, em caráter interino até o fim da temporada 2021 dos campeonatos vigentes.

Veja a nota na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.

 Publicidade

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.

A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.

 Publicidade

Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados