Publicidade

 

 
    São Paulo - 26/04/2022    04:03hs

CBF demite dez integrantes da comissão de arbitragem, entre eles Sérgio Corrêa

Presidente da CA por duas vezes e atual responsável pelo VAR, Sergio Corrêa, deixa a entidade depois de 17 anos

Sérgio Corrêa era funcionário da CBF há 17 anos - Créditos: CBF TV
Publicidade

Na manhã da ultima segunda-feira (25), a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, demitiu Sérgio Corrêa, principal dirigente da arbitragem brasileira nos últimos 17 anos. Além dele, saíram Manoel Serapião Filho, responsável pela análise da arbitragem, coronel Marcos Cabral Marinho, ouvidor, Cláudio Cerdeira, José Mocellin, Nilson Monção (membros), Almir Alves de Mello (responsável por cortes de vídeo do VAR), Marta Magalhães (psicóloga),  José Roberto Wright e Érika Krauss (logística).

O anúncio da mudança foi feita pelo novo presidente do setor, Wilson Seneme. Além da manutenção de outros integrantes no cargo, como Alicio Pena Júnior, Giuliano Bozzano e Édson Resende, que segundo bastidores, também estão com os dias contados e só não foram demitidos para manter em o funcionamento da estrutura.

O principal objetivo de Seneme, que chegou ao cargo após indicação de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, é reduzir os gastos no departamento contrariando os discursos de que arbitragem é investimento. Enquanto economiza na arbitragem, a CBF gasta milhões com mordomias e mensalinhos para federações e dirigentes destas.

Sergio entrou na Comissão Nacional de Arbitragem em 2005, logo após o escândalo da `Máfia do Apito’ que derrubou o então presidente Armando Marques. O dirigente era auxiliar do então presidente Edson Rezende, trabalhava na reestruturação do departamento e assumiu o cargo pela primeira vez em 2007, por conta de doença do chefe sendo demitido em agosto de 2012.

Em maio de 2014 assumiu novamente a presidência da CA-CBF onde ficou até setembro de 2016. O dirigente passou então a cuidar apenas de estudos para implementar árbitros de vídeo e chefiou o projeto até ontem, data da sua saída em definitivo da CBF.

Currículo

Formado árbitro em de 1982, promovido a primeira divisão do Paulistão em 1990, eleito o árbitro revelação da arbitragem paulista em 1992 e, integrou a relação nacional de 1989 a 2000, tendo apitado 638 partidas oficiais na carreira.

Foi diretor de Comunicação e Imprensa, do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP 90/93. Em 1993, disputou às eleições para a presidência do Sindicato, recebeu 29,8% dos votos válidos (102) sendo derrotado por Ulisses Tavares da Silva Filho.

Em 1996 assumiu às funções de Diretor Administrativo e a partir de 97, passou a exercer às funções de Secretário-Geral do Safesp.

Apontado por muitos como ´pai do VAR1, Manoel Serapião também foi demitido da entidade - Crédito: CBF

Foi um dos fundadores, em 25/10 de 97, da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol – ANAF, sendo eleito para ocupar a 2º vice-presidência, para um mandato temporário de 150 dias visando a elaboração dos Estatutos Sociais. Em 98 foi eleito para exercer às função de Secretário-Geral da entidade, cargo que ocupou até meados de 2004.

Foi eleito, em 21/01/00, para exercer a vice-presidência do SAFESP e, em 10/06/00, como também foi reeleito para o cargo de Secretário Geral da ANAF. Participou ativamente do Grupo de Trabalho Especial do Ministério dos Esportes e articulou junto aos parlamentares a vaga de um representante dos árbitros no Conselho Nacional dos Esportes. Deixou a função de secretário-geral da ANAF, em 14 de maio de 2004.

Em 2002 foi eleito presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP e reeleito em 2006 com mandato até Abril de 2011.

Em outubro de 2005 foi indicado para compor a Comissão Nacional de Arbitragem – CBF, quando em agosto de 2007 foi indicado presidente por Ricardo Teixeira.

A entidade divulgou nota confirmando as mudanças (veja abaixo).

Mudanças na Comissão de Arbitragem da CBF

Mudanças fazem parte do processo de reestruturação da Comissão de Arbitragem da CBF.

Nota Oficial

A Confederação Brasileira de Futebol informa que, a partir desta data, não fazem mais parte dos quadros da Comissão de Arbitragem da CBF os profissionais Sérgio Corrêa (foi Presidente da Comissão de Arbitragem e Gerente do Projeto VAR), Marcos Marinho (foi Presidente da Comissão de Arbitragem e Chefe do Centro de Desenvolvimento da Arbitragem), Manoel Serapião (foi Ouvidor da Arbitragem e Diretor-Presidente da Escola Nacional de Arbitragem), Almir Mello, José Roberto Wright e Nilson Monção (foram Analistas do Centro de Desenvolvimento da Arbitragem), Cláudio Vinícius Cerdeira (ex-integrante da Comissão de Arbitragem), José Mocellin (ex-Coordenador Nacional da Instrução) e Érika Krauss (ex-secretária da Escola Nacional de Arbitragem), além da psicóloga Marta Magalhães.

As mudanças fazem parte do processo de reestruturação da Comissão de Arbitragem da CBF, cujo novo presidente, Wilson Seneme, tomou posse no último dia 7 de abril. A CBF agradece aos profissionais pelos serviços prestados, desejando êxito em seus próximos desafios.

O adeus

Através de mensagem eletrônica, Sérgio Corrêa se despediu pedindo desculpas por algumas falhas e agradeceu a todos.

"Ontem, 25/04/22, finalizei meu ciclo na CBF, após 17 anos de atividades intensas.

Com a chegada do amigo Wilson Seneme, o setor necessariamente passaria por um processo de reestruturação, que devemos apoiar. Realizamos o que foi possível no período, mas o fim chegaria sem dúvidas!

Venho à presença de cada um para dizer apenas *muito obrigados* pela confiança, sabendo que trabalhamos e a tentamos alcançar o máximo possível.

Estaremos sempre a disposição nas funções de assessoria, pois deixamos apenas as funções diretivas.

No primeiro dia que ingressei na CBF, em 2005, o então presidente da comissão, Dr. Édson Rezende disse: 'Na arbitragem precisamos sempre selecionar gente séria que o futebol assim exige e merece'.

Nos perdoe alguma falha, omissão ou algum ato, pois não foi intencional.

*Muito, muito obrigado por tudo!*

Estou feliz e espero que Wilson Seneme, sua nova equipe, nossos grandes árbitros, instrutores, etc. sigam evoluindo e elevando a qualidade da arbitragem.

Que o trabalho seja sempre em prol do futebol de maneira geral e da arbitragem em particular.

Sem mais palavras, eterna gratidão!".

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados