Publicidade

 

 
    São Paulo - 03/03/2021    07:58hs

Enquete melhores do apito 2020

Catarinenses bom de apito e bandeira vencem na categoria revelação

Ramon Abatti Abel - Crédito: Luiz Henrique

O Apitonacional realiza a mais de uma década, enquete com seus internautas e seguidores para escolher os melhores da arbitragem da Série A do Campeonato Brasileiro.

A categoria mais concorrida, a de revelação, é a campeã de participação e de votos dos internautas. Árbitros como Rafael Traci (2017), Rodolpho Toski Marques (2015) e Bráulio da Silva Machado (2014), hoje todos no quadro da FIFA, foram eleitos ainda em inicio de carreira, o que comprova a importância da enquete, não só  em valorizar, mas chamar atenção para o trabalho realizado pelos jovens árbitros naqueles momentos.

Este ano não foi diferente, chamou a atenção e consagrou de vez o trabalho da árbitra Edina Alves Batista, não tão jovem para a categoria (41 anos), mas que teve seu trabalho reconhecido somente nos últimos dois anos, mais especialmente em 2020 quando quebrou todas as barreiras participando de jogos importantes na Série A do Brasileiro, 18 partidas no total, assim como no Mundial de clubes da FIFA.

Mesmo com uma concorrente de peso, o vencedor da categoria foi o catarinense Ramon Abatti Abel, 31 anos, e apesar de ter entrado no quadro da CBF em 2017, três anos depois já estreava na Série A onde já conta com 11 partidas e chamou a atenção da Comissão Nacional de Arbitragem que o escalou na final da Série C deste ano, entre Remo e Vila nova.

Ramon recebeu 138 votos e foi escolhido por 45,70% dos cerca de 300 internautas que participaram da enquete na categoria revelação.

Sem dúvidas, Abatti, que nasceu no pequeno município de Turvo-SC, com aproximadamente 11 mil habitantes, distante cerca de 250 km da Capital Florianópolis, vem se transformando na sensação da arbitragem catarinense e nacional e os números das atuações até aqui não deixam duvidas da sua capacidade técnica agregando os pilares exigidos pela função que, mantida e aperfeiçoada, poderá qualifica-lo em pouco anos a ser mais um representante da arbitragem brasileira no quadro internacional.

A reportagem esteve acompanhando partidas de Ramon Abatti, nas divisões de acesso do catarinense, quando este ainda em início de carreira, ao lado de um entusiasmado presidente da comissão de arbitragem da FCF, Marco Antonio Martins, que afirmara na época, estar ali um futuro árbitro FIFA. Pelo visto, a previsão julgada precipitada no momento, esta se tornando realidade e o escudo de árbitro mais importante do planeta caminha a passos largos para o peito desta grata revelação do apito catarinense.

Assistente Revelação

A votação para assistente revelação foi bastante concorrida, principalmente entre os participantes Alex dos Santos/SC e Jean Márcio dos Santos/RN. A categoria recebeu 5.7 mil visualizações e 2.264 votos, sendo destes 1.453 (64,18%) para o vencedor Alex dos Santos e 759 (33,52%) para Jean Márcio.

Alex dos Santos - Crédito: Alex dos Santos/Arquivo Pessoal

Alex dos Santos tem 35 anos, é de Florianópolis, casado, graduado em sistemas de informação pela UFSC, e pós-graduado em governança de T.I e trabalha como analista de sistemas na SANTUR (Agência de Turismo do Estado de Santa Catarina).
Ingressou na arbitragem por incentivo do pai que foi atleta amador e levava aos campos quase todo final de semana. Depois tentou jogar futsal e futebol fazendo parte de equipes de base, mas como a maioria dos árbitros acabou ficando como um jogador “frustrado”.

Em 2007 a arbitragem apareceu em sua vida como “paixão à primeira vista”, através de um anuncio de curso de arbitro em um jornal local. Após o termino do curso começou a trabalhar como assistente em competições amadoras e em 2008 iniciou nas competições oficiais na Liga de Florianópolis e na Federação Catarinense de Futebol (FCF). Estreou na Série A do catarinense em 2010, em 2012 ingressou na CBF e a primeira partida na Série A ocorreu em 2015.

Atualmente atua pela Liga Desportiva de Bombinhas, pela Federação Catarinense de Futebol e pela CBF.

Pelas suas contas, Alex já atuou em 744 jogos, incluindo competições profissionais e não profissionais. Desses, 264 pela FCF (86 Série A) e 158 pela CBF, sendo 77 jogos na Série A (46 como assistente).

Na temporada passada atuou ainda na final da Série C do Campeonato Brasileiro entre Remo e Vila Nova.

Edições anteriores

A enquete escolheu, ao longo dos anos, assistentes com potencial, cada um a sua época, que se tornaram os melhores do pais e hoje figuram no quadro  internacional da FIFA. Entre eles Bruno Raphael Pires (2014), Rafael da Silva Alves (2012), Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (2011), Bruno Boschilia (2010) e Kleber Lucio Gil (2009).

Clique aqui e saiba quem foram os vencedores das enquetes anteriores.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 
Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados