Publicidade

 

 
    São Paulo - 12/04/2022    08:23hs

Com arbitragem de fora, ASA e CRB jogam pelo titulo do alagoano nesta quarta

Arbitragem das quatro partidas, incluindo semifinal, custará mais de 200 mil reais aos cofres dos clubes e da FAF

Paulista Flávio Rodrigues de Souza apita final do alagoano - Crédito: Marcos Ribolli
Publicidade

Nesta quarta-feira (13), Asa e CRB disputam o titulo do Campeonato Alagoano 2022. Por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, o CRB terá a vantagem de jogar por empate. Já o ASA precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Se ganhar por um gol, leva a decisão para os pênaltis no confronto final que acontece a partir das 20h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Para ser campeão no tempo normal, o ASA precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Se ganhar por um gol, leva a decisão para os pênaltis.

O Alagoano deste ano está sendo diferente. Primeiramente quebrou a seqüência de seis decisões consecutivas entre CSA e CRB. Neste ano, CRB e ASA, de Arapiraca, se enfrentam pelo título, o que não acontecia desde 2012. O ASA não conquista o Estadual desde 2011, quando venceu o Coruripe na final e levou seu sétimo caneco. Por sua vez, o CRB tenta repetir 2020 e levar o 32º troféu.

Na arbitragem acontece um retrocesso gigantesco, pois além das duas partidas das finais, as duas semifinais disputas entre os grandes da capital, também teve arbitragem de fora. Bruno Arleu, do Rio de Janeiro apitou a primeira e Anderson Daronco, do Rio Grande do Sul, a segunda. Nas duas semifinais, assim como nas duas finais, toda equipe de arbitragem, incluindo VAR, vieram de outros estados que, somando todos os valores, baseadas nas taxas de Brasileirão Serie A 2021, geraram custos de mais de 200 mil reais aos cofres da Federação Alagoana de Futebol.

Arbitragem das finais

A partida de ida, entre CRB e ASA, teve Rafael Traci, que mora no Paraná, mas atua por Santa Catarina com Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/DF), como assistentes. Deborah Cecília Cruz Corrêa, FIFA de Pernambuco foi a quarto árbitro e Marcus Aurélio Fazekas e Felipe Alan Costa de Oliveira, ambos de Minas gerais, como responsáveis pelo VAR.

Arbitragem de CRB x ASA, primeiro jogo da final do Alagoano - Crédito: Aílton Cruz/Gazeta de Alagoas

Como curiosidade, nesta partida, na segunda etapa, o CRB teve um gol impugnado pelo VAR, que precisou de sete minutos para decidir pelo impedimento no lance.

Já a final desta quarta, a CBF definiu, pois é a CBF que escala quando uma federação solicita arbitro de fora, que o paulista Flávio Rodrigues de Souza, do quadro FIFA, apita a decisão. Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) serão os assistentes. Charly Wendy Straub Deretti, FIFA de Santa Catarina será a quarto árbitro. Já o VAR será comandado por Emerson de Almeida Ferreira e Frederico Vilarinho, ambos de Minas Gerais.

O que ele disse

O Apitonacional falou com Charles Hebert, presidente da comissão de arbitragem de Alagoas. Segundo o dirigente, a arbitragem local não teve nenhum problema durante o campeonato, mas que o presidente do CRB, que assumiu o ano passado, preferiu pedir arbitragem de fora e, como o regulamento permite, as quatro partidas da equipe, desde a semifinal, tiveram árbitros de fora.

“O clube preferiu pedir arbitragem de fora, nosso presidente solicitou que atendêssemos e a gente só faz cumprir o que determina as normas da casa e o regulamento que permite a vontade dos filiados. O trabalho aqui continua, os árbitros hoje de alagoas são excelentes e não deixam nada a desejar a nenhum arbitro do Nordeste e do Brasil” - disse o dirigente que acrescentou:

“Fizemos as finais dos dois últimos anos com CSA e CRB, este ano não aconteceu. Não temos muito o que fazer a não ser brigar para que no ano que vem tenhamos arbitragem local novamente, não só durante as fases de classificação como nas finais”.

Ouça abaixo o áudio completo de Charles Hebert falando sobre a final e arbitragem alagoana.

 

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados