Publicidade

 

 
    São Paulo - 23/11/2021    20:04hs

Diretores da Federação  Amazonense e árbitros apanham em briga generalizada na Copa dos Rios

A partida semifinal da Copa dos Rios entre Canutama e Caapiranga foi marcada por cenas lamentáveis no estádio da Colina, em Manaus

Foto: Reprodução
Publicidade

A partida semifinal da Copa dos Rios entre Canutama e Caapiranga foi marcada por várias cenas lamentáveis na tarde desta terça-feira (23), no estádio da Colina, em Manaus. Diretores da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e membros da equipe de arbitragem da partida foram agredidos por torcedores de Caapiranga. Canutama venceu por 2 a 0 e se classificou para pegar Uarini na decisão da competição sub-23.

Todas as fases anteriores da Copa dos Rios foram disputadas no interior do estado, e a vinda das partidas finais para Manaus já estava pré-definida. Contudo, as semifinais tiveram alterações de local e horário por conta de impasses na logística dos estádios. Definido na Colina, os portões foram abertos para o público, mas não havia presença de policiais, que deve ser solicitada pela FAF.

A entidade alegou falta de tempo hábil para que a segurança fosse chamada, visto que a confirmação da realização da partida aconteceu ainda na manhã desta terça-feira. Ou seja, estavam todos desprotegidos.

Tudo começou ainda no primeiro tempo, quando o árbitro principal Rafael Ramos Tourinho paralisou o jogo pela primeira vez, pois estava sendo xingado por vozes vindas das arquibancadas. Equilibrada, a partida seguiu empatada em 0 a 0 na etapa complementar, quando aos 27 minutos, em levantamento na área, o goleiro de Caapiranga tentou espalmar a bola pra longe e ela sobrou na cabeça de Canapum, que testou pro gol vazio, abrindo o placar para Canutama.

Imediatamente, o árbitro assistente Hugo Agostinho Chaves da Paixão levantou a bandeira, assinalando que havia impedimento na jogada, porém, Rafael Tourinho validou o gol após argumentar e chegar a um acordo com Hugo, para a festa da torcida de Canutama. Foi o suficiente para que a torcida de Caapiranga, insatisfeita, iniciasse uma manifestação, atirando latas e garrafas em direção ao campo.

Sem garantia alguma de segurança, o trio de arbitragem, ainda composto por Anne Kesy Gomes de Sá, paralisou a partida novamente até que os ânimos nas arquibancadas fossem acalmados. Passados pouco mais de 10 minutos, a bola voltou a rolar.

Pressão de Caapiranga, que parava na barreira defensiva de Canutama. No último lance do jogo, já aos 65 minutos, contra-ataque para Canutama, Dezinho driblou o goleiro Thiaguinho e caiu, pênalti assinalado. O próprio Dezinho converteu e matou o jogo, fazendo 2 a 0.

Invasão de campo: confusão generalizada e agressões

Tourinho apitou o fim do jogo. Revoltada, a torcida de Caapiranga voltou a atirar novas garrafas e latas no gramado, algumas direcionadas também aos coordenadores da competição. Até mesmo uma lata de lixo foi lançada. Em total descontrole, torcedores invadiram o campo e agrediram o Diretor de Futebol do Interior da FAF, Lázaro D’Angelo, que já era coagido por alguns atletas. Veja no vídeo (Clique aqui) gravado pelo fotógrafo da FAF, João Normando, que também chegou a ser agredido por uma mulher.

Imagens: João Normando/FAF

Ferido, Lázaro conseguiu escapar dos agressores e solicitou atendimento da ambulância, assim como o Secretário-Geral da FAF, Labíbio Lima. A partir daí, o alvo voltou a ser a arbitragem, que ainda estava no gramado. Hugo Agostinho e Rafael Tourinho, além do quarto árbitro Halbert Luis Baia passaram a ser perseguidos por um bando, e em desvantagem numérica, correram às arquibancadas para se proteger (veja video).

Após todo o episódio, a FAF se pronunciou em nota de repúdio, assinada pelo vice-presidente em exercício Pedro Augusto Oliveira da Silva, lamentando os acontecimentos e declarando que tudo será analisado por autoridades policiais e o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD/AM).

A entidade máxima do futebol amazonense cancelou a disputa de 3º lugar entre São Sebastião do Uatumã e Caapiranga, mas manteve a decisão entre Uarini e Canutama, que acontece na mesma Colina, às 15h30 (de Manaus). Na primeira semifinal, Uarini venceu Uatumã por 3 a 2 e garantiu vaga na final.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) vem a público repudiar veementemente o lamentável incidente ocorrido no estádio Ismael Benigno na tarde desta terça-feira (23), durante e após a partida entre Caapiranga e Canutama, pela semifinal da Copa dos Rios 2021, onde organizadores da competição, equipe de arbitragem e funcionários da entidade foram covardemente agredidos.

Segundo apurado, relatado e observado em imagens, o tumulto foi provocado por autoridades, torcedores e alguns jogadores da seleção de Caapiranga. Atitudes como essa nunca serão toleradas e aceitas, partindo de quem se julga gestor desportivo, devendo merecer as sanções devidas, as quais serão apreciadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e autoridades policiais.

Em razão disso, fica cancelada a disputa de 3° lugar da Copa dos Rios 2021, que seria entre as equipes de São Sebastião do Uatumã e Caapiranga, mantida apenas a decisão do título entre Uarini e Canutama, que será realizada nesta quarta-feira (24), às 15h30, no estádio Ismael Benigno.

Pedro Augusto Oliveira da Silva

Vice-presidente da FAF, no exercício da Presidência

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados