Publicidade

 

 
 07/10/2019    06:34hs

Dirigente fala em 'VARgonha' e dispara contra chefe da arbitragem

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, vira centro das atenções, das criticas dos dirigentes e sofre resistência dentro do grupo

Leonardo Gaciba, ex-árbitro - Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade

Egocêntrico e centralizador, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, está no centro das atenções, mas não da forma que ele gosta. Apesar do pouco tempo na chefia dos árbitros, Gaciba enfrenta resistência de todos os lados, dos torcedores, dos clubes, da imprensa e até mesmo dentro da própria arbitragem através da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), com quem o dirigente anda às turras e medindo forças nos bastidores.

As queixas vão da forma centralizadora e exibicionista de dirigir o grupo, na troca de árbitros FIFA deixando um deles com histórico de lesões no quadro para evitar críticas de um irmão comentarista do maior grupo de mídia do país e pelos ataques público aos árbitros como chamá-los em entrevista de ‘cabeçudos’ e diminuir as qualidades técnicas do grupo ao afirmar que somente seis ou sete deles teriam condições de apitar qualquer partida a nível nacional.

Também pesa contra o dirigente a forma equivocada que é utilizada a tecnologia virando o principal alvo das reclamações dos clubes na atual temporada. Os dirigentes não estão contentes com algumas marcações do árbitro de vídeo (VAR) e, em várias entrevistas culpam o atual chefe da arbitragem.

Tiro no pé
Em uma decisão equivocada, pois não é função da comissão orientar jogadores, Gaciba decidiu visitar os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A ideia era tirar dúvidas sobre a tecnologia e estreitar a relação com as agremiações. No entanto, diante das polêmicas que vem ocorrendo seguidamente envolvendo os árbitros, colocaram em duvidas as palestras do dirigente e o relacionamento estremeceu com alguns clubes. Recentemente, Athletico-PR, Atlético-MG, Internacional, Palmeiras e Vasco fizeram cobranças ao ex-árbitro e exibiram insatisfação com a maneira que o VAR tem sido utilizado e principalmente que o que ele passou nas visitas não vem sendo colocado em pratica nos jogos.

Reclamações
Sentindo-se lesados, os clubes têm feito reclamações formais à CBF. Caso do Athletico-PR, que, após o envio do ofício, afirmou que a ouvidoria da entidade que rege o futebol brasileiro reconheceu "o erro de fato da arbitragem na partida diante do Santos, no dia 8 de setembro, na Vila Belmiro". O parecer foi assinado por Manoel Serapião Filho.

No sábado (5), na partida entre Cruzeiro e Internacional, no Mineirão, um pênalti inexistente, marcado via VAR, fez com que o Cruzeiro empatasse. Como não poderia ser diferente, o pós-jogo colorado foi de muita reclamação contra a arbitragem e contra o chefe do apito. Tratando o caso como "VARgonha", o vice de futebol Roberto Melo voltou a criticar as revisões via vídeo, manteve a sua cruzada contra aquilo que considera erros a prejudicarem o clube, e disparou:

"Tenho certeza que nem ele (o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães) sabe o que viu. É unânime no país todo. Vi as manifestações no Brasil todo e a palavra usada é vergonha, a mesma que usei após o pênalti não marcado em cima do Guerrero contra o Flamengo (pelo Brasileirão). A comissão de arbitragem dirigida pelo Gaciba é uma VARgonha" - disse Melo.

Crédito: RadioGrenal    
 

A comissão de arbitragem dirigida pelo Gaciba é uma VARgonha"- Roberto Melo

O dirigente seguiu criticando e chegou a dizer que a tecnologia pode estar com os dias contados no país.

"O que leva um juiz, da cabine do VAR, não chamar o juiz no jogo contra o Flamengo no pênalti claro em cima do Guerrero? Hoje (sábado), nem os jogadores do Cruzeiro sabiam o que estava sendo revisado. O árbitro deu o pênalti porque na palestra que o Gaciba fez ele se vangloriou que o percentual é grande dos juízes confirmando os lances quando chamados. Tenho certeza de que os juízes vão pressionados para o vídeo. O árbitro foi constrangido ver o lance" – protestou Melo.

Melo também teceu fortes críticas aos comandados de Gaciba:

"Acho que é muita incompetência, não estou levantando nada contra a honestidade de ninguém. Mas, com toda a tecnologia, não sei como eles conseguem errar com tamanha gravidade" - finalizou o dirigente.

A direção do Inter esteve recentemente na CBF se queixando pessoalmente do presidente da Comissão de Arbitragem, e teria ouvido dele a admissão de culpa no pênalti não marcado e sequer revisado pelo VAR, de Rodrigo Caio em Guerrero, no recente 3 a 1 do Flamengo sobre o Inter, pelo Brasileirão.

O domingo (6) também teve suas polêmicas, como o pênalti marcado por Anderson Daronco na partida CSA e Avaí e do não marcado do jogador Felipe Mello do Palmeiras contra do Atlético Mineiro.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados