Publicidade

 

 
    São Paulo - 01/04/2023    09:17hs

Edina Alves apita primeira partida da final do Paulista

Ao todo, 24 pessoas foram escaladas para as finais que acontecerá às 16h deste domingo, em Barueri e também as 16h do domingo que vem na Arena Palestra

Edina Alves Batista - Crédito:  César Greco/Palmeiras
Publicidade

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu as equipes de arbitragem das duas finais do Paulistão entre Palmeiras e Água Santa. Edina Alves Batista comanda a primeira partida neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Barueri. Raphael Claus apita  a segunda no domingo que vem na Arena Palestra.

Recordista em jogos apitados no Brasileirão, a paranaense Edina Alves Batista, 43 anos (10/01/1980), será a primeira mulher na história a apitar uma final de Campeonato Paulista. Primeira mulher a apitar um jogo de futebol profissional masculino da FIFA - no Mundial de Clubes de 2021, na partida entre Al Duhail e Ulsan Hyundai -.

Ao todo, 14 pessoas irão fazer parte da escala completa da arbitragem da primeira final:

Árbitro: Edina Alves Batista
Árbitro Assistente 1: Neuza Inês Back
Árbitro Assistente 2: Alex Ang Ribeiro
Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores
Quinto árbitro: Marcelo Carvalho Van Gasse
VAR: Jose Cláudio Rocha Filho
AVAR1: Leonardo Augusto Villa
Observador: Carlos Augusto Nogueira Junior
Quality Manager: Bernardo Campos Martins
Analista de vídeo: Carlos Donizeti Pianosqui
Técnico de garantia FPF: Rodolfo Martins
Operador de replay: Gabriel Vianna
Técnico de garantia estádio: Rodrigo de Lima
Assistente de área de revisão: Murilo Pereira

A final será histórica para duas mulheres, uma delas, Edina vai se tornar a primeira mulher a apitar uma final na história do Estadual e a outra, a competente e abnegada Ana Paula de Oliveira, Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, entrara para a história como primeiro dirigente de arbitragem a escalar uma mulher em uma final do Paulistão, fato por si só que merece os parabéns. Alias, Ana faz um ótimo trabalho que tem algumas contestações, principalmente no quesito renovação, o que é normal, mas no geral vem conseguindo liderar impondo suas idéias e métodos sabedora que muitas coisas ainda precisam serem feitas para que a arbitragem paulista continue na vanguarda da arbitragem nacional. O feito é elogiável, mas não é inédito, pois o primeiro dirigente a escalar uma mulher em uma final de estadual, foi Sebastião Rufino Filho que escalou Deborah Cecília, na partida Náutico e Retrô, no Pernambucano de 2022.

Independente das qualidades da árbitra Edina Alves Batista, e se vivemos tempos de grande lacração onde alguns provavelmente entenderão como real motivo da designação, a escala só confirma a boa fase desta paranaense que vem quebrando regras e tradições. Se no Paulista de 2021 colecionou erros e polêmicas, principalmente na partida Novorizontino x São Paulo, caindo no ostracismo, neste ano deu a volta por cima colocando grandes jogos no currículo onde suas atuações passaram despercebidas e a indicação para uma das finais é justa e merecida.

Ao todo, incluindo a final de amanhã, atuou em 12 partidas no Estadual ficando atrás apenas de Raphael Claus, melhor árbitro do Brasil nos últimos anos e indicado para a grande final da semana que vem, com 13.

Logo atrás da dos indicados para as finais, vieram Vinicius Gonçalves Dias Araújo, o Tito, com 11, a revelação de 2022 Matheus Delgado Candançan com 10, Flávio Rodrigues de Souza e Luiz Flávio de Oliveira com 9.

Na partida da volta, Raphael Claus fará sua oitava decisão de Paulista se tornando o segundo árbitro com mais finais de Paulistão, atrás apenas de Dulcídio Wanderley Boschilia, que atuou em 13. Ele apitará o jogo do domingo que vem, dia 9, no Allianz Parque, também às 16h (de Brasília).

Veja a escala da arbitragem da segunda final:

Árbitro: Raphael Claus
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Mauro André de Freitas
Quarto Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Quinto árbitro: Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Marcio Henrique de Góis
Avar1: Vitor Carmona Metestaine
Observador VAR: Silvia Regina de Oliveira
Quality Manager: Walter de Lima Coelho Junior
Analista de vídeo: Renato de Carlos

Atual campeão, o Palmeiras busca seu 25º título paulista, enquanto o Água Santa tenta fazer história e levantar sua primeira taça do Estadual.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados