Publicidade

 

 
 02/04/2018    13:36hs

FIFA divulga lista de árbitros da Copa

Sem britânicos e portugueses, mundial da Rússia terá 36 juízes e 63 assistentes de 46 países diferentes

Sandro Ricci, Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse confirmados na segunda Copa consecutiva
Publicidade

A FIFA anunciou oficialmente na ultima quinta-feira (29/3), lista dos árbitros e assistentes que atuarão na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, que começa no próximo dia 14 de junho. Ao todo, serão 36 árbitros e 63 árbitros assistentes designados pelo Comitê de Arbitragem da entidade mundial para o torneio da Rússia, representando um total de 46 países diferentes.

Antes da competição, os 99 profissionais selecionados vão participar de um seminário de duas semanas, na segunda quinzena de abril, em um centro técnico da Federação Italiana de Futebol, em Coverciano. Nesta cidade da Itália, estes nomes serão divididos em dois grupos, nos quais estarão incluídos os candidatos a atuar como árbitros assistentes de vídeo (VAR, na sigla em inglês) nos jogos da Copa.

Ao término deste seminário, a FIFA confirmará os selecionados para trabalhar com o VAR no Mundial, sendo que este seminário na Itália ainda não será a etapa final de preparação dos árbitros para a competição. Eles ainda realizarão um último curso em Moscou, dez dias antes do início da Copa.

Na nota oficial confirmando os árbitros que trabalharão na Rússia, a entidade mundial também enfatizou que o processo de preparação dos juízes começou já em setembro de 2014, inicialmente com um grupo de 53 trios selecionados ao redor do mundo, formando 159 nomes ao total. E, para escolher os 99 selecionados para a Copa, a FIFA ressaltou que levou em conta "as habilidades e personalidades de cada árbitro, assim como o seu nível de entendimento do futebol e capacidade para ler o jogo e as várias táticas empregadas pelas equipes".

Entre os 99 nomes de 46 diferentes países há um trio liderado pelo brasileiro Sandro Meira Ricci e os compatriotas Marcelo Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho. Este mesmo trio já havia representado o Brasil no apito na Copa de 2014. Os três brasileiros foram listados entre os 18 árbitros do quadro da Conmebol escalados para trabalhar em solo russo. Os outros cinco trios sul-americanos do apito escolhidos para a Copa são do Chile, do Paraguai, do Uruguai, da Argentina e da Colômbia. A Uefa, conforme já era esperado, é a confederação continental representada pelo maior número de árbitros, com 30 ao total entre juízes e auxiliares.

Copa sem britânicos e...

Pela primeira vez em 80 anos, uma Copa do Mundo não terá a participação de árbitros britânicos. A lista anunciada não consta nomes ingleses, escoceses, galeses ou norte-irlandeses.

O único britânico selecionado na relação preliminar da entidade, Mark Clattenburg, que apitou a final da Liga dos Campeões de 2016, foi excluído da listagem depois de deixar a liga inglesa para atuar na Arábia Saudita, conforme destacou o jornal inglês "The Guardian". A federação inglesa solicitou à FIFA que substituísse Clattenburg por outro árbitro do país, mas a proposta foi rejeitada.

Ao longo da história das Copa do Mundo, quatro árbitros britânicos apitaram finais do torneio: George Reader (1950), William Ling (1954), Jack Taylor (1974) e Webb (2010).

Mark Clattenburg, único britânico selecionado na lista preliminar da FIFA

... sem portugueses

Mas os britânicos não serão os únicos ausentes no mundial, a competição também não contara com a presença de árbitros portugueses.

Depois de Pedro Proença, que marcou presença no Mundial 2014, no Brasil, como nono árbitro português, a arbitragem nacional volta a ficar de fora de um Campeonato do Mundo, o que tinha acontecido pela última vez em 2006.

Em 2010, na África do Sul, Olegário Benquerença esteve presente, no Japão/Coréia do Sul, de 2002, e no França 1998 esteve Vítor Pereira e no Itália 1990 e México 1986 foi Carlos Valente o representante nacional.

Antes, António Garrido esteve no Argentina 1978 e no Espanha 1982, com Saldanha Ribeiro a representar a arbitragem portuguesa no México 1970.

Joaquim Campos marcou presença no Inglaterra 1966 e no Suécia 1958, enquanto Vieira da Costa foi o primeiro em Campeonatos do Mundo, no torneio organizado na Suíça, em 1954.

Abaixo lista dos 36 árbitros principais nomeados:

UEFA: Felix Brych (Alemanha), Cüneyt Çakir (Turquia), Sergey Karasev (Rússia), Bjorn Kuipers (Holanda), Szymon Marciniak (Polônia), Mateu Lahoz (Espanha), Milorad Mazic (Sérvia), Gianluca Rocchi (Itália), Damir Skomina (Eslovênia) e Clement Turpin (França).

CONMEBOL: Julio Bascuñan (Chile), Enrique Cáceres (Paraguai), Andrés Cunha (Uruguai), Néstor Pitana (Argentina), Sandro Ricci (Brasil) e Wilmar Roldán (Colômbia).

CONCACAF: Joel Aguilar (El Salvador), Mark Geiger (Estados Unidos), Jair Marrufo (Estados Unidos), Ricardo Montero (Costa Rica), John Pitti (Panamá) e César Palazuelos (México).

CAF: Mehdi Abid Charef (Argélia), Malang Diedhiou (Senegal), Bakary Gassama (Gâmbia), Ghead Grisha (Egipto), Janny Sikazwe (Zâmbia) e Bamlak Tessema Weyesa (Etiópia).

AFC: Fahad Al Mirdasi (Arábia Saudita), Alireza Faghani (Irão), Ravshan Irmatov (Uzbequistão), Mohammed Abdulla Mohamed (Emirados Árabes Unidos), Ryuji Sato (Japão) e Nawaf Shukralla (Bahrein).

OFC: Matthew Conger (Nova Zelândia) e Norbert Hauata (Taiti).

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados