Publicidade

 

 
 09/05/2018    13:17hs

FIFA oficializa 14 mudanças nas regras do futebol

Uso do VAR, mordida virando falta e 4ª substituição são alguns dos destaques

Publicidade

A International Football Association Board (IFAB), órgão da FIFA que regula as regras do jogo, oficializou 14 mudanças nas regras do futebol para os próximos dois anos, começando pela Copa do Mundo que será disputa a partir de junho na Rússia.

A lista tem alguns pontos que chamam a atenção, como a permissão para a quarta substituição em casos de prorrogações de jogos no nível profissional, substituições ilimitadas em jogos de torneios das categorias de base, uso de equipamento eletrônico na área técnica para fins específicos, ou seja, para o contato dos treinadores com seus observadores táticos durante uma partida, e obrigatoriedade do árbitro de vídeo, o VAR, sigla em inglês.

Toda as alterações já vão ser implementadas nesta edição da Copa do Mundo, que vai contar, por exemplo, com o VAR em todas as partidas. Também passa a valer como regra a distância dos jogadores em relação ao local onde estará posicionado o árbitro de vídeo. Durante a revisão de uma jogada o jogador que se aproximar com o objetivo de fazer pressão sobre a eventual decisão será advertido com um cartão amarelo e até mesmo ser expulso de jogo.

Outro ponto interessante diz respeito à integridade física dos jogadores em campo. Inspirados no que aconteceu na Copa de 2014, no Brasil, com a mordida que o uruguaio Luís Suárez deu no zagueiro italiano Chiellini durante o confronto entre Uruguai e Itália, International Board entendeu que a mordida de um jogador em um companheiro de trabalho passa a ser, oficialmente, prevista como falta (tiro direto). Antes da sua atitude inescrupulosa na Copa de 2014, o atacante Luís Suárez, do Barcelona, já havia mordido adversários em outras duas ocasiões: uma enquanto defendia o Ajax e outra pelo Liverpool.

Suárez mordeu Chiellini na Copa do Mundo de 2014. Foto: Javier Soriano/AFP

Veja a lista das 14 principais mudanças
1) Substituições ilimitadas na categoria de base.
2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas.
3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação.
4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas.
5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área).
6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol.
7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo.
8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo.
9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido.
10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso.
11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto.
12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido.
13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador.
14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados