Publicidade

 

 
    São Paulo - 20/12/2021    14:11hs

Federação Paraibana planeja escalar árbitros para entrevistas após jogos

Arthur Alves Júnior, presidente da Ceaf-PB, revela que a entidade pretende escalar profissionais da arbitragem para conversar com os repórteres após os jogos do Campeonato Paraibano de 2022

Arthur Alves é presidente da Ceaf-PB - Crédito: Rômulo Melquíades / FPF-PB
Publicidade

Um dilema lançado durante esta temporada no futebol brasileiro pode ser colocado em prática no país a partir de 2022. É que, de acordo com Arthur Alves, que é presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), órgão subordinado à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), existe uma projeção para que os árbitros concedam entrevista pós-jogo no Campeonato Paraibano.

Em entrevista ao programa Papo de Craques, da CBN Paraíba, Arthur ressaltou que, até hoje, isso não é permitido pela Fifa, que proíbe os profissionais da arbitragem de conversar com a imprensa após o apito final das partidas. Mas, segundo ele, está na hora de quebrar essa barreira e focar no avanço da transparência na modalidade.

"A Fifa proíbe os árbitros de falarem após as partidas, mas aqui estamos estudando essa possibilidade. Os árbitros precisam aprender a falar, precisam dizer o que fizeram em campo. Nós não temos que esconder nada. Essa transparência que implantamos por aqui não vai retroceder. É daqui para a frente" - afirmou o presidente da Ceaf-PB.

Para conseguir concretizar isso, o dirigente garantiu que o seu foco é adiantar essa situação num trabalho de pré-temporada, que deve acontecer no início de janeiro, tendo em vista que o estadual da Paraíba tem início programado para 3 de fevereiro.

"Faremos um trabalho de pré-temporada voltado para isso. Vamos realizar o trabalho de orientação para eles poderem dar entrevista. É claro que, naqueles jogos mais turbulentos, eu peço para que a imprensa tenha a compreensão do que vamos abordar" - reforçou o dirigente.

Esse tema veio à tona no futebol brasileiro ao longo da temporada, mais precisamente em agosto. É que, após a derrota do Vasco para o São Paulo, em São Januário, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o lateral-esquerdo Zeca, que defendia a equipe vascaína na época, questionou o porquê de os árbitros não se concederem entrevistas após as partidas, e sim somente os representantes de cada equipe. Dias depois, o então técnico do Flamengo, Renato Gaúcho, reforçou o discurso de Zeca e pediu para que a CBF avaliasse esse apelo.

Experiência já aconteceu na Paraíba

Vale ressaltar que, após a decisão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano desta temporada, entre CSP e Sport-PB, a árbitra Ruthyanna Camila foi liberada por Arthur e concedeu uma entrevista falando sobre a sua atuação em campo.

Ruthyanna Camila comandou a arbitragem na final da Segundona do Paraibana - Crédito: Reprodução / TV Cabo Branco

Ruthyanna é a única árbitra do quadro da FPF-PB e tem se destacado ao longo dos últimos anos. A sua consagração realmente aconteceu neste segundo semestre, quando comandou uma final de campeonato estadual.

Balanço à frente da arbitragem paraibana

No futebol paraibano desde 2019, Arthur Alves é responsável por um processo de reformulação num quadro que estava bastante turbulento naquela época. É que a Operação Cartola, que investigou esquemas de corrupção no futebol do estado, descredibilizou os árbitros da Paraíba.

Experiente Wagner Reway pertence ao quadro do futebol paraibano desde 2019 — Foto: Marlon Costa / Futura Press

Três anos depois da sua chegada ao estado, ele avalia que o balanço é positivo e projeta um 2022 ainda melhor.

"Quando eu cheguei à Paraíba, eu recebi carta branca para mudar todo o quadro do estado, mas não poderia retirar todos os profissionais, isso seria injusto. O desafio foi começar um projeto do zero, de uma terra arrasada para uma terra desejada. Hoje eu recebo pedidos de árbitros de outros estados para trabalhar aqui. E essa volta da credibilidade aos árbitros foi fantástica. Em 2019, utilizamos árbitros de Sergipe no nosso quadro. Em 2020, nós recebemos alguns árbitros de outros estados, mas conseguimos escalar árbitros paraibanos. Nesta temporada, contamos com a experiência de Leandro Bizzio, que veio para o quadro da Paraíba. Para o ano que vem, seguiremos contando com Wagner Reway, que há tempos faz parte de nosso quadro e é uma pessoa que agrega bastante com a sua bagagem. Mas quero deixar claro que 2022 será um ano de consolidação dos árbitros paraibanos" - completou.

As informações são da Redação do GE - João Pessoa

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade! 

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados