Crédito:
Daniel Vorley/AGIF |
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Acordo entre a FPF e a OdontoCompany
foi prorrogado até final de 2021 |
A Federação Paulista de Futebol (FPF)
renovou por mais dois anos o patrocínio com a rede de clínicas
odontológicas OdontoCompany, que continuara sendo exposta nas
camisas dos árbitros nas competições organizadas pela FPF.
A marca é uma espécie de "patrocinador máster" dos árbitros,
aparecendo no peito do uniforme, e ainda estampa os backdrops de
entrevistas coletivas de árbitros e também o site da FPF. Além
disso, até o fim do novo contrato, a empresa poderá realizar
ativações em eventos da federação.
O acordo foi desenvolvido pela agência
Wolff Sports e terá duração até o final de 2021 em todos os torneios
da FPF, o que inclui o Paulistão, Paulistão A2 e A3, Copa São Paulo
de Futebol Júnior, Copa Paulista, Paulista Feminino e torneios das
categorias de base.
As bases do contrato não foram
reveladas, mas nos bastidores a informação que seria algo em torno
de 5 milhões por temporada.
Sindicato
Como ocorreu em dezembro de 2018,
quando o contrato foi fechado, o sindicato dos árbitros não foi
consultado e nem avisado sobre o acordo. Da soma milionária que
entrara nos cofres da FPF por conta do aporte financeiro da Odonto,
nenhum centavo será revertido aos árbitros que são auto-sustentáveis
para a entidade, ou seja, a verba de patrocínio banca as
atualizações teóricas e física e as taxas de arbitragem.
TRT
Tramita na justiça, em grau de recurso, ação onde o TRT (Tribunal
Regional do Trabalho) ordenou que as entidades repasse aos árbitros
metade da arrecadação com patrocínios, além de pagar R$ 2 milhões
por danos morais coletivos e se abster de negociar por conta
própria. No julgamento do recurso, o repasse caiu para 10% e a multa
para 50 mil, mas foi mantida a obrigatoriedade de negociação
conjunta.