Publicidade

 

 
    São Paulo - 19/10/2021    06:31hs

Fim do árbitro assistente: Impedimentos podem ser marcados automaticamente na Copa, diz FIFA

A entidade mundial pode acelerar processo já pensando na próxima Copa, marcada para começar em novembro de 2022

 
Publicidade

O diretor de desenvolvimento da FIFA, Arsene Wenger, disse na semana passada, dia 12, que os impedimentos podem ser marcados automaticamente já na próxima Copa do Mundo.

O dirigente francês falou com a imprensa em Paris, mas segundo a AFP, ele disse que não poderia dar detalhes de como funcionaria a ferramenta.

“Há uma forte possibilidade de que os impedimentos sejam automáticos em 2022” - afirmou Wenger e acrescentou:

“Devo manter sigilo, mas esse será o próximo grande avanço na arbitragem”.

A FIFA já vem trabalhando em novas tecnologias para auxiliar a arbitragem na marcação de impedimento.

Atualmente no desenvolvimento da FIFA, Wenger dirigiu o Arsenal da Inglaterra de 1996 a 2018

Ainda de acordo com a AFP, Wenger indicou que esse processo pode ser acelerado pensando na próxima Copa, marcada para começar em novembro de 2022.

Opinião do Apitonacional

Na verdade o fim da função de árbitro assistente já ocorreu e hoje, com todo respeito aos profissionais que exercem esta atividade, não passam de peso morto ou meros espectadores privilegiados da partida.

A função ganhou importância com a evolução da regra e aos poucos foi ganhando poder de decisão durante uma partida. A regra 6 do futebol diz que o árbitro assistente, sempre submetido à decisão do árbitro, tem o dever de indicar, entre outras, quando ocorrer uma infração ou um incidente fora do campo visual do árbitro e quando forem cometidas infrações em que estejam mais perto da ação que o árbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal).

 Publicidade

Mas na pratica não é o que ocorre atualmente. Aos poucos, os assistentes perderam completamente a função e hoje não passam de 'carimbadores', ou seja, só levantam seus instrumentos de trabalho em uma infração após a marcação pelo árbitro e com a chegada do VAR (arbitro de vídeo), a função perdeu completamente a importância e hoje, o assistente sequer levantam a bandeira nos impedimentos. Mesmo que as determinações e protocolos do VAR oriente para não interromper um lance ajustado ou em caso de duvidas, os assistentes deixam o jogo prosseguir mesmo em lances claros de impedimentos transferindo suas responsabilidades para a tecnologia.

Árbitro assistente: função corre serio riscos de extinção - Foto: Maria Eliza Barbosa - Crédito divulgação

Mesmo com a regra 6 do futebol dando poder de intervir, a falta de personalidade destes profissionais, em sua esmagadora maioria, é tanta que, sequer arremesso lateral em sua diagonal ou área de atuação tem coragem de definir lado transferindo esta função ao árbitro.

 Publicidade

Por estes e outros motivos, a noticia do provável fim da função não é novidade e só confirma o que já era esperado, o fim da função, assim como ocorreu com o AAA (árbitro assistente adicional), por absoluta inoperância.

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados