Publicidade

 

 
 09/06/2020    07:22hs

Getúlio Barbosa sob olhares da Série Apito de Ouro

Série conta histórias dos árbitros do futebol sul-mato-grossense como forma de homenagear esses profissionais

Getúlio Barbosa de Souza Júnior - Crédito: Fernando Antunes
Publicidade

Todas as pessoas possuem uma história. Muitas são contadas de forma a dar uma conotação heróica, outras de terror, outras a despertar o carinho e admiração. As nossas, objetiva conhecer alguns personagens que ajudaram a construir um cenário que muitas vezes não são levados em conta, por não serem personagens que mexam com as emoções, que proporcionam choro ou mesmo, convulsões de alegria ou tristeza.

Aqui, os envolvidos têm que tratar e conviver com a razão. Construiremos aqui uma série com o verdadeiro APITO DE OURO, onde contaremos histórias de árbitros de futebol, como forma a homenagear essas pessoas. E essas histórias deveriam começar assim....era uma vez...

Getúlio Barbosa de Souza Junior

Em junho de 1956 nascia Getúlio Barbosa de Souza Junior, na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Torcedor declarado pelo Santos Futebol de Clube, militou por 22 anos em uma área que não podia torcer, árbitro de futebol.

“Naquela época, anos 80, futebol tinha muitas coisas fora do campo, dirigentes eram fanáticos mais que os torcedores e isso começava lá nas categorias de base e no amadorzão e árbitro tinha que ser bravo, cara feia e se impor. Assim que comecei minha carreira, fui escalado no campo do Bordon, uma das equipes clássicas de Campo Grande, cheguei e coloquei o revolver em cima da mesa e chamei os capitães e expliquei que aquele era o meu cartão amarelo e vermelho, todos entenderam o recado. Por ser sargento do exército tinha a liberação de andar armado”.
 

Sua carreira teve início em 1982, quando seu mestre e tutor Lourival Ribeiro da Paixão o convidou a participar do curso de formação, no Clube União de Sargentos, em Campo Grande. Já em 1984 apitou o primeiro jogo profissional entre EC Comercial x Ubiratan EC e foram mais de 10 finais do Estadual de MS e 2 finais em MT.

Em 1986 ingressa no Quadro de Árbitros da CBF encerrando sua carreira nacional em 2001 no jogo da Série A (apitou 20 jogos nesta série) entre Coritiba x Gama tendo como auxiliares Elvécio Zequeto e Paulino Mariano. De 1991 a 1996 foi ostentou o escudo de ASPIRANTE FIFA, não ingressando no quadro da entidade por não dominar o idioma inglês.

Getulio em 03/03/1995 durante partida Operário Várzea Grande 1x1 Corinthians, no Estádio José Fragelli, pela Copa do Brasil

A carreira foi marcada por um prazer enorme, de ter apitado um clássico entre São Paulo e Palmeiras com 40 mil torcedores e o jogo mais difícil, entre Noroeste x Joinville, pela Série B, onde até sair do estádio se tornou uma tarefa difícil. Ambos sem nenhuma falha dentro das quatro linhas.

“Equívocos também foram cometidos. Em 1995, jogo pela Copa do Brasil, no antigo Verdão em Cuiabá – MT, Operário de Várzea Grande x Corinthians expulsei um jogador do time local, e ele sorrateiramente entrou na barreira e não saiu do campo. Na época, o técnico era Mário Sergio, falecido no acidente da Chape e o capitão era o Tupãzinho, que depois veio a jogar no Cene de Campo Grande. Eles me alertaram e gesticulavam muito. Aí pensei, tem coisa errada, e fiz a tarefa de casa, contei os jogadores em campo. Corrigido, seguiu o jogo".

Cometeu algumas doiduras. Em um jogo entre Corumbaense e Operário, um clássico, não tinha policiamento, e Corumbá sempre foi muito difícil apitar. Chamou os capitães Negão pelo Corumbaense e Celso pelo Operário e disse que eles seriam os policiais naquele jogo, se houvesse uma gracinha, pegaria a bola e iria embora e fim de jogo. A partida transcorreu normalmente e ele pôde sair do estádio em paz.

Todo pai tem o sonho que seu filho se torne um jogador de futebol. Getúlio sonhou com o filho árbitro e conseguiu. Murilo Charão, um dos três filhos, se tornou assistente CBF (também conhecido como bandeirinha) e fez uma carreira brilhante nos jogos nacionais, seguindo a carreira do pai, depois desistiu da carreira para abraçar a profissão de professor de educação física e ensinar nossos pequenos. Conta que desde criança viajava com o pai e lembra da caravan do também árbitro Luiz Dávila, onde ia no banco traseiro dormindo e assistia os jogos do pai e daí a paixão por arbitragem.

Tantas experiências vividas o levaram a treinar novos árbitros e assim se tornou instrutor da FFMS, depois observador da CBF...

“É muito triste assistir um jogo e ver o árbitro cometer erros. Hoje pela força da televisão que está em todo local do campo, os erros ficam mais evidenciados e isso leva a equipe de arbitragem a ter que se preparar melhor, tanto física como tecnicamente. A tecnologia chegou para ajudar nesse quesito, temos as vídeos aulas, análise de desempenho, tática de posicionamento e nunca esquecer a mãe de todas...a regra de futebol...conhecer as 17 regras é essencial a sobrevivência de qualquer postulante a apitador”.

Nesses anos todos, ajudou a impulsionar a Copa Assomassul, criada em 1997 pelos desportistas Enelvo, Rosseto, Antonio Paiva e Gerson Claro, primeiramente apitando os jogos, usando sua experiência e sua figura conhecida dos atletas e depois coordenando a competição até hoje.

“Quero deixar meu agradecimento ao Lourival Ribeiro da Paixão e Sidinei Barbosa que foram os diretores de arbitragem da Federação e sempre acreditaram no meu trabalho. Também aos Presidentes Heldir Ferreira Paniago, Ari Rodrigues (já falecido) e Francisco Cezário de Oliveira, que deram sustentação as minhas atuações. O futebol tornou minha vida feliz e isso não tem preço”.

Por: Marco Antonio Tavares Professor de Educação Física e Vice-Presidente e coordenador de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

Da redação:

Getúlio Barbosa nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, no dia 09 de junho de 1956. Formou se árbitro em 1982, na que foi a 1ª turma do então recém criado estado de Mato Grosso do Sul, por insistência do compadre e ex-árbitro Lourival Oliveira Paixão que insistiu para que ele realizasse o curso de Arbitragem da Federação do Mato Grosso do Sul. Após relutar muito, o ex sargento do Exército Brasileiro tornou-se árbitro.

Em 1986 entrou para o quadro de árbitros da CBF (Renaf), sendo que em 1991 foi promovido à aspirante FIFA permanecendo com o escudo até 1996. A falta de representatividade do Estado e por não saber falar inglês, tirou as chances de se tornar árbitro do quadro internacional. Em 2001 foi jubilado pela CBF vindo a abandonar o apito dois anos depois trabalhando no campeonato estadual.

Getulio teve atuações no Brasileiro da série A, B e C, Copa do Brasil, Torneio João Havelange e Copa União. Foram mais de 200 jogos em 15 anos de carreira (campeonato Brasileiro). Atuou ainda em 10 finais seguidas de estadual em Mato Grosso do Sul, de 1991 a 2001.

Entre tantas partidas apitadas (21 só pelo Brasileiro da série-A), duas ficaram marcadas na memória. A primeira em 1992. “O Grêmio estava na segunda divisão do Brasileiro e foi enfrentar o Criciúma no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, completamente lotado. A pressão sobre os árbitros que trabalhavam em partidas do clube de Porto Alegre era muito grande. Felizmente me saí bem, apesar do clima tenso que reinou em campo durante os 90 minutos. Já em 1996, tive o privilégio de conhecer o Morumbi em um jogo entre São Paulo e o Bahia" - (o tricolor paulista venceu por 5 a 2, e Getúlio expulsou o volante Edmílson, hoje no Barcelona).

*Segundo o Livro 'Arbitragem nos Campeonatos Nacionais 1967 - 2007', Getulio Barbosa apitou 21 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Serie A e 12 jogos pela Copa do Brasil.

Atualmente, é assessor do Deputado Federal Reinaldo Azambuja Silva. Na arbitragem é Membro da CEAF/MS, Instrutor de Árbitros da FFMS e Instrutor de Árbitros FIFA/BR-2007.

Casado com dona Cândida Gonçalves Charão de Souza, tem três filhos: Lígia, Ludmila e Murilo e dois netos, Caio (filho da Ligia) e Nicolle (filha da Ludimila).

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados