18/01/2016    12:06hs

"Poupar lobos é sacrificar ovelhas"

Giulliano Bozzano, uma grata surpresa!

Quando o mais importante e competente jurista esportivo do país, Giulliano Bozzano (foto), foi convidado para assumir a comissão de arbitragem da poderosa Federação Mineira de Futebol (FMF), pelo então jovem presidente Dr. Castellar Modesto Guimarães Neto e pelo diretor Paulo Bracks, a notícia surpreendeu a todos. Isto porque Giulliano que como árbitro chegou a aspirante FIFA, que carrega sobrenome famoso por ser filho do ex-árbitro Dalmo Bozzano, que era então diretor jurídico da ANAF, não tinha tido até então nenhuma experiência em uma comissão de arbitragem.

Mas a surpresa rapidamente deu lugar à constatação que se a área jurídica da arbitragem Brasileira perdeu seu principal nome, a diretiva ganhou um dirigente jovem, com idéias e métodos

diferentes dos atuais que veio não só para ser mais um, mas sim para ficar e aos poucos implantar seu modelo de gestão que já colhe frutos sendo elogiado pelos árbitros do quadro local e copiado por outros dirigentes de Ceafs estaduais que apostam na eficiência do modelo implantado por ele em Minas Gerais.

Publicidade

 

Era notório que Giulliano tinha um vasto conhecimento sobre o tema. Seu pai foi um árbitro da FIFA, tendo atuado por 26 anos (1972-1998) nos gramados e como filho apreciador da arbitragem sempre acompanhou o pai. Fora as aventuras com o pai famoso, atuou também com sucesso por 12 anos no quadro da CBF, sendo inclusive o árbitro mais jovem a atuar na série A do Brasileirão, já que com apenas 19 anos fez sua estréia no Morumbi em 1996, no jogo Corinthians x Coritiba. Encerrou sua carreira em 2009 com mais de 100 jogos apitados na série A do campeonato brasileiro.

Bozzano passando instruções aos árbitros

O abandono da função de árbitro ocorreu por uma lesão no calcanhar, decidindo então a se dedicar exclusivamente a advocacia. Percorreu os caminhos por onde tinha passado, e agradeceu a todos pelas oportunidades dadas. Esta atitude fez com que se abrissem ainda mais portas, pois no mesmo dia de sua saída foi convidado para ser advogado e logo depois diretor jurídico da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), papel que cumpriu com seriedade e sucesso nos tribunais do país até início de 2015. Saiu da área referendado e respeitado como a principal autoridade jurídica do país em assuntos de arbitragem de futebol.

Um dos principais auditores da corte do esporte, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Dr. Paulo Bracks, relata com simplicidade sua visão sobre Bozzano: "Giulliano chamava atenção pelo brilhantismo e pela paixão com a qual fazia seu trabalho, além da educação e postura independente do resultado do julgamento".

Seu desempenho como gestor ainda era uma incógnita, mas a aposta do presidente da FMF foi um sucesso. Castellar fez sua parte e imediatamente destinou 20% de toda a receita recebida pela Federação nas rendas do campeonato mineiro para a arbitragem, importou rádios de comunicação de última geração, aprimorou uma parceria com a UFMG fornecendo aos árbitros estrutura de excelência com preparador físico contratado, pista sintética, musculação e psicóloga à disposição do quadro.

Giulliano hoje comanda 250 árbitros em uma das maiores federações do país com a mesma humildade, serenidade e correção que fizeram de suas carreiras anteriores muito bem sucedidas.

A arbitragem de Minas Gerais precisava ser resgatada, o estado sequer conseguia dar aos árbitros os pré-requisitos necessários para que as vagas da CBF fossem preenchidas, causando desconfiança e incômodo entre os próprios árbitros.

Foto oficial da pré-temporada 2015

Chegando, o jovem dirigente apresentou logo sua postura firme, excluiu de imediato alguns árbitros que não se enquadraram no perfil exigido. Deu oportunidades a jovens e promissores árbitros, cobrou postura, comprometimento e seriedade. Estabeleceu a meritocracia em todos os níveis, e hoje o estado já colhe os frutos com o respeito e a confiança dos clubes, imprensa e dos próprios árbitros na sua gestão.

O quadro da CBF foi renovado com a entrada de cinco novos integrantes, quatro na função de árbitros, que era a principal carência de MG. Outro ponto positivo foi o fato que neste ano Minas conseguiu ter árbitros do estado atuando nas finais do estadual, situação que não ocorria há muitos anos, fruto direto da segurança passada aos árbitros pelo Giulliano e o apoio incondicional do presidente Castellar.

Agora Giulliano Bozzano entrará em mais um ano a frente da comissão de MG, se seu trabalho continuar assim, em breve teremos outros árbitros surgindo em nível nacional, e bons árbitros serão sempre bem vindos.

Nesta semana, de 21 a 23, o quadro local passará por pré-temporada e o Apitonacional desembarcara na capital do queijo no dia 20 de onde retornará no dia 24 especialmente para cobrir os trabalhos de perto e atestar pessoalmente todo conteúdo aqui descrito nesta matéria.

O que eles disseram

O Apitonacional consultou árbitros e dirigentes sobre a postura e trabalho desenvolvido pelo jovem dirigente. Veja abaixo o que eles disseram.

Sérgio Corrêa – Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

Giulliano é uma grata surpresa. Tem futuro

Sérgio Corrêa

"O Giulliano é uma grata surpresa. Competente, inteligente, ouve atentamente antes de tomar suas decisões e procura ajuda sempre que necessário.

Só o fato de instituir uma escola de árbitros dentro dos padrões já é um grande passo para a melhoria do setor em MG. Antes, um curso de final de semana já formava árbitros, hoje tem que cumprir a carga horária, o conteúdo programático mínimo e etc.

Fora isso é cuidadoso, elabora relatórios, ou seja, nos da uma radiografia completa dos seus árbitros. Certamente tem futuro e terá sucesso na nova função".

Paulo Bracks – Auditor do STJD e Diretor de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF)

"Sempre admirei o trabalho de vários advogados quando fui auditor do STJD, mas o Giulliano Bozzano costumava se destacar. Ele sustentava o que os outros não diziam, não só pelos clientes dele serem diferentes, mas principalmente por ter vivenciado e trabalhado com o próprio objeto da defesa. Ninguém melhor que um ex-árbitro para defender um árbitro. Era como se os advogados dos atletas tivessem sido ex-jogadores de futebol! E isto me chamava muita atenção, também pelo brilhantismo e pela paixão com a qual fazia seu trabalho. Além disto, a educação e postura independente do resultado do julgamento.

Após seis anos com este convívio no tribunal, não foi difícil pensar no nome dele quando decidimos, já empossados na FMF, sobre alguém para assumir a comissão estadual de arbitragem. A nova gestão precisava, sobretudo, de alguém com currículo e com neutralidade. E não erramos. Desde que chegou, tem trabalhado incessantemente para qualificar nossa arbitragem, e já temos, neste período, os resultados. Aumentamos nosso quadro de árbitros na CBF, ocupamos as vagas anteriores que estavam em aberto, e temos recebido elogios de outras federações e da própria confederação, pela forma transparente de trabalho.  Temos, hoje, destaques no cenário nacional e internacional, como o Ricardo Marques Ribeiro, o Guilherme Dias Camilo e o Igor Benevenuto. Basta ver os números. E tudo isto se deve, também, à condição de trabalho proporcionada institucionalmente. Arrisco dizer que nunca antes na história da FMF os árbitros tiveram tanto respaldo para poder exercer suas funções.

Independência, correção e seriedade: características do comandante da arbitragem que todo nosso quadro passou a ter como imagem. Muito satisfeito e lisonjeado em tê-lo, hoje, como colega de trabalho, faço votos de vida longa na arbitragem mineira para o Giulliano".

Ricardo Marques Ribeiro – Árbitro FIFA/MG

"Recebemos com grande satisfação a chegada do Giulliano Bozzano aqui em Minas Gerais. Desde sua chegada, a arbitragem mineira teve uma evolução significativa. Um gestor moderno, arrojado, inteligente e que fala a língua dos árbitros! Isto faz toda diferença.

RM: Desde a chegada dele (Giulliano) arbitragem mineira teve uma evolução significativa

Seguindo essa gestão empreendedora, Bozzano conseguiu após oito anos colocar a arbitragem mineira na final do campeonato mineiro. Um trabalho que vem dando certo e trazendo grande progresso e oportunidade para jovens talentos da arbitragem.

Tenho uma ótima relação com Bozzano. Sempre conversamos e procuro apoiar seus projetos. Esse canal aberto estabelecido pelo Bozzano facilita o dialogo e o arbitro participa de todo processo. A transparência nas ações é sua marca registrada".

Igor José Benevenuto – Árbitro aspirante FIFA/MG

"Acho a administração do Giuliano excelente. Um gestor novo, inteligente, justo, por ter sido árbitro e vivido e vivenciado por toda vida a arbitragem consegue perceber com maior facilidade a demanda e a necessidade de cada árbitro.

É um gestor que prima pela honestidade, caráter, verdade, lealdade e sinceridade. Esta sempre aberto para o diálogo e ponderações, sabe ouvir as pessoas, um administrador que tem procurado a evolução e aprimoramento dos seus comandados valorizando muito os árbitros novos.

Não tem receio de lançar e investir em novos valores. Temos uma relação muito cordial de extremo respeito, procuro atender suas determinações e conselhos. Aos poucos tem conseguido implementar sua filosofia que vai de acordo com a da federação,  que é  a qualidade e meritocracia.

Vejo que para os próximos anos a arbitragem mineira tem muito a evoluir e crescer. Espero que permaneça por um longo período a frente da comissão".

 

 

Emerson Almeida Ferreira – Árbitro CBF/MG

"A minha relação com Giulliano é super profissional e aberta, um gestor que ouve as sugestões e as trata com plena coerência. Um presidente atuante e atento a todos os acontecimentos referente aos seus "comandados". Vem demonstrando seu perfil a cada decisão é dando oportunidade para todos aqueles que demonstram capacidade e acima de tudo comprometimento com o trabalho.

Tivemos uma mudança drástica com relação ao lançamento de novos valores, ele realmente está dando o que todo árbitro necessita, oportunidade, e aquele que souber melhor aproveitar terá êxito.

Após anos e anos de "luta" conseguimos realizar as finais do nosso campeonato, o que não acontecia por falta de um bom papo com os dirigentes e credibilidade ao trabalho e isso ele já conseguiu junto a toda equipe do nosso presidente Castellar.

Então Minas Gerais tem tudo para continuar sendo um celeiro de grandes árbitros como sempre foi.

Certamente teremos um futuro promissor e glorificante se dermos continuidade ao seu propósito.

Uma vez que o seu sucesso depende do nosso sucesso também. Então ele vêm nos dando todas as ferramentas possíveis juntamente com o seu departamento técnico para que isso ocorra.

Diretor Rogério Pereira vêm revelando novos talentos no futebol amador e entregando a ele para lapidar e desenvolver um trabalho especial a essas apostas.

Esperamos colher grandes frutos em um futuro bem próximo".

Ronei Cândido Alves – Árbitro CBF/MG

"Giulliano Bozzano de forma transparente vem fazendo um grande trabalho frente da Ceaf/MG. Busca a cada dia valorizar o árbitro como ser humano dando apoio em todos os momentos, seja eles bons ou ruins, dentro ou fora de campo.

Fora isso vem cumprindo rigorosamente tudo que prometeu ao longo do ano, dando oportunidades a todos, mas ao mesmo tempo cobra respeito, caráter, seriedade e compromisso do arbitro com os colegas dentro e fora de campo com todos envolvidos. O saldo é amplamente positivo com a renovação feita e o surgimento de novos nomes pra somar e fortalecer ainda mais o quadro já existente.

"Eu serei eternamente grato pelas chances que ele me deu" - Ronei Alves

Eu serei eternamente grato a ele pelo ano mágico que me proporcionou me dando todas as chances possíveis que busquei agarrar firme honrando essa confiança ao ponto de ser indicado a árbitro do quadro especial logo após o mineiro e fechando o ano de forma sensacional sendo indicado à CBF".

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade