Publicidade

 

 
 09/04/2020    11:33hs

IFAB aprova mudanças nas Regras do jogo

Mudanças entram em vigor a partir de 1º de junho, mas FIFA deu autorização para competições que iniciarem antes dessa data adotarem as mudanças

Publicidade

Por GloboEsporte – 08/04/2020 21h27 • Atualizado apitonacional 09/04/2020 11h33

O IFAB, órgão responsável por alterar as regras do futebol, aprovou algumas mudanças nas Regras do jogo para a temporada 2020/2021.

Essas mudanças entram em vigor a partir de 1º de junho deste ano. Mas a FIFA deu autorização para as competições que iniciarem antes dessa data, no caso o campeonato brasileiro, já poderem adotar as mudanças.

Abaixo o Apitonacional reproduz ampla matéria do portal Globo.com com informações e ilustrações reproduzindo as mudanças.

A International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, divulgou recentemente uma alteração do que é considerado "mão". A partir de junho, se a bola tocar a parte superior do braço, mais próxima ao ombro, não será mais considerada infração. Embora a orientação possa parecer mais específica que a anterior, ainda restam algumas dúvidas em relação ao que é "mão na bola" e o que é "bola na mão" (ilustração abaixo).

Por mais que a regra seja clara, ela não é capaz de prever tudo o que acontece no futebol. Jogadas em que a bola encosta na mão ou no braço dos jogadores estão entre as que geram mais dúvidas. Cabe, então, ao árbitro ser pragmático frente às generalidades das normas no tocante a “mão na bola” (quando há falta) ou “bola na mão” (quando não há). Este guia interativo ajuda a entender as interpretações e a aplicação da regra.

JOGADAS OFENSIVAS

Em muitos lances de gols anulados, torcedores enfurecidos reclamam que não houve intenção do jogador do time atacante de encostar na bola com a mão ou o braço. Essa aparente injustiça, no entanto, tem uma explicação.

Mão de atacante em lance de gol

A regra diz: “Considera-se infração se um jogador marcar um gol na baliza adversária diretamente após o toque na mão/braço, inclusive se for acidental.” E isso vale também se o contato criar u ma oportunidade de gol logo em seguida.

MÃO NA BOLA
Mesmo sem intenção, jogadores do time atacante são penalizados se criam situações de gol (ilustração abaixo).

Atacante chuta a bola na mão do defensor

Segundo a regra do futebol, não será considerada a infração se a bola tocar a mão ou o braço de um jogador “vinda diretamente da cabeça, corpo (incluindo os pés) de um adversário que se encontra próximo”.

BOLA NA MÃO
Nestes casos, a mão ou o braço precisam estar junto ao corpo criando uma volumetria natural (ilustração abaixo).

 

JOGADAS DEFENSIVAS

Jogadores que defendem o time estão em circunstâncias que podem os deixar mais predispostos a participar de jogadas onde ocorrem dúvidas se a jogada foi “mão na bola” ou “bola na mão”. Nesses casos, o árbitro é fundamental para entender a situação, interpretar e aplicar a regra. Só que algumas vezes sobra cartão até para quem não teve a intenção do toque. Vamos analisar o que diz a regra para as situações:

Mão proposital

Estes casos são tão claros que não há discussão. Inclusive, quando um jogador de linha evita um gol com a mão, ele é imediatamente expulso. Na verdade, é uma ação que só se explica em casos extremos, mas mesmo assim é caracterizado o antijogo.

MÃO NA BOLA
Qualquer tentativa deliberada de mudar a trajetória da bola com a mão ou o braço (ilustração abaixo).

Jogador na barreira

Em lances de falta, jogadores da barreira são alvos fáceis. Muitas vezes, quando pulam para tentar bloquear a bola, seus braços e mãos podem criar uma volumetria não natural do corpo. Se forem tocados pela bola, mesmo que involuntariamente, a regra decreta a infração.

BOLA NA MÃO
Não há perigo de infração se mãos e braços ocuparem a área natural do corpo (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
É falta se a bola tocar o braço ou mão acima do nível do ombro ou nas laterais do corpo (ilustração abaixo).

Carrinho

Numa situação em que um jogador está em queda, a regra diz que não é infração se a bola tocar o braço ou a mão e estes estiverem “entre o corpo e o solo num movimento de apoio, sem se afastar muito num plano lateral ou vertical”.

BOLA NA MÃO
Não é falta se a bola tocar o braço ou a mão de apoio, caso estes não estejam longe do corpo (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
Se a mão ou braço tocados pela bola aumentam a volumetria natural do corpo, é infração (ilustração abaixo).

Disputas de bola pelo alto

Lances de bola aérea estão entre os mais discutidos pelos comentaristas de arbitragem. Pela dinâmica do jogo, muitas vezes o árbitro não está na melhor posição para apitar lances que precisam de interpretação e são definidos em detalhes.

BOLA NA MÃO
A jogada é normal se o movimento do jogador for natural e o toque involuntário (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
É infração se a bola toca mão ou braço em volume não natural do corpo, mesmo vinda do adversário (ilustração abaixo).

 

 

Interceptação de passe ou cruzamento

É comum ver jogadores colocarem as mãos para trás ao tentar interceptar um passe ou cruzamento em seu campo de defesa. Essa é, talvez, a forma mais eficaz de evitar que a bola bata na mão ou no braço e cause alguma infração.

BOLA NA MÃO
Não é infração se a bola bate na mão ou braço que está junto ao corpo do jogador (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
É falta se a bola bate no braço ou mão em posição que amplia a área natural do corpo (ilustração abaixo).

Bloqueio

Ao contrário do tipo anterior, em jogadas de bloqueio muitas vezes o jogador que atua na defesa sequer tem tempo de colocar o braço para trás de modo a evitar o toque. Mesmo sem intenção, há exemplos em que são aplicados, inclusive, cartões amarelos.

BOLA NA MÃO
A regra é válida da mesma forma, o jogador precisa manter braços e mãos em posição natural do corpo (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
Se o jogador amplia seu volume corporal de forma não natural e há toque na mão ou braço, é infração (ilustração abaixo).

A bola rebatida para a mão

A regra do futebol considera que “normalmente” não é infração se a bola, vinda diretamente de outra parte do corpo do próprio jogador, toca a mão ou o braço. Mesmo assim, continua sendo levada em conta a volumetria não natural.

BOLA NA MÃO
Se a bola rebatida toca mão ou braço que esteja junto ao corpo, não é considerado infração (ilustração abaixo).

MÃO NA BOLA
Mesmo sem intenção, a bola rebatida não pode tocar mão ou braço que amplia a área do corpo (ilustração abaixo).

 

CRÉDITOS:

Design, ilustrações e animações / Alexandre Lage, Mario Leite, Tarso Moura e Vinícius Souza
Apuração e texto / Fabio Penna
Desenvolvimento / Diego Marcelo e Elihofni Lima

As informações são do GloboEsporte.com

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados