Publicidade

 

 
    São Paulo - 01/12/2021    06:017hs

Mudanças pelo VAR no Brasileirão: São Paulo, Flamengo e Fluminense têm mais decisões desfavoráveis

Tricolor Paulista soma 11 decisões contrárias e duas a favor. Fla e Flu têm saldo negativo de -5 mudanças. Atlético-MG lidera em pênaltis a favor após o VAR

Luiz Flávio consultando o VAR durante confronto entre São Paulo x Palmeiras pela 14ª rodada do Brasileirão - Crédito: CBF
Publicidade

Por Roberto Maleson - GE - Rio de Janeiro

Bom para uns, ruim para outros. O momento de uma mudança de decisão pelo VAR causa esse mix de emoções nos torcedores. No Campeonato Brasileiro, isto já aconteceu 140 vezes. Ou seja, uma decisão inicial de campo foi alterada após consulta ao vídeo em 140 lances.

Vale ressaltar que o VAR atua justamente para evitar os erros. Um time com muitas decisões contrárias seria uma equipe com muitos equívocos favoráveis nos jogos, não fosse a tecnologia. Veja o que foi alterado até o momento:

A soma total dá 143, pois três lances tiveram mais de um lance capital alterado: um pênalti marcado e um cartão vermelho aplicado em Internacional 1 x 2 Palmeiras, dois vermelhos aplicados em Flamengo 3 x 0 Bahia e um gol anulado e um pênalti marcado em Chapecoense 1 x 2 Fortaleza. As duas mudanças sem lance capital, incluídas na conta, estão em linha com o padrão adotado pela Comissão de Arbitragem da CBF que considera toda e qualquer alteração de decisão inicial do campo.

— Foto: Infoesporte

No Brasileirão de 2021, quem mais teve frustrações após o aviso do árbitro de vídeo foi o São Paulo. O Tricolor Paulista é quem tem o pior "saldo" entre decisões a favor e contra: -9. São 11 decisões desfavoráveis e apenas duas a favor. A equipe de Rogério Ceni lidera, ao lado do Ceará, a lista dos times com mais pênaltis anulados pelo VAR, com três. Veja a lista:

Quem vem logo depois do São Paulo como time com saldo negativo nas decisões do VAR é uma dupla carioca: Flamengo e Fluminense. Na última rodada, um pênalti polêmico a favor do Atlético-MG foi marcado por toque no braço do lateral Marlon, do Fluminense, no entendimento do árbitro Marielson Alves Silva. Para o comentarista Sandro Meira Ricci, não houve penalidade na jogada.

Com a decisão desfavorável, o Fluminense igualou o Rubro-Negro como 2º time com mais decisões contrárias após revisões do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Este foi o 3º pênalti assinalado contra os tricolores no Brasileiro por causa do VAR. Já o Galo teve seu 7º penal a favor após revisão na competição. Dos 10 pênaltis a favor do líder, sete foram apontados pelo VAR:

Dono do melhor ataque do Brasileirão com 66 gols, o Flamengo poderia ter ainda mais gols, caso o VAR não tive atuado (corretamente) na anulação dos quatro gols da equipe. O Flamengo é o 2º clube com mais gols anulados pela tecnologia no torneio.

O líder é o Fortaleza, com cinco gols invalidados. Na 23ª rodada, o Leão do Pici teve dois gols anulados na mesma partida. Na derrota em casa para o Atlético-GO, por 3 a 0, o time do Vojvoda viu impedimentos de Wellington Paulista invalidarem os gols do próprio atacante e do lateral Bruno Melo.

Há também a situação inversa. O campo errou inicialmente em invalidar o gol, e o VAR avisa que não havia nenhuma irregularidade. Nos 350 jogos disputados até aqui, o Campeonato Brasileiro registrou 21 gols confirmados pelo árbitro de vídeo.
São seis equipes na liderança desta lista, com dois gols confirmados pelo árbitro de vídeo após anulação inicial no campo: Athletico-PR, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Juventude e Palmeiras.

 Publicidade

Outro ranking que o Fortaleza está na ponta é o de pênaltis contra. Ou seja, marcações de penalidades assinaladas apenas após a consulta ao árbitro de vídeo. O time cearense é o 1º deste ranking, ao lado do Santos: cada um lamentou cinco pênaltis marcados contra suas equipes.

Até o momento, os comandados de Vojvoda cometeram cinco pênaltis nestas condições: 7ª, 8ª, 19ª, 29ª e 35ª rodadas. Já o Peixe teve cinco penalidades pelo VAR nas rodadas 2, 16, 24 e 26 (dois). Na 26ª rodada, o Santos perdeu por 3 a 1 para o Atlético-MG, com duas penalidades marcadas pelo juiz Paulo Roberto Alves Júnior após ida ao vídeo na beira do campo. Confira a lista abaixo:

De modo geral, Chapecoense e Fortaleza são os times mais impactados pelo VAR no Campeonato Brasileiro. São 22 mudanças envolvendo o Verdão do Oeste, sendo 14 favoráveis e oito contrárias. O saldo positivo de seis confere ao lanterna do Brasileirão o 3º lugar entre os times mais "beneficiados" pelo VAR. Ou seja, se o árbitro de vídeo não existisse, a situação da Chapecoense poderia ser ainda pior na tabela. De modo geral, Chapecoense e Fortaleza são os times mais impactados pelo VAR no Campeonato Brasileiro. São 22 mudanças envolvendo o Verdão do Oeste, sendo 14 favoráveis e oito contrárias. O saldo positivo de seis confere ao lanterna do Brasileirão o 3º lugar entre os times mais "beneficiados" pelo VAR. Ou seja, se o árbitro de vídeo não existisse, a situação da Chapecoense poderia ser ainda pior na tabela.

Já o Fortaleza, líder de alguns rankings citados anteriormente, teve nove mudanças a favor e 13 contra no Brasileirão: um saldo negativo de quatro. É o time com mais decisões desfavoráveis em números absolutos. Porém, como o Leão do Pici teve nove mudanças favoráveis, o clube tem um saldo negativo menor que o São Paulo, por exemplo, que tem -9. Já o Fortaleza, líder de alguns rankings citados anteriormente, teve nove mudanças a favor e 13 contra no Brasileirão: um saldo negativo de quatro. É o time com mais decisões desfavoráveis em números absolutos. Porém, como o Leão do Pici teve nove mudanças favoráveis, o clube tem um saldo negativo menor que o São Paulo, por exemplo, que tem -9.

 Publicidade

O líder geral desta "classificação" é o América-MG. O Coelho é o único time com saldo com dois dígitos em mudanças do VAR no Brasileirão. O time mineiro já comemorou a atuação do vídeo no campo em 14 oportunidades: quatro pênaltis marcados, dois gols anulados de adversários, dois pênaltis anulados de adversários, dois cartões vermelhos adversários, dois vermelhos anulados, um gol confirmado e uma falta marcada.

A mudança da falta marcada foi em América-MG 2 x 0 Ceará, pela 18ª rodada. O árbitro manteve a decisão de anular o gol do Ceará na jogada, mas mudou o motivo da falta. Raphael Claus tinha dado um empurrão antes e mudou para tiro livre direto por mão após rever o lance no vídeo.

As informações são do GE

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados