Publicidade

 

 
 17/09/2019    03:06hs

Persona non grata

Árbitro Leandro Vuaden é declarado 'persona non grata' pelos vereadores de Belém do Pará por pênalti marcado na partida Náutico x Paysandu

Leandro Vuaden - Crédito: César Greco
Publicidade

O árbitro gaúcho Leandro Vuaden não receberá as boas vindas quando for a Belém do Pará. A Câmara Municipal da capital paraense aprovou na ultima segunda-feira (15) um requerimento para dar a Vuaden o título de 'persona non grata', ainda que de maneira simbólica. A iniciativa partiu do vereador Toré Neto (PRB) e contou com o apoio de outros colegas. Tudo isso em razão da decisão polêmica de Vuaden no jogo de volta das quartas de final da Série C, em que o Paysandu foi derrotado pelo Náutico e perdeu o acesso à Série B.

A reclamação do Paysandu é sobre um pênalti marcado a favor do Náutico aos 49 minutos do segundo tempo, quando a equipe de Belém vencia por 2 a 1. Vuaden viu a bola tocar a mão de Uchôa dentro da área e marcou pênalti, decisão que revoltou os bicolores. Jean Carlos converteu a cobrança e a decisão foi para disputa de penalidades, vencida pelo Náutico.

ACUSAÇÕES
O vereador Toré Neto fez acusações sérias ao se referir ao pênalti marcado por como um “grave erro proposital”. Ele também diz que a imprensa esportiva, “sem exceção”, considerou a marcação um “roubo”, além de citar os R$ 8 milhões que estavam em jogo pelo acesso.

"Pior ainda é que sabemos que nosso Estado sobre constante discriminação, por ser da Região Norte, e os clubes não querem fazer constantes viagens por acharem desgastante vir pro Norte. Somos maior que tudo isso. O Pará precisa se unir para acabar com esses roubos, mal caratismo desse tipo de profissional" - diz um trecho do texto.

"Eu tenho visto no dia-a-dia a indignação dos torcedores do Pará, em especial do Paysandu, com esse árbitro. Se a população de tudo o que é lugar não começar a combater esse tipo de falcatrua, esse juiz vai acabar sendo árbitro de VAR (árbitro de vídeo). O objetivo é que isso não aconteça. Eu tenho certeza absoluta que foi de má fé. Ele estava há três metros do lance" - afirma o vereador.

Por fim, o parlamentar afirmou que “sabe que o estado sofre discriminação por ser da região Norte” e pediu que o requerimento fosse comunicado para a CBF, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), a Federação Paraense de Futebol (FPF) e ao Paysandu.

ANULAÇÃO
Indignado com o pênalti, o Paysandu pediu a anulação do jogo e conseguiu um julgamento, marcado para sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Paysandu, que usa a anulação do duelo entre Aparecidense e Ponte Preta, na Copa do Brasil deste ano, e duas partidas anuladas pela FIFA como exemplo, entende que a marcação do árbitro Leandro Pedro Vuaden configura erro de direito, de maneira que fere o Art. 259, parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados