Publicidade

 

 
 22/01/2017    15:07hs

Pierluigi Collina é novo presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA

Órgão que é o responsável pela lista de árbitros internacionais, implementar e interpretar as regras do jogo terá Brasileiro Wilson Seneme como membro

O italiano Pierluigi Collina (foto), 56 anos, foi nomeado na ultima sexta-feira o novo responsável pela arbitragem do futebol mundial, em dia de anúncio de reformulação da FIFA no número de comissões permanentes que diminui de 26 para nove.

Árbitro da final da Copa do Mundo de 2002 e da decisão da Liga dos Campeões da Europa em 1999, Collina vinha atuando como presidente de comissão semelhante na Uefa, de que o suíço Gianni Infantino era secretário-geral, até ser eleito comandante da federação internacional.

O italiano substituirá o espanhol Ángel María Villar que estava à frente da comissão de

arbitragem há 15 anos.

Publicidade

Agora, as comissões permanentes da FIFA, além da presidida por Collina, serão as de Governança, Finanças, Desenvolvimento, Organização de Competições da entidade, Grupos de Interesse de Futebol, Federações Membro, Estatuto do Jogador e Médica.

A redução fazia parte no pacote de reformas que a entidade aprovou no Congresso Extraordinário realizado em fevereiro de 2016, em que Infantino foi eleito presidente.

Seneme vira membro

Ex-árbitro brasileiro de 46 anos foi anunciado nesta sexta como um dos dez membros do novo Comitê de Arbitragem da FIFA. Pierluigi Colina passa a ser o presidente

O ex-árbitro brasileiro e atual presidente do Comitê de Arbitragem da Conmebol, Wilson Luiz Seneme, foi anunciado como um dos dez membros do novo Comitê de Arbitragem da FIFA. O Comitê foi totalmente renovado em nomes e na concepção, já que a entidade adotou o critério de nomear apenas ex-árbitros para a função. Aos 46 anos, Seneme recebeu o convite em carta assinada pela secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura.

Atual presidente do Comitê de Arbitragem da Conmebol, Wilson Luiz Seneme, foi anunciado como um dos dez membros do novo Comitê de Arbitragem da FIFA

Seneme entrou no quadro de árbitros da FIFA em 2006. Havia sido pré-selecionado para apitar na Copa de 2014, no Brasil, mas acabou ficando fora da disputa por problemas físicos diagnosticados pela entidade durante os testes de seleção. Ele também apitou a final da Copa Sul-Americana de 2011. Havia se aposentado em fevereiro de 2015, após ter dirigido a final do primeiro turno do Campeonato Paraense entre Remo e Paysandu.

Os outros membros escolhidos são Amélio Andino, do Paraguai, Dagmar Damkova, da República Tcheca, Brian Hall, dos Estados Unidos, Shamsul Maidin, da Singapura, Eddy Maillet, das Ilhas Seicheles, Neil Poloso, das Ilhas Salomão, Kevin Stoltenkamp, da Nova Zelândia, e Hani Taleb Balan, do Cátar. Outros membros poderão ser apontados no futuro.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados