Publicidade

 

 
 24/01/2017    14:10hs     -     Atualizado 25/01/2017    18:27hs

Pré-temporada da arbitragem mineira

Trabalhos foram realizados entre os dias 19 e 21 na UFMG e Estádio Independência

   

Entre os dias 19 e 21 a Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), realizou pré-temporada com árbitros e assistentes. Durante esse período, eles passaram por testes físicos e avaliações teóricas e práticas, na Escola de Educação Física e Fisioterapia da UFMG e na Arena Independência em Belo Horizonte.

Publicidade

Nos testes físicos, realizados pelo instrutor físico FMF/CBF Gilson Ornelas, foram avaliados setenta árbitros e oitenta e sete assistentes, com uma média de 85% de aprovados para atuarem nos Módulos I e II do Campeonato Mineiro deste ano. O índice foi considerado satisfatório pelo presidente da comissão de arbitragem, Giulliano Bozzano.

"Tivemos uma boa aprovação física e uma excelente aprovação técnica. Discutimos mudanças na regra, principalmente, situação de pênalti, paradinha e chute para trás, algo que pode acarretar um erro de direito" - ressaltou Giulliano Bozzano, que assumiu a função em 2014.

O presidente da comissão comemora a melhora nos índices do Estado. Segundo ele, quando assumiu a comissão, a FMF tinha apenas sete árbitros centrais no quadro da CBF. Atualmente, são 14.

Bozzano espera um bom papel da arbitragem nos Campeonatos Mineiros do Módulo I e II deste ano.

"O objetivo final é passar despercebido. Se ninguém falar da arbitragem, alcançamos nosso objetivo" - destacou p dirigente do apito mineiro.

Os trabalhos teóricos aconteceram no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFF-UFMG) sob a supervisão do instrutor CBF Milton Otaviano, que apresentou vídeos e organizou seminários sobre as regras do jogo, as novas orientações FIFA, e o enfoque em atuações táticas do trabalho em equipe, tratando inclusive a questão funcional do observador de arbitragem e a elaboração dos relatórios de avaliação. O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FMF, Giulliano Bozzano, deliberou sobre os regulamentos específicos dos campeonatos dos módulos I e II e o regulamento geral das competições oficiais.

Na abertura oficial da pré-temporada, o presidente da FMF, Castellar Neto, confirmou o apoio dado ao comando de Bozzano.

“Posso garantir que absolutamente todos os pedidos, feitos pela Comissão de Arbitragem, são prontamente atendidos por mim. Entendo que a qualidade do nosso produto está diretamente ligada ao desempenho dos nossos árbitros e assistentes” – disse Castellar.

Taxas atrasadas

O presidente da FMF aproveitou a oportunidade para esclarecer o assunto mais delicado que a arbitragem mineira enfrenta desde 2016, o não pagamento por parte dos clubes de cerca de 170 mil reais de taxas atrasadas.

Segundo Castellar, as taxas que anteriormente eram pagas pela Federação, ficaram a cargo dos clubes em 2016 (contrariando o que diz o estatuto do torcedor) que deixaram de pagar boa parte delas. Após uma longa explicação sem direito a perguntas e esclarecer se os árbitros receberiam com valores atualizados tendo em vista que muitas destas taxas são ainda do Estadual no inicio do ano passado, o presidente afirmou que no máximo em duas semanas, a FMF quitara todos os valores atrasados.

Árbitros de outros estados nas finais

Outro assunto abordado pelo presidente foi arbitragem de outros estados nas finais do campeonato. Deixando bem claro que não tomara posição contra, se houver, pedidos dos clubes por arbitragem de fora em jogos decisivos, o dirigente disse que pedirá à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que publique circular proibindo as Federações de importar árbitros de outros estados para as finais dos estaduais. Com essa afirmação, o dirigente lava as mãos ao não enfrentar os clubes, o que deveria ocorrer impondo a vontade da FMF e sinaliza aos árbitros que nada pode fazer contra a vontade dos clubes.

Alagoano Francisco Carlos do Nascimento fez a primeira partida da final de 2014

Clique aqui e veja vídeo das atividades no Independência.

Fotos

Abaixo mais fotos da pré-temporada.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados