Publicidade

 

 
    São Paulo - 11/02/2022    07:21hs

Projeto Inovador de monitoramento físico é realizado na arbitragem catarinense

Assistente Alex dos Santos com GPS e WIMU PRO - rédoto: FCF
Publicidade

Um plano inovador teve seus primeiros passos para os profissionais de arbitragem do futebol catarinense. Na decisão da Recopa Catarinense, entre Avaí e Figueirense, disputada no dia 20 de janeiro, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, foi iniciado um projeto de estudo piloto para o monitoramento da arbitragem.

A iniciativa foi conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e Futsal da UFSC, por meio do Projeto IDEIA FUT, que tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação inovadoras no futebol e futsal, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), através do diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, e com o aval do presidente Rubens Angelotti.

O monitoramento do trio de arbitragem, que contou com Luiz Augusto Silveira Tisne no apito, e com os assistentes Alex dos Santos e Jhonny Barros de Oliveira, foi feito através de GPS. O acompanhamento foi feito em tempo real e verificou uma série de dados, entre os quais avaliar as condições físicas e de movimentação no campo.

Sempre um jogo por rodada contará com o monitoramento.

“Ficamos muito felizes em firmar mais essa parceria que serve de evolução para a arbitragem catarinense. Contar com essa ferramenta tecnológica irá contribuir com o desenvolvimento dos nossos profissionais de arbitragem” - destaca Marco Antônio Martins.

“O projeto IDEIA FUT tem por objetivo prestar serviços e realizar atividades que auxiliem no desenvolvimento, no aperfeiçoamento e na aplicação de soluções inovadoras para equipes, federações e profissionais que atuam no futebol e no futsal” - relata o coordenador do projeto IDEIA FUT, Paulo Henrique Borges.

“O objetivo do monitoramento durante o Campeonato Catarinense é caracterizar o padrão de deslocamentos dos árbitros e assistentes. E com isso contribuir para o desenvolvimento do desempenho físico individual e auxiliar a comissão de arbitragem visando o fortalecimento do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol” - conta o integrante do projeto Juliano Fernandes da Silva, que foi árbitro por 10 anos e há 9 anos atua com a preparação física de arbitragem.

Os monitoramentos são feitos com aparelhos GPS e o WIMU PRO.

“O WIMU PRO é uma ferramenta com tecnologia híbrida (esportes outdoor e indoor) que permite o rastreamento em tempo real das atividades de deslocamento realizada pelos árbitros (central e assistentes) durante os jogos oficiais e as sessões de treinamento” - relata Anderson Santiago Teixeira, coordenador do Nupedeff.

As informações são da FCF

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados