Publicidade

 

 
    São Paulo - 16/03/2022    08:13hs

Renovação: Jovens árbitros comandam clássicos pelo Brasil

Ruthianna Camila, de 26 anos e Matheus Candançan de 23, comandam clássicos pelos estaduais da Paraíba e São Paulo

Ruthianna Camila, 26 anos e Matheus Candançan, 23. Oportunidades de outro. crédito: Divulgação
Publicidade

Meio de semana de jogos importantes em vários campeonatos estaduais pelo país. Em dois deles, jovens talentos do apito, que vem se destacando nos estaduais, estarão no comando de dois clássicos.

Paraíba

Na Paraíba, nesta quarta-feira (16), às 20h15, Treze e Campinense se enfrentam no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela sétima rodada do Campeonato Paraibano. Ruthianna Camila, de apenas 26 anos, foi a indicada para comandar o confronto. Esta será a primeira vez que uma mulher apita o duelo, um dos principais clássicos do futebol brasileiro. Gleydson Francisco e Ítalo Andrade de Oliveira serão os assistentes com Douglas Magno de Melo Pereira de quarto árbitro.

Ruthianna Camila posa para foto durante Atlético Cajazeira e São Paulo Crystal - Crédito: Instagram São Paulo Crystal

Esta será a segunda partida de Ruthianna pelo estadual deste ano, antes, atuou no empate por 1 a 1 entre Atlético Cajazeira e São Paulo Crystal, valido pela oitava rodada.

Além de árbitra FPF, Ruthyanna é ligada a Liga Patoense de Futebol, faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2016, onde apitou jogos do Brasileirão Feminino com boas atuações e, no ano passado, apitou a final do Paraibano da 2ª Divisão entre CSP e Sport-PB.

A jovem árbitra vem ganhando espaço e se firmando cada vez mais na arbitragem.

Ruthyanna Camila Medeiros da Silva nasceu em 1995 (02/08/1995), em Natal, no Rio Grande do Norte, mas aos oito anos foi morar em Várzea, no Seridó paraibano. Aos 15 anos se mudou para Patos para estudar, onde reside desde então. Aos 17 anos ingressou na Liga Patoense de Futebol e em 2014, aproveitou um curso de arbitragem realizado no Sertão pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) para se formar árbitra passando a fazer parte do quadro estadual no ano seguinte.

Historico Ruthianna - Crédito: FPF

São Paulo

Em outro clássico deste meio de semana, Palmeiras e Corinthians se enfrentam na quinta-feira (17), às 20h30, no Allianz Parque, em São Paulo, em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Paulista.

O também jovem Matheus Delgado Candançan, de apenas 23 anos (06/06/1998), formado árbitro em 2017, CBF desde 2021, será o árbitro do derby. Candançan terá Danilo Ricardo Simon e Luiz Alberto Andrini Nogueira como assistentes. O quarto árbitro será Salim Fende Chavez e o VAR ficará a cargo de José Cláudio Rocha filho e Fabrício Porfírio de Moura.

Apesar de jovem, Matheus Candançan já tem seis partidas de Paulistão em sua breve carreira, sendo quatro na edição deste ano, um deles do Corinthians (vitória por 1 a 0 sobre o Santo André). O último duelo foi Mirassol 0 x 3 São Paulo, domingo passado.

Além dessas partidas no currículo, Candançan foi o árbitro da semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior desta temporada entre Palmeiras e São Paulo.

Matheus Candançan durante Santo André e Corinthians. Crédito: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Carreira de jogador não vingou

Antes de fazer o curso da FPF para se tornar árbitro, Matheus tentou ser jogador de futebol e chegou a passar por alguns clubes, mas a carreira não foi para frente e ele desistiu aos 16 anos.

Pai árbitro

Matheus é filho de Demétrius Candançan que também foi árbitro da Federação Paulista de Futebol (FPF) por cerca de 20 anos. O jovem árbitro é morador de Barueri, Município da grande São Paulo,  vem tendo excelentes atuações desde que iniciou a carreira e correspondendo dentro de campo as expectativas nele depositadas pela comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

Renovação

Uma nova arbitragem, e com qualidades, vem despontando no Brasil, não só nesses dois estados citados, mas também em Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina como outros que ainda não tiveram oportunidade de aparecer na grande mídia estão apostando e dando oportunidades aos jovens árbitros para desenvolverem suas qualidades para que possam vir a ser os grandes árbitros de um futuro próximo.

Faltava coragem das comissões para dar oportunidades aos jovens árbitros, que estão sabendo aproveitar correspondendo em campo todas as expectativas neles depositadas.

Que os árbitros e os demais integrantes das equipes de arbitragem das duas partidas citadas tenham boas atuações como deles se esperam, que façam um excelente trabalho e que legitimem o resultado das partidas.

Parabéns as duas comissões de arbitragem pela coragem na renovação, pelo apoio aos árbitros e confiança em seus comandados.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados