Publicidade

 

 
 23/06/2020    08:22hs

Safesp indica polêmico ex-árbitro FIFA para TJD Paulista

José Aparecido de Oliveira estava afastado do meio desde a polêmica final de 1993 entre Palmeiras e Corinthians quando foi acusado de fazer resultado

José Aparecido de oliveira - Crédito: Globoesporte.com/Safesp
Publicidade

O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), Aurélio Sant’Anna Martins, indicou o ex-árbitro FIFA José Aparecido de Oliveira para ocupar a vaga destinada a categoria no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol (FPF). O mandato, que é de quatro anos, tem início no próximo mês de julho e se estende até julho de 2024.

José Aparecido foi figura de destaque na arbitragem paulista e brasileira, especialmente no inicio dos anos 90 quando fez parte do quadro FIFA entre 92 e 93. O escudo internacional trouxe muitas polemicas a carreira do ‘Cidão’, como é chamado pelas pessoas mais próximas.

Polêmicas

Entre as polemicas está a com o então craque Neto, principal jogador do Corinthians que desferiu uma cusparada no rosto de José Aparecido numa partida entre Palmeiras e Corinthians válida pelo campeonato paulista de 1991. Neto perdeu a cabeça dentro de campo, deu uma entrada violenta no jogador César Sampaio sendo expulso merecidamente e, após a expulsão, cuspiu em José Aparecido. Julgado logo depois, o ídolo do timão acabou punido com um gancho de quatro meses.

Mas foi a final do Campeonato Paulista de 1993 que marcou negativamente sua carreira. O confronto vencido pelo Palmeias frente ao Corinthians tirou a equipe do Parque Antarctica de uma longa fila sem títulos. A partida, com prorrogação, foi tensa e após os 120 minutos foram distribuídos nove cartões amarelos e quatro vermelhos.

José Aparecido durante a final do campeonato paulista de 93 - Crédito: Reprodução/Internet/Voz da Fiel

A época, correu vários boatos nos bastidores que o árbitro supostamente teria se vendido a então multinacional Parmalat, empresa do ramo de laticínios que era patrocinadora e parceira do Palmeiras tendo montado uma equipe milionária.

Os dias seguintes à final não foram fáceis e ‘Cidão’ teve que enfrentar xingamentos e intimidações nas ruas e até mesmo no banco em que trabalhava na época, mesmo sendo resguardado por quatro seguranças. Também enfrentou ameaças de morte, que foram desde revólver batendo no vidro de seu carro até denúncias de bombas em sua agência.

Por conta dos boatos que teria feito resultado, teve que dar muitas explicações em delegacias, na Receita Federal, no Ministério Público e teve suas contas e sigilo bancário investigados sem que nada fosse comprovado.

Um ano e meio após a decisão do Paulistão de 1993, José Aparecido sumiu das escalas de arbitragem e dos noticiários ressurgindo agora com essa indicação para o TJD/SP.

Comenta se nos bastidores que o ex-FIFA é muito próximo ao presidente da FPF, Reinaldo Carneio Bastos, que já teria anteriormente feito convite para o ex-FIFA trabalhar na casa e que uma diretora da entidade, muito ligada ao presidente, seria sócia de Aparecido em pelo menos um de seus hotéis.

Zé Aparecido limpando o rosto após levar cusparada do jogador Neto em 1991 - Crédito: Wilson Melo/Folhapress

Currículo

José Aparecido de Oliveira é natural de Taquaritinga no interior paulista, tem 68 anos (16/01/1952). Formou se árbitro em 1980, é advogado e foi gerente do Banco Banespa, hoje Santander. Além da advocacia atua nas áreas de turismo e onde é proprietário de uma rede de hotéis comando pela esposa e pela filha.

Na arbitragem foi Tesoureiro do Safesp nos anos 90 quando a sede ainda era na Rua Lettiere, no bairro da Bela Vista, na capital paulista.

Zé apitou as finais do Campeonato Paulista de 90, 92 e 93 e também a primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 90 e a final da Copa do Brasil de 1992. Atuou ainda em diversos jogos pela Copa Libertadores e Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados