Publicidade

 

 
 05/07/2017    21:03hs

Salmo Valentim deixa comissão de arbitragem de Pernambuco

Decisão foi comunicada na segunda-feira (3) aos árbitros e dirigentes da FPF

Salmo Valentim (foto) não é mais presidente da comissão de arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), cargo que ele ocupava desde 29 de setembro de 2014. A decisão que, segundo ele afirmou é irrevogável, foi comunicada na noite da ultima segunda-feira (3) numa reunião com dirigentes da FPF e posteriormente em um encontro bastante emocionado com os árbitros.

Salmo já havia tomado decisão semelhante a esta no ano passado logo após a primeira partida da decisão do estadual quando o Santa Cruz venceu o Sport por 1x0 no Arruda com gol do atacante Lelê após completar toque do atacante Grafite que estava claramente em posição de impedimento. O gol irregular praticamente definiu o campeonato pernambucano daquele ano sendo que a segunda partida disputada quatro dias depois na Ilha do Retiro terminou empatada dando o titulo ao time do arruda.

Publicidade

A pressão foi grande, mas Salmo foi demovido da idéia de deixar o cargo naquela ocasião.

Segundo nossa fonte em Recife, o dirigente já vinha demonstrando descontentamento com os últimos acontecimentos e com a importação de árbitros de outros estados para jogos decisivos do estadual. Também não teria concordado com a forma como foram conduzidos à introdução do árbitro de vídeo nas duas partidas da final entre Sport e Salgueiro.

Falamos com o dirigente que disse que é o fim de um ciclo.

“A decisão foi muito difícil, mas minha missão foi cumprida. Estou na comissão a cinco anos e desses, quase três foram como presidente. Adquiri um respeito muito grande no meio, mas pra mim já deu. Tudo na vida tem um ciclo e esse chegou ao seu fim. Agora é avançar, avançar com novas idéias” – disse Salmo Valentim.

Salmo fez questão ainda de agradecer a todos da FPF, mas em especial o presidente Evandro Carvalho pela oportunidade, pela confiança e pelo apoio incondicional que recebeu em todos os momentos que permaneceu dirigindo a CEAF-PE. Agradeceu também os demais membros da comissão, aos árbitros e desejou sorte a todos na seqüência dos trabalhos.

Alguns nomes estão sendo ventilados para assumir a comissão, nomes como os de Nielsen Nogueira Dias, Elan Vieira e Claudio Mercante despontam nesse momento. Mas pelo que apuramos, o árbitro Emerson Sobral é o grande favorito, ele deve pendurar o apito em breve e assumir a comissão com apoio de Salmo e de toda arbitragem pernambucana.

Emerson Sobral é o provável sucessor de Salmo Valentim na ceaf pernambucana

Legado

Quando assumiu a sucateada arbitragem pernambucana Salmo tinha um projeto de quatro anos que era implantar gestão profissional, requalificar e levantar a moral do quadro e revelar novos valores. Com a sua saída, mesmo antes do prazo mínimo estipulado, o legado deixado ao seu sucessor é inegável. Na sua gestão, além da realização de diversos cursos, palestras e seminários com a presença de instrutores nacionais e internacionais foram implantados os pilares mental e social, funções entregues a psicóloga Bárbara Gayo e a assistente social Maria Luzineide Zaidan (Neide). 

No campo, apesar das poucas opções disponíveis, conseguiu mesclar nas escalas os árbitros mais experientes com os novos valores dando motivação aos mais antigos e experiências aos mais novos tendo inclusive revelado o jovem árbitro José Woshington de 29 anos que apitou a primeira partida da final deste ano entre Sport e Salgueiro. Salmo também foi o responsável por quebrar um jejum de mais de 25 anos ao escalar uma arbitra num clássico (Deborah Cecília) pernambucano, fato que não ocorria desde 1990.

Nota do Apitonacional

Desnecessário enumerar aqui as qualidades do homem e do dirigente Salmo Valentim, deixar uma comissão de arbitragem de um estado tão importante no cenário futebolístico puramente por vontade própria e de forma tranqüila e fazendo seu sucessor é um ato de coragem e algo inédito em nosso país tendo em vista que o normal é uma demissão ou pedido de demissão por pura pressão.  

Em conversas com lideranças da arbitragem nacional, obtivemos a informação que Salmo, agora livre de qualquer compromisso com a CBF e FPF, buscara por novos projetos, entre eles ser candidato à presidência da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), cargo ocupado por Marco Martins que fez recentemente o caminho inverso de Salmo ao ser empossado chefe da arbitragem catarinense.

Salmo com o presidente da ANAF Marco Martins, presidente da ANA

A saída de Salmo da FPF e da CBF é uma porta que se abre para a arbitragem nacional, pois sua liderança, sua forma agregadora e poder de negociação são de conhecimento de todos e certamente unira e trará novas conquistas a categoria.

Esta mais que na hora dos árbitros se unirem em prol de uma liderança com novos projetos e Salmo se apresenta como um nome de consenso o que vai ao encontro do clamor da categoria que tem dado mostras de querer o dirigente como seu líder.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados