Publicidade

 

 
    São Paulo - 06/04/2022    16:27hs

Seneme é demitido da Conmebol e pode assumir arbitragem da CBF

Ex-árbitro brasileiro presidia a arbitragem da confederação sul-americana desde agosto de 2016

Wilson Seneme ocupava o comando da arbitragem da Conmebol desde 2016 - Crédito: Norberto Duarte / AFP
Publicidade

Como este veiculo anunciou no meio do ano passado, a saída de Wilson Seneme da Conmebol era questão de tempo e isso ocorreu nesta quarta-feira (6). Segundo a Conmebol, o paulista de Rio Claro deixou seu cargo, que ocupava desde agosto de 2016, por razões pessoais, mas nos bastidores a informação que muitas confederações, especialmente a Argentina, pressionavam a Conmebol pela substituição. Em seu lugar assume o ex árbitro FIFA Enrique Cáceres, do paraguaio.

O ex-árbitro brasileiro atuou nos últimos cinco anos e meio como presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, período em que implantou diversos projetos na entidade e o VAR em competições sul-americanas. Foi também, desde 2017, membro do Comitê de Arbitragem da FIFA.

Antes de ser árbitro, Seneme foi jogador profissional com passagens pela categoria de base da seleção brasileira.

Substituto

Enrique Patricio Cáceres Villafañe, de 48 anos (20/03/1974), nascido em Assunção, no Paraguai, FIFA de 2010 a 2018, tem um currículo extenso na arbitragem como as finais da Copa Libertadores de 2016 e 2017 e participação na última Copa do Mundo realizada em 2018 na Rússia, onde atuou em duas partidas (Rússia 3 x 1 Egito e Irã 1 x 1 Portugal, ambos na fase de grupos). Atuou ainda na final do Mundial Sub-20 de 2017 e na final da Recopa Conmebol de 2018.

Atualmente vinha ocupando o cargo de chefe do VAR na Conmebol.

Enrique Cáceres - Crédito: Conmebol

Seneme foi um dos melhores árbitros dos últimos anos do futebol brasileiro e Sul-americano, mas como dirigente sua participação foi apagada e saiu da Conmebol da mesma forma que entrou, no anonimato e dificilmente alguém sentirá sua falta.

Na CBF?

Nos bastidores da arbitragem brasileira, Seneme já desponta como principal nome para assumir a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF. O ex-árbitro inclusive já teria recebido convite do presidente Ednaldo Rodrigues e deve ser anunciado ainda nesta semana.

A entidade negociava com ex-árbitros europeus, mas as conversas não avançaram.

A experiência internacional de Seneme, de 51 anos, pesou para o convite. O cargo de presidente da Comissão de Arbitragem está vago desde novembro do ano passado, quando a CBF demitiu Leonardo Gaciba. Desde então, o posto esta sendo ocupado interinamente por Alício Pena Júnior.

A julgar pelo trabalho mea boca realizado na Conmebol e caso isso venha ocorrer, a CBF estará dando tiro no pé, pois estará trocando seis por meia dúzia ou mudando pra deixar tudo como está!

Bolso cheio

Segundo informações, Seneme tinha contrato até final de 2022 e as indenizações de sua demissão vai lhe render uma boa quantia.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados