Publicidade

 

 
 26/03/2018    13:08hs

Sindicato catarinense realiza 16º seminário de arbitragem com sucesso

Evento para 300 pessoas entre árbitros, autoridades e convidados, foi realizado no auditório Berlim, nas dependências do hotel Himmeblau, em Blumenau-SC

Crédito: Marçal / Apitonacional

 
Publicidade

No ultimo final de semana, dias 23 e 24, foi realizado o 16º seminário da arbitragem catarinense. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas entre árbitros, autoridades e convidados, foi realizado no auditório Berlim, nas dependências do hotel Himmeblau, em Blumenau-SC.

A mesa da cerimônia de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Hélio Prado (Presidente do Sinafesc), Marco Antônio Martins (Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol), Marcos Cabral Marinho de Moura (Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF), Jota B. Telles Paes (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina), Luís Koch (Presidente Liga de Blumenau), Lédio Dal Toé (Superintendente da Federação Catarinense de Futebol) e Develon da Rocha (Presidente do Blumenau e da Vale Europeu Convection & Visitors Bureau).

Após os discursos dos componentes da mesa, o presidente da CA-CBF, Cel. Marinho, fez um breve relato dos trabalhos do órgão que preside e instruiu os árbitros como eles devem proceder atuando pela entidade nacional. Em seguida houve nova composição de mesa para cerimônia de formatura dos alunos da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas 2017.

Crédito: Marçal / Apitonacional

Em seguida, foram feitas homenagens com o troféu Valmir Fraga - amigo da arbitragem – recentemente criado pelo sindicato local para agraciar aqueles que prestarem relevantes serviços à arbitragem catarinense.

Os primeiros homenageados foram: Mozart Badia, Luiz Coch e André Luiz Dal Piaz (Liga Blumenau), Develon da Rocha (Presidente do Blumenau e da Vale Europeu Convection & Visitors Bureau), Lédio Dal Toé (FCF), Cel. Marinho (CBF) e Claudio Gomes (Diretor Marketing Associação de Clubes).

Também foram homenageados pelos serviços prestados a arbitragem local Marco Antônio Martins, atual Presidente do Departamento de Arbitragem da FCF e Zélio Prado (in memoriam), representado no ato pelo seu irmão Hélio Prado.

Crédito: Marçal / Apitonacional

Com teste masculino, Charly Wendy (centro), é a grande revelação da arbitragem feminina em SC

No segundo e ultimo dia do evento houve varias palestras de Alicio Pena Junior (CBF), Vayran da Silva Rosa (FCF/CBF), Jolmerson Carvalho (FCF), Mauro Cesar Bertocini (TJD-SC) e Érica Klaus.

O diretor de arbitragem e chefe geral do apito catarinense, Marco Martins, falou com os árbitros, discutiu lances, passou detalhes e procedimentos aos apitadores prestando todo apoio da comissão e cobrou que as regras e determinações sejam cumpridas a risca pela arbitragem.

Crédito: Marçal / Apitonacional

Juramento dos formandos

Nota do Apitonacional

O Apitonacional esteve presente na pré-temporada em janeiro e agora no seminário da arbitragem catarinense. Podemos afirmar que o estado vive outra realidade com a nova diretoria que assumiu após o acidente aéreo fatal que vitimou o então presidente Delfim Peixoto. Não vamos aqui falar ou criticar a administração passada, até mesmo por que não tínhamos informações para avaliar como temos agora. Baseado no passado e no que estamos testemunhando agora, o grande trabalho que vem sendo feito, principalmente na arbitragem onde novos talentos vem, alguns sendo revelados e outros sendo confirmados como Ramon Abatti, Fernando Henrique Miranda, Cinésio Mendes Junior, Diego Cidral, Charly Wendy entre outros.

Sob direção de Marco Martins, a comissão de arbitragem vem dando oportunidades a todos, em especial aos jovens que estão sabendo aproveitar haja vista que as duas partidas da decisão da segunda divisão foi arbitrada pelos jovens Fernando Henrique e Ramon Abatti, que deram seqüência no trabalho fazendo grandes jogos este ano se firmando cada vez mais.

Continuar assim, em breve, o estado terá seus árbitros a nível nacional e não vivera mais à sombra de medalhões vindos a peso de ouro de outros estados que além de tirar vagas dos locais, não agregam nenhum ganho técnico ou social a arbitragem catarinense.

Crédito: Marçal / Apitonacional

Orivaldo Leal (azul) - Presidente Liga Josefense de Futebol - SC

A FCF, o departamento e a comissão de arbitragem comandada por Marco Martins, e os árbitros estão de parabéns pelo desenvolvimento e ganho significativo dentro de campo que já rende frutos local e em breve nos demais estados do país.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados