Publicidade

 

 
 29/01/2020    05:08hs

Sindicato gaúcho vive momento histórico na Copa Santiago

Responsável pela arbitragem da competição, Safergs contou pela primeira vez na história com 25 associados (15 árbitros e 10 assistentes) divididos em três equipes

Crédito: Safergs

 
Publicidade

De 12 a 26 de janeiro de 2020 foi disputada a 32ª edição da Copa Santiago de futebol juvenil promovida pelo Cruzeiro Esporte Clube. A competição, que é disputada desde 1989 em Santiago, no Rio Grande do Sul, contou com doze equipes nesta edição. Além das brasileiras (Grêmio (RS), Internacional (RS), São José (RS), Figueirense (SC), Palmeiras (SP), Juventude (RS), Santos (SP) e Cruzeiro de Santiago (RS), vieram equipes do Uruguai, Peru e Paraguai (Albion (URU), 3 de Febrero (PAR), Alianza Lima (PER) e Nacional (URU).

Em final disputada no estádio Alceu Carvalho, em Santiago (RS), o Palmeiras tornou-se bi-campeã do torneio após vitória por 1 a 0 sobre o Juventude. O gol de cabeça que definiu o jogo saiu aos 43 minutos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Daniel Alves. Em 2018 o Verdão foi campeão pela primeira vez ao vencer o Coritiba.

A responsabilidade pela arbitragem da competição ficou por conta do Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul (Safergs) contando pela primeira vez na história com 25 associados (15 árbitros e 10 assistentes), divididos em três equipes.

Presidente Zuge prestigiando arbitragem da final - Crédito: Safergs

Volnei Fagundes, diretor dos árbitros da entidade, falou sobre o assunto.

“Se para o clubes a Copa serve de vitrine para a revelação de futuros craques da bola, ao Safergs é uma oportunidade para que jovens árbitros e assistentes possam adquirir experiência, atuando sob os olhares de torcedores em quantidade expressiva, tendo em todos os jogos a cobertura das rádios locais e, neste ano, contando ainda com a transmissão ao vivo pela Internet, Facebook, e pela TV Brasil, expandindo as imagens para todo o Brasil” - comentou o diretor.

Fagundes aproveitou também para destacar o histórico da competição e fazer agradecimentos.

“Grandes nomes da arbitragem gaúcha, como Carlos Simon, Leonardo Gaciba, Leandro Vuaden e Anderson Daronco, entres outros, passaram pelo gramado do Estádio Alceu Carvalho, servindo de exemplo aos promissores árbitros da nova geração que almejam também obter o mesmo sucesso na profissão. A Copa Santiago, que neste ano teve sua 32ª edição, serve de laboratório para que os incipientes árbitros possam demonstrar todo seu potencial e assim serem promovidos nos diversos quadros da FGF. Um especial agradecimento ao presidente do Cruzeiro Esporte Clube, senhor João Miguel Arcanjo Colpo Durgante, que não mediu esforços para atender todas as necessidades da arbitragem, contribuindo, assim, para um bom desempenho no campo de jogo” – acrescentou Volnei.

A decisão entre Palmeiras e Juventude foi conduzida pelo árbitro Rodrigo Brand, que foi justamente eleito árbitro destaque da competição. Ariela Duarte da Silveira e Otávio Legramanti foram os assistentes. Trabalharam também Marcelo Bitelbron, Fábulo Diniz e Cristiano Santos.

Rodrigo Brand recebendo troféu de árbitro destaque da competição - Credito: Safergs

Com transmissão nacional através da TV Brasil, o Sindicato gaúcho dos árbitros teve a oportunidade de divulgar sua imagem perante o público. O presidente Maicon Zuge, que esteve na grande final acompanhando a arbitragem gaúcha e concedeu entrevista à emissora, ainda pôde fazer a entrega do troféu de melhor jogador da Copa ao atleta palmeirense Luan, que com cinco gols também foi o artilheiro do campeonato.

Com informações do Safergs

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados