Publicidade

 

   

 

Carlos Simon encerra carreira após vinte e sete anos de apito pelo mundo

Dezessete anos de CBF, três Copas do Mundo, 20 Grenais, 295 jogos de Série A do Brasileiro, o legado de Carlos Simon

05/12/2010 - Neste domingo, 05 de Dezembro, finalizou o Brasileirão 2010 com a equipe carioca do Fluminense se sagrando a grande campeã. Os árbitros recolhem seus apitos e bandeiras, voltam para o aconchego do lar e para o convívio com seus familiares, descansam e mentalizam o futuro pois em breve recomeçarão mais uma temporada em suas carreiras.

Destaque especial para o gaúcho Carlos Eugênio Simon que em sua última partida depois de 27 anos de carreira atuou em mais uma decisão nacional. Simon ficou satisfeito com sua atuação neste ano. Em uma de suas ultimas entrevista como árbitro disse: "Arrebentei a boca do balão, ainda mais no

Gre-Nal" (O 383 da história, o quinto só pelo campeonato brasileiro e 20 no total). "Todo mundo me elogiou, e agora vou encerrar uma temporada excelente de uma maneira excelente. Sinto muito orgulho por chegar até aqui com esse respeito, depois de tanto tempo de arbitragem. Me sinto emocionado com o reconhecimento do meu trabalho".

A ele os nossos agradecimentos pelo conjunto da obra de sua carreira e como ele mesmo diz, seus acertos foram infinitamente superiores aos seus erros. Errou sim, pois é um ser humano e com todos nós, é passível de erros, mas seu caráter e sua dignidade podemos afirmar que esta acima de qualquer suspeita. O apitonacional deseja boa sorte ao Simon em seus novos projetos, seja ele qual for, o escolhido estará contando com um profissional dedicado, da mais alta qualidade e merecedor de tudo que lhe ocorreu.

Parabéns Simon. A arbitragem sentirá a sua falta.

Neste domingo também fizeram seu jogo de despedida na carreira: Ednilson Corona-SP, Paulo Ricardo Silva Conceição-RS e Luis Alberto Kallenberger-SC. Esta temporada foi a ultima de: Cláudio José de Oliveira Soares-RJ, Adailson Alves Pereira-ES, Fernando Lopes-SC, Fernando de Brito Miranda-PA, Francisco C. Feitosa da Silva-CE, Wilson Gonçalves Aquino-RO, Jorge A. Pinheiro Lobato-AP e José Jaime Rocha Bispo-AL. Todos eles assistentes.

Pelo lado dos apitadores além do Simon tiveram a ultima temporada Adilson Ramos da Mata-MT, Afonso Amorim de Souza-PI, Elcio Paschoal Borborema-SP, Manoel Paixão dos Santos-MS e Paulo Jorge Rodrigues Brandão Figueira-RN. Os árbitros Leonardo Gaciba da Silva-RS, (por repetir seguidamente nos testes físicos) e Wallace Nascimento Valente-ES (anunciou numa entrevista a aposentadoria antecipada em um ano), pararam por opções próprias.

No quadro abaixo, os 15 árbitros que mais apitaram na historia do campeonato brasileiro, sendo que os gaúchos Carlos Simon e Leonardo Gaciba que não mais entrarão nos gramados a partir de 2011. Aos demais, a luta por outros objetivos (Campeonatos Estaduais, Copa América 2011, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014).

O paulista Paulo César de Oliveira e o paranaense Heber Lopes, em principio terão suas oportunidades de alcançar o gaúcho Carlos Simon, que encerrou sua carreira com 295 jogos, apenas na Série A das competições nacionais.

Árbitros

Estado

Jogos 2010

Jogos Carreira

Carlos Eugenio Simon (*)

RS

25

295

Paulo César de Oliveira

SP

17

230

Leonardo Gaciba da Silva (*)

RS

9

223

Heber Roberto Lopes

PR

17

220

Salvio Spinola Fagundes Filho

SP

17

162

Evandro Rogério Roman

PR

16

155

Alicio Pena Jr

MG

8

144

Wilson Luiz Seneme

SP

14

135

Cleber Wellington Abade

SP

4

101

Djalma J Beltrami Teixeira

RJ

6

73

Rodrigo Martins Cintra

SP

2

69

Wallace Nascimento Valente

ES

9

66

Paulo H Godoy Bezerra

SC

8

64

Leandro Pedro Vuaden

RS

16

63

Marcelo de Lima Henrique

RJ

16

61

Fonte: Livro Estatístico da Arbitragem Nacional – 1970 – 2007.

2008 A 2010 – Arquivo Pessoal: Marçal


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade