12/04/2014    04:25hs

Árbitro da elite paulista encerra carreira aos 38 anos de idade

O fisioterapeuta Robério Pereira Pires se aposenta do apito para dedicar mais tempo à outros projetos fora da arbitragem

Neste final de semana chega ao fim mais um campeonato paulista, cujo primeira edição foi ainda no começo do século passado, mas precisamente em 1902. Naquela oportunidade o São Paulo Athletic sagrou se o primeiro campeão da historia do paulistão.

Com o final do campeonato chega também ao fim a carreira do árbitro Robério Pereira Pires (foto), 38 anos, 18 deles dedicado a arbitragem. Segundo Robério essa opção já estava tomada há algum tempo, pois o "cheiro da grama" do campo de jogo já não era tão bom como no começo da carreira.

Com a perda da motivação, percebeu então que tinha chegado a hora de parar com a arbitragem e dedicar mais tempo para outros projetos comunicando a decisão

aos seus superiores na FPF no dia 28/03/2014 e saindo da arbitragem para sempre. 

 
Publicidade

Alguns dizem que a decisão de encerrar a carreira teria sido tomada após se sentir exposto pela forma publica como foi tratada a sua punição após a partida Botafogo x Palmeiras pela 10ª rodada do paulistão deste ano, boatos desmentido por Robério:

"Parei com a arbitragem por opção, sem qualquer rancor e agradecendo realmente ao futebol. Quero sempre levar o bem e a tranqüilidade para os locais em que o meu nome estiver. Respeitarei sempre o trabalho de todas as pessoas e pretendo manter esta conduta como norte de vida. Discordância pode existir, porém o respeito deve imperar" – disse Robério.

 

Estréia na série A1 do campeonato paulista de 2000

Apolítico, ainda disse:

“Só tenho agradecimentos, a arbitragem me ofertou muito, me ensinou muito e me permitiu varias coisas. Agradeço demais! Sem rancor e sem briga qualquer”.

Quando perguntado se continuaria de alguma forma na arbitragem foi direto:

"Deixo a arbitragem por completo" - disse Robério.

Segundo Robério informou ele não foi punido pela FPF conforme amplamente anunciado na mídia o que leva a crer que um dos motivos que levaram o árbitro encerrar a carreira de forma prematura seja o tempo que tem que dedicar quase que exclusivamente a arbitragem que exige cada vez mais dos profissionais como treinamentos constantes, viagens e intermináveis reuniões técnicas. Tempo que falta para os empreendimentos do fisioterapeuta fora da arbitragem onde administra desde 2004 clinica de fisioterapia e trabalha na montagem de uma indústria de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos em Itu, interior de São Paulo.

Paulistano da gema, casado, dois filhos, Robério que se formou árbitro em 1997 tem outra paixão no esporte, a maratona. As corridas de rua que costuma realizar ao lado de familiares e amigos será daqui por diante o único motivo para as viagens esportivas que realizara pelo mundo.

Quando Robério iniciou o curso de árbitro em 1996 não tinha muita pretensão, encarava a futura profissão como mais um desafio pessoal, mas as coisas deram tão certo que cinco anos depois (2000) já estreava na série A1 do campeonato paulista e passou a fazer parte do quadro de árbitros da CBF.

 

Estréia na CBF em 2000 (Copa João Havelange)

Nesse ano também fez sua estréia a nível nacional na partida Portuguesa 2x3 Guarani ao lado dos dois melhores assistentes da época, os FIFAs Valter José dos Reis e Ednilson Corona. A partida que foi valida pela 19ª rodada da primeira fase da Copa João Havelange foi disputada no dia 27/09/2000 às 20h30hs no estádio do Canindé em São Paulo/SP (Veja acima ficha técnica da partida).

Robério ainda não fechou a quantidade de jogos nos quais trabalhou, mas só pela série A do paulista foram 99 jogos como árbitro e estima que tenha feito mais de 650 partidas de profissionais nos mais diversos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre eles os extintos Rio São Paulo e Copa João Havelange.

Abaixo a ficha técnica da ultima partida de Robério Pereira Pires.

 

Objetivos

Disciplina, desafio e paixão será o legado que levara da arbitragem para o resto da vida. Quando perguntado se atingiu os objetivos, Robério respondeu de forma firme e seguro:

"Os objetivos se alteram com o passar do tempo, atingi meus planos e objetivos de ofertar sempre o meu melhor" - encerrou o agora ex-árbitro.

 

Robério com a camisa de uma assessoria esportiva onde treina

Outras baixas

 

 

 

A arbitragem paulista que sofreu a perda importante para a TV de Sálvio Spinola dois anos atrás, sofreu outro duro e inesperado golpe este ano além da aposentadoria de Robério, Wilson Luiz Seneme encerrou a carreira para aceitar cargo na Conmebol. Também é aguardado para breve o anuncio da aposentadoria de Paulo César de Oliveira que segue conversações para ser comentarista de arbitragem da Rede Globo.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade