10/10/2015    06:12hs

Comissão de Esportes da Câmara aprova proposta    do Deputado Evandro Roman que beneficia árbitros

Proposta obriga entidades esportivas a divulgar lista de todos os atletas e árbitros participantes de espetáculo desportivo em até 48 horas após evento

  A Comissão de Esportes (CESPO) aprovou, na quarta-feira (7), proposta do deputado Evandro Rogério Roman (PR) ao Projeto de Lei 1.968/15, do Senado Federal, que obriga as entidades esportivas a divulgar, em seu sítio eletrônico, lista completa de todos os atletas e árbitros profissionais participantes de espetáculo desportivo, no prazo de até 48 horas após a realização do evento.

O direito de arena é o valor que as entidades envolvidas na realização dos jogos, como times, associações e federações, recebem pelas transmissões e direitos audiovisuais das competições. Segundo a Lei Pelé (Lei 9.615/98), os atletas têm direito a um mínimo de 5% do total do valor negociado.

O objetivo da proposta é dar maior transparência à

distribuição do direito de arena conforme determina a chamada Lei Pelé. De acordo com a lei, 5% dessa receita serão repassados aos sindicatos de atletas profissionais, e estes distribuirão os recursos, em partes iguais, aos atletas participantes do espetáculo.

Publicidade

 

Inclusão dos árbitros

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR), ao Projeto de Lei 1968/15, do Senado Federal. O projeto original previa a divulgação apenas da lista de atletas. O relator incluiu no texto a obrigatoriedade de divulgação também da lista dos árbitros participantes do evento esportivo.

Além disso, o substitutivo altera a Lei Pelé prevendo o repasse de parcela equivalente a 0,5% da receita proveniente do direito de arena à entidade representativa nacional dos árbitros, em competição de âmbito nacional; e à entidade representativa regional dos árbitros, em competição de âmbito estadual. As entidades distribuirão os recursos aos árbitros participantes do espetáculo esportivo, respeitados os atuais contratos.

Para Roman, os árbitros, muitas vezes, têm tanto ou mais destaque que os atletas participantes de uma competição.

“Apesar de estar presente na maioria dos lances, eventualmente ser xingado ou aplaudido e ter sua imagem mostrada em close, o árbitro não recebe nenhuma verba adicional por aparecer em rede nacional ou internacional de TV.”

 

 

Tramitação

A proposta, que tramita em regime prioritário, será analisada ainda, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Fonte: Agência Câmara Notícias

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade