Publicidade

 

 
 26/03/2020    07:18hs

Árbitros gaúchos falam sobre prejuízos com parada do futebol

Anderson Daronco e Jonathan Pinheiro descrevem como o coronavírus está afetando também a arbitragem: "Sem jogo, não tem de onde tirar renda"

Anderson Daronco é o único árbitro gaúcho que faz parte do quadro da Fifa - Crédito: Marco Favero / Agência RBS
Publicidade

A paralisação do futebol no Rio Grande do Sul e no Mundo devido a pandemia de coronavírus não prejudica somente clubes, jogadores e torcedores, mas também interfere diretamente na vida daqueles que precisam do futebol para sobreviver. É o caso dos árbitros. No Brasil, a profissionalização da arbitragem ainda não é regulamentada. Portanto, a categoria não tem um salário fixo e direitos trabalhistas garantidos. Todos recebem por partida apitada. Ou seja, sem jogos, sem salário.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, três árbitros gaúchos foram ouvidos para trazer a realidade do problema vivido pelos dos dono apito. Entre eles, o santa-mariense Anderson Daronco — único árbitro do Estado no quadro da FIFA, patamar mais elevado do apito.

Segundo ele, é complicado para um árbitro de alto nível conciliar outro emprego, devido as viagens, jogos e treinamentos. E fala sobre a difícil situação que a categoria vive em meio à pandemia.

Minha dedicação é exclusiva para o futebol e esse é um assunto muito pertinente para o momento. Que não soe como uma choradeira, mas que se faça uma reflexão sobre o assunto. Primeiro, que é muito difícil de um árbitro de alto nível ter qualquer outro tipo emprego, devido as demandas de viagens e treinamentos. Então, ele vive exclusivamente do jogo. Sem jogo, não tem de onde tirar renda. Por isso se luta tanto pela profissionalização, para que o árbitro tenha segurança nessas situações. Seja um árbitro do quadro da FIFA ou do quadro básico da Federação — comentou.

Daronco é um caso à parte. Por ser árbitro FIFA tem uma demanda de jogos mais elevada e um calendário cheio ao longo do ano. O mesmo não ocorre com todos os juízes gaúchos. O natural de Novo Hamburgo, Jonathan Pinheiro, por exemplo. Além de fazer parte da CBF e da FGF, é personal trainer e se sente duplamente prejudicado pela doença:

Sou educador físico, tenho alguns alunos de personal e estou sendo lesado por essa situação que o mundo está passando. Além de não ter jogos, têm academias fechando.

Sobre sua renda durante a paralisação, Jonathan ressalta que o trabalho autônomo torna o profissional mais cauteloso.

Eu sempre falo que a gente nunca deve viver o hoje como se não houvesse o amanhã. A gente se prepara durante um tempo. Já são sete anos de formação, sabemos da dificuldade do professor no Brasil e já trabalhamos pensando que temos que separar um pouquinho para alguma emergência. A mesma coisa na arbitragem, pelo fato de sermos autônomos a gente sempre tem que estar vivendo com menos do que ganha para em uma situação como essa não passar aperto — finalizou.

Daronco e Pinheiro afirmaram que estão treinando durante a quarentena. O objetivo é estar prontos para quando o futebol retornar.

Não podemos ficar parados. Não sabemos quando tudo vai normalizar, quando as partidas vão voltar. Quando isso acontecer, não se admite que a gente esteja fora de forma. Devemos estar prontos — declarou Daronco.

As informações são do Diori Vasconcelos - Gauchazh

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados