Audiência pública aponta necessidade de profissionalização da arbitragem

Árbitros de futebol pedem urgência para a regulamentação da profissão

27/10/2011 - A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) promoveu, na terça-feira, 25, audiência pública para tratar do Sistema de Arbitragem no Futebol Brasileiro. O encontro foi proposto pelos deputados federais André Figueiredo (PDT-CE) e Afonso Hamm (PP-RS). A necessidade da profissionalização dos árbitros foi a principal preocupação apresentada pelos representantes do setor.

A explanação sobre arbitragem ficou a cargo do presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (Conaf), Sérgio Corrêa da Silva, jornalista Carlos Eugênio Simon (ex-árbitro da FIFA); do presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antonio Martins e do árbitro da Federação

Internacional de Futebol (FIFA), Sandro Meira Ricci.

Regulamentação

O presidente da Conaf salientou sobre a necessidade da profissionalização dos árbitros acontecer, e para isso é necessário acelerar a tramitação dos projetos na Câmara dos Deputados. O presidente da Anaf lamentou que apenas os jogadores e técnicos de futebol têm regulamentação da profissão e os árbitros ainda não.

O deputado Afonso Hamm ressalta a importância desse debate e o anseio da categoria no que se refere à profissionalização da arbitragem sendo essencial já que muitos árbitros dependem de outras atividades para busca de melhores rendimentos. “A profissionalização irá contribuir nos melhores salários e também na melhor condição técnica para que os árbitros tenham melhor desempenho”, observa o parlamentar ao enfatizar sobre a necessidade de ter um sistema de arbitragem eficiente, tendo em vista que o Brasil em 2014 será cenário da Copa do Mundo de Futebol.

Quando foi aprovado o requerimento para realização da audiência, Hamm pediu a inclusão nas palestras do gaúcho e ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, por se tratar de um juiz que liderou diversas competições internacionais da FIFA e por ter extenso conhecimento na área, com o propósito de expor suas experiências.

Na oportunidade, Simon fez forte crítica ao sorteio de árbitros para as partidas. Ele apontou a necessidade de acabar com a questão dos sorteios para arbitragem. “O sorteio premia o aleatório. Não poderemos colocar num clássico um estreante, como o sorteio pode determinar”, concluiu.

Um ato simbólico marcou a audiência, árbitro paulista Sálvio Spínnola Fagundes Filho entregou ao presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) e aos demais membros do colegiado presentes à audiência uma camisa de árbitro para que ele literalmente “vista a camisa” da categoria. A reivindicação unânime dos árbitros de futebol é a aprovação da regulamentação da profissão, prevista em projeto de lei que tramita no Congresso desde 1979.

Além da regulamentação da profissão, o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Marco Antonio Martins, destacou que é preciso melhorar as condições de trabalho com a "equivalência de direitos entre árbitros e atletas". O fim do sorteio para escolha de árbitros e a destinação de um percentual da renda do jogo para investimentos em arbitragem foram outras reinvindicações apresentadas durante a audiência pública. "Noventa por cento dos árbitros são contra o sorteio", endossou o ex-árbitro da Fifa Carlos Eugênio Simon, mostrando um cartão vermelho para o sorteio.

Simon também criticou artigo do Estatuto que permite ao torcedor processar o árbitro, em qualquer unidade da Federação, caso se sinta lesado pela atuação do árbitro. "É preciso revogar esse artigo, que só causa transtornos e despesas com as quais os árbitros não podem arcar", reclamou Sandro Meira Ricci, um dos dez árbitros brasileiros da Fifa. Para Simon, nas condições de trabalho atuais, com estresse, desgaste físico e salário baixo, ninguém mais vai querer ser árbitro no Brasil.

Como em todas as solenidade, esta também não deixou de contar com os papagaios de pirata*, um deles, o ex-dirigente da Anaf , Jorge Paulo de Oliveira Gomes, como a audiência era publica e não precisava de convite, deu o ar da graça. Sumido do meio desde que entregou a presidência da Anaf, reapareceu neste evento importante, com muita mídia e holofotes. Não se contentando quando apareceu uma oportunidade, discursou por mais dez minutos sem que apresentasse alguma proposta concreta sendo ignorados pelos demais debatedores, pois durante o tempo que comandou a entidade (2007/2010) da arbitragem, não implantou nenhuma medida para melhorar a classe e por inabilidade política, colecionou inimizades que acarretaram no sucateamento da entidade. Tem pessoas que nem o tempo é capaz de mudá-las e naquela cerimônia o ex-presidente era como um patinho fora da lagoa, mesmo assim, foi tratado dignamente por pura educação dos ali presente, não esquecendo que segundo foi discutido na ultima reunião da Anaf em São Paulo, até aquela data, documentos importantes da entidade que ainda não foram entregues, estariam em posse do mesmo que relutava em entregar para aqueles de direito. Quem sabe, ele aproveitou a estadia dos membros da arbitragem em sua terra natal para ter um gesto de hombridade e devolvido os documentos.

Segundo o apitonacional apurou, a Câmara dos Deputados ira formar uma Comissão de Deputados para estarem presente no Congresso da Anaf  no próximo mês em Florianópolis para ouvir e debater os assuntos abordados e os pendendentes com os árbitros.

* Papagaio de pirata é um termo usado na televisão brasileira para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras. Estas pessoas nada recebem por sua participação, fazendo isso como um hobby e com o objetivo de ganhar alguma fama. O termo surgiu por suas cabeças ficarem na altura do ombro das personagens ativas das entrevistas, assim como ficam os papagaios junto de piratas de acordo com os contos.

Veja abaixo 16 vídeos, os principais da audiência publica realizada no dia 25 de Outubro pela A Comissão de Turismo e Desporto que debateu a arbitragem Brasileira. Obvio que por não acrescentar nada para a arbitragem, não daremos holofote no caso acima mencionado.

Vídeo 01 Vídeo 02
   
Vídeo 03 Vídeo 04
   
Vídeo 05 Vídeo 06
   
Vídeo 07 Vídeo 08
   
Vídeo 09 Vídeo 10
   
Vídeo 11 Vídeo 12
   
Vídeo 13 Vídeo 14
   
Vídeo 15 Vídeo 16
   

Fotos: Anaf

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade

 

 



 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.




 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.