06/10/2014    08:09hs

Bancada da bola: Romário lidera lista que tem agora ex-árbitro FIFA Evandro Rogério Roman

Danrlei, Andrés Sanchez, Bebeto e Jardel também foram escolhidos em seus Estados

Há muito tempo longe dos gramados, Romário foi eleito como novo representante do Senado federal pelo Rio de Janeiro nos próximos oito anos. Ele recebeu quase 4,7 milhões dos votos fluminense.

Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Estado do Rio de Janeiro, Romário é bem querido pelos eleitores cariocas já que sempre demonstrou sinceridade e firmeza para defender aquilo que acredita. O ‘Baixinho’, como costumava ser chamado no tempo de jogador, nunca se calou e nem fez parte da engessada bancada que rege o futebol, acusada por muitos, inclusive por Romário, de ser corrupta.

Quando eleito ao cargo de Deputado Federal, o ex-atacante contou muito com sua imagem de ídolo, sendo um dos poucos que chegou aos mil gols marcados. Agora para Senador, o ‘cartola’ contou muito com seus projetos para o futebol e sua posição sempre muito enfática diante dos problemas do esporte.

Mas a bancada da bola tem outros pesos pesados como o ex-Ministro do Esporte, Orlando Silva que obteve 90.641 votos em São Paulo, sendo o 54º mais votado e um dos setenta eleitos pelo estado.

Outro peso pesado é o paranaense Evandro Rogério Roman (foto), eleito com quase 100 mil votos no Paraná. Roman que é filiado ao PSD desde 2013, se elegeu Deputado Federal no Paraná pela coligação PSDB / DEM / PR / PSC / PT do B / PP / SD / PSD / PPS.

Antes da candidatura, exercia desde 2011 o cargo de secretário de Esporte e Turismo do Estado das araucárias.

Publicidade

Nascido em Erva Grande, no Rio Grande do Sul, em 1973 (03/03/1973), Evandro Roman é formado em Educação Física, com mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas. Casado com Janesca Roman e é pai de três filhos: Pablo, Maria Eduarda e Maria Vitória.

Em 2008 passou a integrar o quadro de árbitros da FIFA de onde saiu de forma melancólica no fim de 2012 por não conseguir ser aprovado nos rigorosos testes físicos.

Começou na política em 2010 quando o então governador do Paraná, Beto Richa, o nomeou secretário Especial de Esporte, assumido em janeiro de 2011, e em dezembro do mesmo ano, chegou ao cargo de secretário de Esporte e Turismo do Paraná.

OUTROS "BOLEIROS" ELEITOS
Também devido à democracia representativa brasileira, outros ex-membros do ‘mundo do futebol’ foram eleitos. Andrés Sanchez, ex-presidente do Sport Club Corinthians, é o mais novo Deputado Federal de São Paulo, com 169.834 votos. Envolvido em escândalos de corrupção no seu ex-clube, o cartola é um critico da atual gestão da CBF, principalmente por ser aliado de Ricardo Teixeira, o refugado ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

No Rio de Janeiro, outro ex-jogador que teve sucesso nas urnas foi Deley, volante que foi campeão várias vezes pelo Fluminense e que se reelegeu Deputado Federal com 48.874 pelo PTB.

Farão companhia à Andrés Sanchez na Câmara o ex-goleiro do Grêmio, Danrlei, eleito pelo Rio Grande do Sul como o segundo mais votados,158.973 votos.

O ex-atacante Bobô foi eleito Deputado Estadual na Bahia com 27.242  votos.

Em Minas Gerais, o ex-goleiro do Atlético Mineiro e Seleção Brasileira, João Leite (PSDB) com 63.623  votos, conseguiu outro mandato na Assembleia Legislativa.

O Estado gaúcho, Rio Grande do Sul, elegeu o ex-centroavante Jardel para Deputado Estadual com 41.227 votos. E Bebeto, saudoso companheiro de Romário no ataque da Seleção Brasileira de 1994, obteve 61.082 votos sendo reeleito Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro.

CEARÁ ELEGE PRESIDENTES DO VOVÔ E DO TRICOLOR
Evandro Leitão (PDT), presidente do Ceará, pode não ser o mais querido pelos torcedores do Vovô, mas mesmo assim recebeu 70.228 votos sendo eleito Deputado Estadual no Estado. Concorrendo ao mesmo cargo, Osmar Baquit (PSD), presidente do Fortaleza, também se elegeu com 47.553 votos.

No Nordeste, a população do Maranhão reconheceu o bom trabalho de Sérgio Frota na presidência do Sampaio Corrêa, deu a ele 30.525, o que fez o cartola virar Deputado Estadual pelo PSDB.

FRACASSOS
Nem todos os "boleiros" que tentavam uma eleição conseguiram conquistar um número de votos suficientes, casos do ex-corintiano Marcelinho Carioca (PT) – que não se elegeu mesmo obtendo 43.694 votos. Já o também ex-corintiano Dinei (SD) foi um fracasso, apenas 1.541 votos.

O eterno ídolo palmeirense, Ademir da Guia (PRP), obteve 23.283 mas não foi suficiente para se eleger. O ex-atacante do Fluminense, Washington, obteve 33492 para Deputado Federal no Rio Grande do Sul, mas não foi eleito.

Bom de coração, mas ruim de votos, o ex-atacante Washington do Fluminense, não se elegeu

Além de Washington "Coração Valente" (PDT), que não se elegeu Deputado Federal no Rio Grande do Sul, o ex-ponta Tarcísio "Flecha Negra", ídolo do Grêmio, também foi barrado nas urnas, obteve 10.422 e não virou Deputado Estadual. Mas tanto Washington, como Tarcísio, são vereadores em Caxias do Sul e Porto Alegre, respectivamente.

Ainda no Rio Grande do Sul, o ex-goleiro campeão mundial pelo Grêmio, Mazaropi, obteve apenas 4.721 votos e foi barrado nas urnas e não se elegeu Deputado Estadual pelo PC do B.

O ex-artilheiro Zé Augusto,que marcou época com a camisa do Paysandu, foi bem, 14.721 votos na disputa para Deputado Estadual, mas não se elegeu. O goleador foi o mais votado do PT do B, mas o partido não conseguiu emplacar nenhum eleito.

Outros fracassados nas eleições foram o ex-atacante Paulo Rink, do Atlético Paranaense, ele obteve 19.307 votos, mas não conseguiu ser eleito Deputado Federal pelo Paraná. Mesmo destino do atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite (PMDB), que já foi Deputado Estadual, mas desta vez ficou de fora dos eleitos. Obteve apenas 9.452 votos.

GOLEIRO DO CRUZEIRO FRACASSA
Raul Plasmann (PSC), ídolo do Cruzeiro e Flamengo nos anos 1970/80, voltou a fracassar nas urnas, obteve 9.082, não se elegendo Deputado Federal. Em 2010, Raul havia sido candidato pelo Estado do Paraná, e também não se elegeu.

Também em Minas, o ex-atacante do Corinthians e Atlético Mineiro, Marques obteve 39.027 votos, mas não se elegeu Deputado Estadual,

O Cruzeiro, ao que tudo indica, não é um bom "marqueteiro" para as Eleições, já que o presidente do clube, Gilvan Pinho Tavares, que obteve 38.400 e também não conseguiu se eleger pelo PV.

VEJA OS "ELEITOS DO FUTEBOL"
Romário (PSB) - Senador Rio de Janeiro - 4.683.963 votos.
Evandro Roman (PSD) - Deputado Federal Paraná – 92.042 votos.
Andrés Sanchez (PT) - Deputado Federal São Paulo - 169.834 votos.
Deley (PTB) - Deputado Federal Rio de Janeiro - 48.874 votos
Danrlei (PSD) - Deputado Federal Rio Grande do Sul – 158.973 votos.
Evandro Leitão (PDT) - Deputado Estadual Ceará – 70.228 votos.
Osmar Baquit (PSD) - Deputado Estadual Ceará – 47.553 votos
Jardel (PSD) - Deputado Estadual Rio Grande do Sul - 41.227 votos.
Bebeto (SD) - Deputado Estadual Rio de Janeiro – 61.082 votos.
João Leite (PSDB) - Deputado Estadual Minas Gerais – 63.623  votos.
Sérgio Frota (PSDB) - Deputado Estadual Maranhão - 30.525 votos.
Orlando Silva (PCdoB) - Deputado Federal São Paulo – 90.641 votos.

 

ÁRBITROS
Evandro Rogério Roman - Ex-árbitro FIFA do Paraná, foi candidato a Deputado Federal pelo PSD. Obteve 92.042 votos, ficando na 20ª posição (Eleito).

Eder Caxias – Árbitro CBF da Paraíba, foi candidato a Deputado Estadual pelo PROS. Obteve 3.036, ficando na 88ª posição (Não eleito).

Cláudio Vinicius Cerdeira – Ex-arbitro FIFA do Rio de Janeiro, foi candidato a Deputado Estadual pelo  PC do B. Obteve 1.502 votos, ficando na 410ª posição (Não eleito).

Wagner de Almeida Santos (Waguinho Bandeirinha) – Assistente CBF do Rio de Janeiro, foi candidato a Deputado Estadual no Rio de Janeiro pela coligação  PSDB / PPS / DEM. Obteve 957 votos, ficando na 437ª posição (Não eleito).



Jefferson Schmidt – Árbitro CBF de Santa Catarina, foi candidato a Deputado Estadual pela coligação PEN – PSDB. Obteve 770 votos, ficando na 216ª posição (Não eleito).

Sueli Tortura - Ex-arbitro FIFA do Paraná, foi candidata a Deputada Estadual pelo PSL. Obteve 142 votos, ficando na 589ª posição (Não eleita).

Veja mais

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade