16/02/2016    16:29hs

Protesto? Marketing? Com aval da CBF, Pablo dos Santos Alves apita no melhor estilo pirata de navio corsário no campeonato paraibano

Campinense e Botafogo se enfrentaram pela quarta rodada do Campeonato Paraibano, a partida foi realizada na quarta-feira de cinzas (10) no Estádio Amigão em Campina Grande-PB.

Se a partida foi um duelo de invictos e o empate em 1 a 1 manteve as duas equipes sem perder na competição, a atração principal foi à barba do árbitro Pablo dos Santos Alves (foto), ex-aspirante FIFA que ocupa atualmente o quadro de árbitros especiais da CBF.

Pablo Alves é um forasteiro do apito, bem parecido com o famosos ‘Barba Negra’, um pirata inglês que navegava em navios corsários nas Caraíbas e na costa leste das colônias da América. Com origem na arbitragem carioca onde se formou e saiu por supostamente não aceitar fazer a chamada “leitura de jogo”, perambulou pelo Espírito Santo e atualmente atua pelo estado da Paraíba.

Segundo uma fonte em Campina Grande, Pablo teria atuado de barba em protesto contra José Renato, atual chefe dos árbitros locais que não o indicou para o quadro da CBF em 2016 e só o incluiu  após a intervenção pessoal do Presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, que exigiu o nome do barbudo na lista nacional.

Publicidade

 

Entramos em contato com o árbitro para que falasse sobre ter atuado de barba sendo que não é usual em nosso país que árbitros usem barba durante as partidas. Segundo Pablo, um problema de pele no rosto que impede de fazer a barba foi o motivo. Disse também que tem laudo médico, autorização da CEAF-PB e da CA-CBF.

Perguntado, Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (CA-CBF) disse que: “Ele tem um problema de pele e esta autorizado usar barba até a correção” e acrescentou: “Todavia não vejo qualquer problema, pois na Europa existem países que permitem” – frisou Corrêa.

Abaixo da CBF na hierarquia do futebol, a CEAF-PB comanda por José Renato que poderia aproveitar a oportunidade para excluir Pablo do quadro paraibano como sempre foi sua intenção, não teve muito que fazer a não ser acatar as ordens 'vindas de cima', da CBF. Zé – como é mais conhecido – disse que recebeu atestado medico do árbitro com aval da CBF que o liberava de fazer a barba antes dos jogos.

"O Pablo me mostrou um atestado medico atestando uma doença de pele causada por estresse e já tinha sido liberado para campeonatos promovidos pela CBF" - disse Zé.

O Apitonacional solicitou o atestado (laudo medico), mas infelizmente não recebeu até o fechamento desta matéria.

Opinião do Apitonacional

Quem milita na arbitragem nacional e porque não mundial sabe bem que não é usual árbitros atuarem de barba. Claro que existem as exceções como nos países árabes devido à religião e outros costumes que não vem ao caso.

Mais no Brasil não é usual e tal pratica só foi utilizada até hoje como protesto pelos homens de preto e nenhum teve careira longa no apito depois que adotou o visual.

 

 

Só lembrando, Pablo pode sim ter utilizado a barba no campeonato paraibano como protesto, pois como foi dito na matéria tentaram tirar seu nome da CBF, mas também pode ter sido uma espécie de Marketing para desviar atenção dos problemas enfrentados pela arbitragem.

Agora se a moda pega e com atestado em mãos, poderemos ter árbitros atuando de cabelo cumprido (atestado pode alegar que não pode cortar), de brinco (para dar equilíbrio na corrida) e até mesmo de saia, como vários gostariam, com um atestado dizendo que precisam de ventilação nas partes de baixo!

Entendo que a porteira foi aberta e se um pode, todos podem!

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade