04/08/2015    20:07hs

Federação carioca afasta árbitro    por tempo indeterminado

Barba por fazer pode ter sido motivo

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), através de sua comissão de arbitragem, afastou oficialmente o árbitro Geovane Jorge Xavier Heringer (foto) por tempo indeterminado por, segundo nota publicada no site da entidade, péssima aparência para dirigir uma partida oficial.

A nota ainda diz que o afastamento ocorreu por conta da partida Cruzeiro 10x0 Brasileirinho, ocorrida no ultimo sábado (02), disputada no campo do cruzeiro em realengo, valida pela quarta rodada do campeonato amador da capital na categoria Sub-17. A entidade publicou em seu site oficial vídeo dos gols da partida onde se nota boa aparência física do árbitro, porém com barba por fazer, o que se supunha que seja o motivo do afastamento (veja o vídeo).

Publicidade

A notar pelo estado do gramado e das redes de onde foi disputada a partida, pode se dizer que o árbitro estava com a aparência a rigor, pois naquele local pode acontecer tudo, menos uma partida de futebol. O gramado onde foi disputado a partida não serve nem para alimentar animais, quanto mais para se jogar uma partida de futebol e ainda por cima, oficial da FERJ, a segunda maior federação do país.

A FERJ deveria usar o exemplo e também se auto punir por permitir uma partida oficial num verdadeiro chiqueiro como aquele. E aqui nenhum desrespeito à equipe mandante, dona do campo, que não é a culpada por mandar jogos naquele local e sim a federação que permitiu.

Segundo informações de quem já trabalhou neste campeonato os árbitros trabalhavam de graça, sem receber qualquer tipo de pagamento ou ajuda. Em 2011 passou a ser pago uma taxa de R$ 80,00 reais para o árbitro e a metade para cada assistente, ocorre que desde então não houve reajustes e as taxas se acumulam até o final da competição quando são pagas sem qualquer reposição. Também segundo ainda informações de quem já esteve lá atuando nas partidas, pelo local onde é disputado o campeonato, a Comunidade da Vila Vintém, a FERJ por precaução, evita de escalar árbitros militar.

 

O regulamento geral de arbitragem da FERJ (RGA) de 2006 não proíbe o uso da barba e caso tenha sido este o motivo do afastamento e se tiver escrito em algum regulamento ou coisa parecida que o árbitro não pode usar barba era até admissível a punição, mas caso isso não exista o árbitro tem que procurar seus direitos, ir já justiça, pois ajuda do sindicato não terá tendo em vista que os dirigentes tanto da FERJ quanto do sindicato dos árbitros (Saperj) são os mesmos!

Foto reprodução FERJ

O Apitonacional consultou um jurista na área trabalhista sobre o assunto, segundo esse especialista, em casos parecidos como esse se da o nome de 'estereotipo*' e ainda segundo ele, apenas entre os militares não é permitido o uso de barba. Segundo ainda a lei 12.867 de 10 de outubro de 2013 que regula a profissão de árbitro de futebol, é proibido a exigência de pré-requisitos para exercício da profissão.

A medida tomada pela FERJ caso seja pelo motivo da barba que o árbitro usava no momento do jogo, seria o mesmo que não permitir que uma pessoa careca fosse arbitro de futebol. Indo mais além na punição, nem mesmo nos tempos mais obscuros alguém foi punido por tempo indeterminado sendo que nossa constituição em se tratando de crimes só permite punições de no máximo 30 anos. Como se trata de relação de trabalho, nesse caso, primeiramente deveria haver um feed back formal com advertência verbal e depois por escrita e com no máximo três dias de trabalho de punição como afirma o especialista na aérea do trabalho.

Veja abaixo o comunicado da FERJ com a punição ao árbitro e a escala completa da partida.

* Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.

Obs. O Apitonacional tentou contato com o presidente da comissão de arbitragem do RJ, mas o e-mail enviado retornou informando erro na caixa postal do dirigente. Também tentamos mas não obtivemos o contato do árbitro para que ele se pronunciasse sobre a punição.

Como sempre, o espaço esta aberto para quem foi citado na matéria.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade