Publicidade

 

 
 04/01/2017    22:11hs     -     atualizado 08/01/2017    23:55hs

APITONACIONAL denuncia as barbáries da “gestão” Dionísio

A exatos 365 dias atrás, se iniciava a gestão de Dionísio Roberto Domingos (foto) à frente da Comissão Estadual de Arbitragem em São Paulo. Apesar de ser do Estado (Guaratinguetá), é um desconhecido para os árbitros Paulistas de menor escalão, mas conhecido nacionalmente, principalmente pelos catarinenses, local onde passou anteriormente e não deixou saudades e nem amigos.

O APITONACIONAL fez questão de dar um tempo para que o trabalho fosse implantado e rendesse frutos. O fato de a comissão ter sido composta pelos respeitados Ednílson Corona (Copa do Mundo 2006) e José Henrique de Carvalho (ex-aspirante FIFA) deu um ânimo aos árbitros paulistas e claro, a nós da imprensa especializada. Pensávamos que tudo iria melhorar e que a arbitragem Paulista voltaria ao topo do Brasil.

Ficamos um ano sem fazer reportagens, críticas ou denúncias. Apuramos que em pouco tempo, pelo

respeito e carinho que estes dois citados vêm tratando seus comandados, ganharam bastante admiradores no meio e a confiança dos apitadores, mas o número de árbitros paulistas insatisfeitos com Dionísio Domingos é altíssimo e obriga este site publicar as denúncias recebidas. E infelizmente não são poucas.

Publicidade

Segundo informações, ao longo do ano, percebendo o carinho dos árbitros por Corona e Zé Henrique, Dionísio resolveu mostrar sua faceta. Aos poucos foi tirando poder da dupla, deixando-os apenas como figurantes opinadores. As decisões da comissão voltaram a ser somente de Dionísio, incluindo as escalas. Seu domínio sobre os membros seria tão grande que teria inclusive menosprezado seu vice-presidente, a ponto de falar em uma reunião na FPF:

“Não adiantam ligar pro Zé Henrique não, quem manda aqui sou eu!” – teria dito Dionísio aos árbitros.

Vamos as maiores reclamações dos árbitros:

LISTAS DA PRÉ-TEMPORADA

A mais relevante denúncia antecipa o absurdo que acontecerá amanhã (dia 5), se tudo acontecer dentro do previsto. Dionísio resolveu tirar do grupo de elite, os árbitros que tiveram problemas no teste-físico de novembro, independente do histórico, ranking, categoria e motivo da reprova no teste. Árbitros que há anos fazem parte destes grupos de pré-temporada, nunca haviam tido problemas anteriormente e como qualquer ser humano falho, tiveram reprova neste teste.

Além de toda a tristeza do árbitro pela reprova em si, o comandante paulista convocou todos os árbitros reprovados até São Paulo (detalhe: cada um pagou sua viagem do próprio bolso) para apenas informá-los de que os mesmos seriam sacados das listas da pré-temporada devido as reprovas. Ou seja, sem pudor, sem dó e piedade, comprometeu o ano de 2017 todo do árbitro, ou provavelmente, a carreira deles daqui por diante.

Não adiantam ligar pro Zé Henrique não, quem manda aqui sou eu! Dionísio Domingos

Vale lembrar que isso é algo inédito, que nunca aconteceu antes em São Paulo. O árbitro reprovado sempre participou das atividades da sua categoria normalmente só voltando a atuar quando aprovados nos retestes. O mais irônico ainda é o motivo alegado: contenção de gastos. Mas a gestão do Presidente Reinaldo Carneio Bastos não é a que mais investe na arbitragem? Que contradição meus amigos!

Tivemos acesso aos nomes de todos os árbitros e assistentes que foram cortados devido a esta decisão arbitrária, mas evitaremos expor aqui a lista para que os mesmos não sejam perseguidos. O mais repudiante: nem mesmo o escudo de Aspirante FIFA do árbitro barbarense Vinícius Furlan foi respeitado! Pelas informações colhidas, o Secretário de Esportes de Santa Barbara D’Oeste faz dois simulados por semana, os quais completa facilmente. Por infelicidade, no dia do teste da FPF, sua hipoglicemia causou uma tontura e o mesmo teve de abandonar o teste. Coisa do ser humano que não foi respeitada pelo Manda-Chuva paulista. Não se pode terminar de enterrar um árbitro, que já está muito abatido devido à sua reprova em uma avaliação física.

Obs. Após a matéria ser publicada, o Apitonacional foi informado que a decisão de tirar do grupo de elite e da pré-temporada os árbitros que não passaram nos testes físicos não foi informada com antecedência aos mesmos, o que gerou grande revolta no grupo.

Nota do Apitonacional

Os árbitros assim como o Apitonacional não defende que atuem sem aprovação em testes físicos, mas entende que espaços conquistados tem que ser espaços respeitados. Tudo já é tão difícil nessa função e fica pior ainda com um gestor procurando pelo em ovos para dificultar.

Respeitar careiras, currículos, conquistas e ter humanidade antes das decisões que afeta vidas é gestão de pessoas, não este absurdo que o senhor está fazendo. O árbitro só é interessante enquanto ele está rendendo? Quando tem problema, é descartado?

O Apitonacional já fez outras denuncias por conta da conduta do dirigente quando ele era chefe do apito catarinense (leia) e instrutor físico da CBF (leia).

Procuramos por Dionísio Domingos, mas não recebemos respostas até o fechamento desta matéria. O espaço esta aberto para caso queira se pronunciar.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados