03/09/2015    20:18hs

Caça as bruxas: CBF afasta árbitros e assistentes após rodada cheia de reclamações

Segundo a entidade, os árbitros tiveram um desempenho abaixo do padrão estabelecido

Elan Vieira Fábio Pereira Marcelo Barison Marlon Rafael Bruno César Emerson Sobral

Tem uma expressão que diz: 'Entregar os anéis para salvar os dedos'. A expressão significa que temos salvar o que é importante e deixar o supérfluo para depois, pois de nada serviria os anéis se não tivéssemos mais os dedos.

Publicidade

Pensando nessa possibilidade - salvar os dedos - e após a grande repercussão com os erros de arbitragem que só vem aumentando desde a 17ª rodada deste Brasileiro, a Comissão de Arbitragem da CBF presidida desde 2007 por Sérgio Corrêa, resolveu agir e entregar os anéis - seis árbitros - para não perder os dedos. Neste caso os empregos bem remunerados e cercados de mordomias. Se bem que essa possibilidade ainda existe, pois informações dão conta que haverá reunião dos membros da comissão com o presidente Marco Polo Del Nero na manhã desta sexta-feira (04) na sede da CBF no Rio de Janeiro.

Em um breve comunicado no site da CBF, a comissão nacional de arbitragem anunciou na tarde desta quinta-feira (03) que afastou dos sorteios seis integrantes do quadro de árbitros da entidade que atuaram em jogos marcados por polêmicas na 22ª rodada do Brasileirão. São cinco assistentes e um árbitro principal colocados na "geladeira" após reclamação de diversos clubes.

As reclamações

No Independência, o Galo ficou na bronca com a expulsão de Marcos Rocha e a marcação do pênalti de Victor em Evandro. Na Arena Corinthians, Fábio Pereira assinalou um impedimento inexistente de Cícero, quando o jogador tricolor havia marcado gol pelo Flu. No Moisés Lucarelli, a Macaca reclamou bastante de um gol mal anulado de Borges e um pênalti não assinalado no atacante.

Goiás e Palmeiras também deixaram o Serra Dourada com reclamações. O Palmeiras pediu pênalti em bola na mão de Gimenez, no fim do primeiro tempo, e de um gol mal anulado de Barrios. O Esmeraldino também quis uma penalidade após a bola bater na mão do lateral João Paulo, no início do segundo tempo.

O pernambucano Emerson Sobral foi afastado por erros na partida Ponte Preta e Cruzeiro

Em nota, a CA-CBF informou que comissão, ouvidoria e corregedoria de arbitragem se reuniram pela manhã, antes do sorteio, e, mediante análise de delegados e assessores de arbitragem, decidiram pelo afastamento para treinamentos teóricos e práticos na Escola Nacional de Arbitragem e não atuarão por tempo indeterminado.

Confira abaixo a nota completa da CA-CBF:

"Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira (3), a Comissão, a Ouvidoria e a Corregedoria de Arbitragem comunicam que os árbitros abaixo relacionados tiveram seus desempenhos analisados por Delegados Especiais e Assessores de Vídeo. Constatado desempenho abaixo do padrão estabelecido, ficam afastados das próximas rodadas para treinamentos teóricos e práticos junto à Escola Nacional de Arbitragem".

Afastados

Foram afastados o assistente FIFA Fábio Pereira de Tocantins, que trabalhou na partida entre Corinthians e Fluminense e foi o responsável pela anulação do gol de Cícero, ao assinalar impedimento inexistente, e os assistentes Elan Vieira de Souza e Marlon Rafael de Pernambuco, pelos erros cometidos na partida entre Atlético-MG e Atlético-PR; e Marcelo Barison do Rio Grande do Sul, assistente na partida Goiás x Palmeiras, que deu erradamente impedimento em lance que terminou com a anulação de gol legal feito por Barrios.

 

 

Além disso, o árbitro Emerson Sobral e o assistente Bruno César Chaves Vieira, que atuaram em Campinas no jogo entre Ponte Preta e Cruzeiro também fora suspensos. O time da casa teve um pênalti claro não assinalado a seu favor e um gol anulado por impedimento de Borges, que estava em situação legal.

Nota do Apitonacional. Mais uma vez a comissão de arbitragem da CBF usa dois pesos e duas medidas, pois todos os afastados são do baixo clero da arbitragem brasileira e mais uma vez se protegeu os apadrinhados, pois árbitros como Sandro Ricci e Leandro Vuaden que cometeram erros mais graves neste campeonato não foram afastados e sequer cogitou-se essa possibilidade.

Que os árbitros erraram e merecidamente foram afastados não ha duvidas, mas eles são os menos culpados, pois quem os escalou e vem escalando de forma errada são os maiores culpados e merecedores de punições. Quem os punirá! Com a palavra a CBF.

Veja abaixo a lista dos afastados:

Ponte Preta 1 x 2 Cruzeiro: Emerson Sobral (árbitro) e Bruno César (assistente 2)
Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR : Elan Vieira e Marlon Rafael (assistentes 1 e 2)
Corinthians 2 x 0 Fluminense : Fábio Pereira (assistente 1)
Goiás 1 x 0 Palmeiras: Marcelo Barison (assistente 1)

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade