14/11/2013    20:47

O “coração valente” da arbitragem

Após duas cirurgias no coração, o pernambucano Nielson Nogueira Dias vem treinando duro visando a temporada de 2014

O árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias levou um susto  e juntamente com seus familiares passou dias difíceis desde que descobriu que poderia perder sua vida dentro de um campo apitando uma partida de futebol.

O quadro clínico desfavorável se manifestou no dia 02 de julho na partida Paysandu 4x3 Guaratinguetá pela sétima rodada da Série B do campeonato brasileiro. Aos 20 minutos do primeiro tempo, quando a partida estava 2x1 para o time da casa, Nielson sentiu uma queda na pressão arterial, deixou a partida para ser atendido nos vestiários não retornando mais para o restante da partida que foi comandada até o seu final pelo quarto árbitro Andrey da Silva e Silva.

Nielson Dias foi atendido por médicos ainda no estádio que estabilizaram sua pressão, mas a noticia ruim veio mesmo

quando passou por avaliação em Recife, onde foram realizados exames cardiológicos e foi detectado uma arritmia sendo aconselhado uma cirurgia pelo seu cardiologista.

Publicidade

Como aconselhado pelo medico, o árbitro passou por cirurgia (cateterismo) no dia 21 de agosto para corrigir o problema. O local escolhido foi o Hospital Jayme da Fonte e mesmo a cirurgia durando cerca de três horas e meia, não foi definitiva, pois durante a intervenção os médicos descobriram uma nova arritmia, até então não detectada.

A noticia deixou Nielson e seus familiares arrasados e felizes ao mesmo tempo, pois foi descoberto no local correto (mesa de cirurgia), na hora correta e não em outra partida de futebol que poderia trazer sérias conseqüências ao árbitro.

A segunda cirurgia ocorreu pouco mais de um mês depois, desta vez no PROCAPE (Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco), que é do sistema público de saúde e referência cardíaca no Estado.

A cirurgia foi um sucesso, Nielson ficou de repouso por cerca de dez dias sendo liberado pelo medico para serviços administrativos. No inicio deste mês (novembro), após ser avaliado e liberado pelo cardiologista, retornou os treinamentos físicos e vem aumentado a carga dia após dia para estar apto na pré-temporada da arbitragem no inicio do ano.

O esperado laudo médico que liberou Nielson Dias para os treinamentos físicos

Nielson tem sido duro consigo mesmo, após a recuperação a base de vontade, a disciplina e a determinação recebeu dos colegas do apito o apelido de “coração valente” da arbitragem.

A dura rotina de Nielson Dias, treinos, coco gelado e sombra na bela praia de Boa Viagem em Recife

Para Nielson ter a saúde de volta é gratificante e espera retribuir a oportunidade dada por Deus treinando duro cada vez mais para estar apto a dar o melhor de si dentro das quatro linhas.

 

“O triste é que vou ter que pagar multa para prefeitura de Recife por ter afinado um coqueiro na praia de Boa Viagem, devido aos treinamentos fortes que tenho realizado” – comentou o árbitro em posse de um coco gelado quando fez um breve intervalo para descansar e apreciar a magnífica paisagem da praia de Boa Viagem.

Nota do apitonacional:

O Apitonacional provocou, noticiou e acompanhou o drama do árbitro Nielson Nogueira Dias. Nesse tempo, esquecemos as qualidades ou falta delas demonstrado ao longo de sua carreira dentro das quatro linhas com o apito na boca, pois para nós só importava a saúde do cidadão e pai de família. Com sua total recuperação e para sua, para da sua família e nossa felicidade, ele esta pronto para voltar aos gramados. Assim, entendemos que devemos voltar a analisar somente suas atuações dentro dos campos arbitrando partidas de futebol, elogiando quando for merecedor e criticando quando for necessário.

Essa é nossa função e para isso fundamos o:

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Noticias relacionadas:

Novas complicações cardíacas levara ex-aspirante FIFA pela segunda vez à sala de cirurgia

Árbitro esclarece mal-estar em partida da Série B

Comida típica paraense pode ter sido motivo de substituição de árbitro em partida da Série B

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade