Árbitro diz que sofreu perseguição e preconceito em Pernambuco

Após atritos com colegas do apito e membros da comissão de arbitragem, Matheus Costa foi afastado definitivamente do quadro de árbitros de Pernambuco

14/12/2012 - No dia 28 de outubro de 2012 foi disputada a final do campeonato pernambucano da 2ª divisão, o Chã Grande FC empatou em 1x1 com o Pesqueira FC, no estádio Joaquim de Brito (Pesqueira) e por ter melhor campanha durante o campeonato, tornou-se o 26º time a erguer um troféu da 2ª divisão no estado. As duas equipes têm os mesmos nomes de suas cidades de origem e estão classificadas para a primeira divisão em 2013.

Feitas as entregas dos troféus e das medalhas, deveria ser ali encerrado o campeonato, mas não foi o que ocorreu, pelo menos pela parte da arbitragem.  Essa final deixara por muito tempo feridas profundas no quadro de árbitros daquele estado, pois o resultado final foi o afastamento em definitivo do quadro de árbitros da Federação Pernambucana do quarto árbitro da Partida Matheus Costa por segundo Salmo Valentim – vice presidente da comissão de arbitragem – insubordinação e desrespeito a hierarquia.

O Apitonacional recebeu informações de uma pessoa com nome de Anselmo Torres de que haviam ocorridos vários problemas de relacionamentos entre os integrantes da arbitragem desta partida e fomos apurar. Constatamos então que após o sorteio ocorreram vários tipos de problemas de relacionamentos entre os escalados e com a comissão de arbitragem, onde um deles, o quarto árbitro, questionou fortemente a escala. Também teve uma

Foto da final entre Pesqueira e Chã Grande. Fonte: https://twitter.com/pesqueirafc

assistente descontentes devido ao transporte para a partida, discussão entre o árbitro e o quarto árbitro, antes, durante e no intervalo da partida. Outro entrevero foi uma forte discussão entre o quarto árbitro e o vice presidente da comissão de arbitragem no intervalo, após o jogo e em reunião posterior na sede da FPF. E para encerrar a lista, a denuncia de perseguição e preconceito por parte dos integrantes da comissão de arbitragem contra o árbitro Matheus Costa. 

Como fazemos em todas ocasiões como essa, procuramos os envolvidos na partida e publicamos abaixo a versão de cada um. Os relatos de ambas as partes são extensos, motivo pelo qual foram editados, mas os leitores terão a opção de ler na íntegra todos os relatos em arquivos PDF. Para isto, basta clicar nos ícones em PDF.

Esclarecemos que não é entrevista, os contatados responderão algumas perguntas ou em cima de outros relatos para formatar a matéria, mas devido o conteúdo ser extenso e de importância pela transparência de nossas matérias e tendo em vista que todos responderam sem pedir anonimato, estamos disponibilizando o conteúdo dos contatos para que todos tenham ciência dos problemas ocorridos e que cada um tire suas próprias conclusões.

As acusações de Matheus Costa (4º árbitro da partida)
"Salmo Valentim mandou me tirar da CBF, motivado por esta discussão e por eu ter manifestado o interesse de assumir a presidência do Sindicato dos árbitros".

Leia relato de Matheus Costa na íntegra

Quando saiu a escala para a final da 2ª divisão tendo eu como 4º árbitro, eu achei que estivesse sendo punido por ter faltado a treinamentos e minha esposa era da opinião que já era retaliação por causa do sindicato. Falei com o árbitro que apitaria a partida, Tiago Nascimento e ele me disse que Erich Bandeira (presidente da comissão de arbitragem de Pernambuco) havia dito que nós dois teríamos ido para o sorteio e quem perdesse seria 4º árbitro.

Publicidade
 

A 5ª arbitra da partida, Deborah Cecília não havia conseguido carona para ir para o jogo, a arbitra assistente Karla Renata havia dito a ela que não iria trocar a rota de viagem dela e que se ela quisesse carona, que fosse até a BR.

Antes do inicio da partida, durante o primeiro tempo e no intervalo do jogo, tive uma discussão com o arbitro da partida, principalmente dentro do vestiário, mas foi uma discussão normal entre dois colegas, no local de trabalho, onde os dois queriam o melhor, como qualquer arbitro já vivenciou em algum vestiário, faz parte.

A comissão entrou no vestiário e o vice presidente da comissão de arbitragem, Salmo Valentim da Silva que estava trabalhando de observador, veio gritando comigo e me ameaçando que eu estaria fora da Federação, isto porque em uma reunião anterior a final, quando Erich Bandeira falou sobre os motivos de cada um ser escalado, eu apresentei críticas à escala. Salmo que não estava na reunião, chegou ao vestiário falando sobre ela, gritando de dedo em riste na minha cara. Eu pedi pra falar, ele me mandou calar a boca, eu insisti e ele continuou gritando dizendo que eu não falaria nada!

Discussão

Após a reunião com Erich Bandeira antes da partida, nós, somente os árbitros, nos reunimos, pois as duas meninas não estavam se falando por causa da carona e no dia do jogo foram até a cidade da partida sem se falarem. Nos momento que antecederam a partida, tivemos um inicio de discussão quando eu vi Tiago dançando brega com seu celular ligado, pedi concentração a ele, e ele disse que ele trabalhava assim, que não se preocupa com ele porque ele tinha maloqueiragem do apito.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, dois jogadores se chocaram e caíram, Thiago marcou falta e pediu a maca, então disse pelo ponto: "Tiago, quando dois atletas se chocam no mesmo lance, eles podem ser atendidos em campo e não precisam sair". Ele respondeu: "mas foi falta! "Eu disse: "Não importa. "Ele respondeu: "Mas eu vou mandar eles saírem". Eu respondi: "Tu que apita, se quiser errar, tu erra!"

 

Matheus Costa em ação

Este dialogo repetitivo foi até o vestiário, então Tiago se irritou e disse: "Tu não quer me ouvir porra! Tu quer fuder meu jogo! Tu queria ta apitando, quer fuder meu jogo!". Neste instante eu estava com uma lata de coca cola na mão, a joguei no chão e sai do vestiário.

Salmo chegou e perguntou a Tiago: "Tu disse a Matheus que ele queria fuder teu jogo?". Tiago confirmou que sim, então Salmo virou pra mim gritando, com dedo em riste na minha cara disse: "Coloca esse comunicador! Isto é uma ordem! Se tu não colocar esse comunicador você ta fora da Federação! Eu não estava na reunião, mas parece que você ta fazendo isto porque está insatisfeito!"

Então eu disse: "Posso falar?" Ele disse: "Não pode falar, cala a boca, porque depois disso, tuas chances de chegar a qualquer lugar são quase nenhuma!" Coloquei o comunicador, Tiago pediu desculpas, nos abraçamos, fui ao banheiro, enxuguei as lágrimas e voltei pro segundo tempo, que transcorreu sem nenhum problema.

Reunião com a Comissão

Após o jogo, Salmo marcou uma reunião no dia seguinte na Federação. Quando cheguei na reunião na CEAF, Salmo fez questão de não me cumprimentar, tentou exigir uma desculpa e me ofendeu de diversas formas, onde eu digo que meu maior arrependimento é não ter gravado a conversa! Ouvi coisas absurdas, totalmente inapropriadas a um dirigente! Ele terminou dizendo: "jamais grite com um superior! você vai ver o quanto sou poderoso!".

Depois disso, fui informado que eu estava afastado e proibido de treinar ou fazer qualquer atividade da Ceaf. Sou um profissional exemplar, sofri muito preconceito e discriminação aqui em Pernambuco por ser de fora e agora, fui informado de que Salmo Valentim mandou me tirar da CBF, motivado por esta discussão e por eu ter manifestado o interesse de assumir a presidência do Sapfepe (Sindicato dos árbitros).

Preconceito

Cheguei aqui em Pernambuco no ano de 2009, o presidente da comissão era Valdomiro Matias, após minha mudança, Valdomiro deixou a comissão e Francisco Domingos assumiu. Descobri que alguns árbitros estavam "fazendo a cabeça" de Chico Domingos contra mim, por eu ser de fora! Dois deles foram: Emerson Sobral e Antonio André Rodrigues.

 
NR: Emerson Sobral não respondeu nosso contato. Procuramos e não encontramos o contato de Antonio André Rodrigues.

Neste período de convivência com Chico, só ficou uma mágoa, quando no ano de 2010, ele não me indicou pra CBF, eu fui perguntar o motivo de não ter sido indicado, quando eu poderia e ele disse que era por eu não ser pernambucano, que sempre que eu fosse disputar com um arbitro nascido em Pernambuco ele ia optar pelo pernambucano! Aquilo machucou muito, discriminação grande, claro que tenho a compreensão de que Chico tem essa postura porque ele a considera justa. Eu discordo completamente, mas essa é a opinião dele, discordo, mas respeito! 

Publicidade
 

Infelizmente minha família foi muito afetada pelas decisões arbitrarias e sem fundamento desta comissão e decidimos deixar Pernambuco em breve!

Apadrinhado de Leonardo Gaciba

Formei-me árbitro na federação gaucha de futebol em 2006. Antes disso, aos 18 anos (2011), me formei num curso gratuito oferecido pela prefeitura. Durante a aula prática, o professor do curso, depois de 15 minutos de arbitragem, me disse: "tu vai ser árbitro!", desde então nunca mais parei de apitar. Após o curso, junto com os demais colegas formamos uma associação de árbitros, ASSAMA (associação de árbitros do município de Alvorada), que existe até hoje, onde fui eleito o primeiro presidente.

Sou professor de educação física formado pela universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sempre que necessário, substituía um arbitro que era professor na academia de Luciana Salles, então, esposa de Leonardo Gaciba. Ela me convidou pra trabalhar na nova academia "Gaciba Fitness" e aceitei. Trabalhei lá quase dois anos e sai quando vim morar em Pernambuco. Gaciba sempre me orientava com relação a modo de trabalho, eu perguntava pra ele as situações e ele sempre me orientava da melhor forma possível quanto às decisões do árbitro! Quando disse que me mudaria pra recife, ele me disse: "o presidente da comissão de lá é Valdomiro Matias, o cangaceiro, ele tem cara de brabo, mas é um cara muito correto! Quando chegar lá liga pra ele!" E me passou o telefone dele, ainda disse que me passaria o telefone de Erich Bandeira que seria "meu padrinho", eu recusei, nunca gostei deste tipo de relação, bem como outro amigo Luis Carlos Boaro me ofereceu contatar Wilson de Souza Mendonça, seu amigo pessoal e também recusei!

A única coisa que Gaciba fez foi ligar pra Valdomiro, inclusive quando ligou, eu já havia agendado uma conversa, segundo ambos me disseram a conversa teria sido que Gaciba me conhecia e sabia que eu apitava muito jogo de várzea!

 

NR: Segundo fomos informados por um dirigente que prefere não ser identificado, Matheus Costa seria apadrinhado de Leonardo Gaciba e que o ex-árbitro FIFA teria dito a ele, "vá pra Pernambuco, entre na CBF e deixa o resto comigo".

Entramos em contato com Leonardo Gaciba que na sua resposta preferiu não se manifestar por segundo ele, não gostar de "esclarecimentos" via e-mail e por se sentir ofendido com algumas criticas que fizemos pela sua atuação como comentarista de arbitragem.

Esclarecemos que diferentemente do que pensa Leonardo Gaciba, o e-mail é a maneira mais eficiente de esclarecimentos, pois cria um documento que impossibilita que a informação seja desmentida posteriormente.

As defesas de: Tiago Nascimento dos Santos (árbitro da partida)

 
"Mateus se mostrou descontrolado e descontente com a escala como se coubesse a ele fazer ou não a escala".

Relato de Tiago Nascimento

O Mateus infelizmente começa a história pela metade. Do momento que saiu a escala na quinta à noite, ele se mostrou insatisfeito com a escala e com a comissão.

Liguei para todos que atenderam menos o Mateus e enquanto ligava para os árbitros recebi uma ligação de um amigo que me disse que ele estava ligando para outros árbitros do quadro mostrando sua irritação pela escala.

Cheguei na FPF para pegar o material do jogo e o Mateus estava lá para falar com o Erich, claramente se mostrou insatisfeito: “ISSO NÃO EXISTE, FAZER RESERVA DE NOVO, A ESCALA TÁ ERRADA, ERA PRA SER UM DE VOCÊS NO MEU LUGAR, VOU SER BABÁ DE VOCÊS?".

Publicidade
 

Fui de casa até a reunião escutando do Mateus que ia ser babá nosso e que seu errasse ele iria ser punido porque a comissão o perseguia e que ele ia apitar o jogo do lado de fora e as meninas não mereciam estar numa final, falando isso de um jeito arrogante, prepotente e como se fosse natural se expressar daquela forma. Chegamos na reunião o Mateus pediu a palavra e disse o seguinte: "NÃO ERA PRA EU TÁ NESSE JOGO, ERA PRA TÁ UM NOVO, O JEAN MERECE TÁ NESSE JOGO, É SUA 2ª ESCALA E ACHO QUE TÁ ERRADA". E de forma enfática disse mais: "O QUE COMEÇA ERRADO, TERMINA ERRADO.

Já na partida, ao encerrar o 1º tempo, numa boa enquanto nós saíamos do campo em direção ao vestiário, fui comentar com ele sobre a decisão e ele foi arrogante comigo e disse o seguinte: "TU QUE APITA, ERRA AÍ, TUA SORTE É QUE A COMISSÃO NÃO TÁ VENDO AS TUAS MERDAS, QUER ERRAR, TU ERRA".

Se coloque outra vez no meu lugar. EU TER QUE ESCUTAR TUDO QUE ESCUTEI E TENTAR FICAR QUIETO PARA QUE NADA TIVESSE ACONTECIDO. PENSANDO HOJE, ACHO QUE AGÜENTEI MUITO, mais o Matheus se mostrou descontrolado e descontente com a escala como se coubesse a ele fazer ou não a escala, e ainda peço-lhe que leia a regra onde fala sobre CHOQUE DE ATLETAS E AI VOCÊ VAI VER SE TOMEI OU NÃO A DECISÃO CORRETA.

ELE NÃO FOI COLOCADO PRA FORA DO QUADRO POR CAUSA DA DISCUSSÃO COMIGO, QUE ISSO É NORMAL, MAIS, SIM PELA FORMA ARROGANTE DESRESPEITOSA E AGRESSIVA QUE ELE TEVE COM A COMISSÃO, COM SUAS ATITUDES ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PARTIDA.

Karla Santana (assistente da partida e que teria negado carona)

 
"Quando Matheus falou para o Presidente da Comissão que ele havia errado na escala, para mim ele estava dando um tiro no pé e jogando fora toda oportunidade que a comissão havia dado".

Relato de Karla Santana

Na sexta-feira 26/10, disponibilizei meu carro para ir a Pesqueira, contudo o Árbitro da partida resolveu que iríamos com Matheus porque ele morava mais próximo de sua casa.

Quanto à carona, eu havia falado com Deborah na quinta-feira informando qual rota que eu faria para ir à reunião, pois de todos os árbitros eu moro mais longe de Marinha Farinha - Paulista (cerca de 45 Km) e somente poderia ir pela BR-101 porque senão eu gastaria o dobro do tempo e não chegaria a tempo para a reunião, até porque eu estava saindo do meu trabalho, foi quando ela falou que iria com Jean Marcel, pois ele mora próximo de sua casa.

Acredito que não é papel do árbitro questionar as escalas e sim cumpri-las. Quando Matheus falou para o Presidente da Comissão de Arbitragem que ele havia errado na escala e "AQUILO QUE COMEÇA ERRADO TERMINA ERRADO", para mim ele estava dando um tiro no pé e jogando fora toda oportunidade que a comissão havia dado. Dando a entender que ele estava torcendo para tudo dar errado, e graças a Deus não deu, mesmo com todos os acontecimentos.

Publicidade
 

Confesso que antes do jogo eu estava preocupada com Tiago Nascimento, tanto que perguntei a ele se estava tudo bem, porque muitos comentários do Matheus eram no sentido de desprestigiar o árbitro, querendo desequilibrá-lo emocionalmente.

Salmo Valentim (Observador da partida e vice-presidente da comissão de arbitragem de Pernambuco)

"Matheus deve arrumar um emprego e dar o sustento à família dele, pois homem desempregado e que não bota comida dentro de casa, nenhuma mulher suporta!"

Relato de Salmo Valentim

Não costumo responder acusações na esfera pessoal e por meio da imprensa e sim na esfera judicial, porém, em única e exclusiva consideração a você, vou responder item a item as suas designações.
 
P
erseguições

Como poderíamos está perseguindo o arbitro, se ele foi indicado por está comissão para o quadro da CBF neste ano, substituindo um arbitro que não passou nos testes, mais que concorreu ao sorteio da semifinal do campeonato pernambucano deste ano, além de ter a melhor média de 2011 nos jogos da CBF. Mesmo assim, pra agir com coerência e igualdade, esta comissão o substituiu por ele, isto é público, prova disso é que atualmente na relação nacional, só constam oito árbitros. Além do mais, esta mesma comissão que persegue o "Gaúcho", o indica para o sorteio da final da segunda divisão, e escalando-o em mais de 20 jogos.

Ameaças

Falei alto e não gritei como ele disse que não entraria mais em campo, falei: A decisão é sua, se você não voltar, você está fora do quadro, pois o mesmo estava tremendo muito, pois havia jogado uma lata lacrada com refrigerante no chão.
 
Dedo na cara
 
Faltou com a verdade, não coloco o dedo na cara de ninguém, pois nunca senti necessidade para isto.
 
Calar a boca
 
Mandei mesmo, pois de tão tremulo, ele não deixava ninguém falar e a comissão precisava escutar o arbitro do jogo e os assistentes, pois ele havia abandonado o vestiário, para contar tudo a Erick no meio de campo, após sacudir a lata de refrigerante no chão na frente de todos os árbitros e antes da comissão chegar dentro do vestiário no intervalo do jogo.

Publicidade
 

Poderoso
 
Faltou com a verdade mais uma vez, não uso termos neste sentido, pois todo poderoso só conheço Deus.

Invasão do vestiário 

Sou membro da CEAF e assessor do jogo, não se invade o que não precisa de permissão para entrar.

Articulação para saída de Chico presidência

Quanto a esta injúria, só Chico pode falar por ela, porém, acredito ser mais uma mentira descabida, pois conheço Chico e ele não emite posições contra a imagem de companheiros de trabalho. Ah! Ele afirma isto, mais não diz que no início deste ano, entrou na sala da CEAF e gritou com Chico exigindo oportunidades e escalas, calou-se quando Chico o falou, sai daqui e limite-se a sua insignificância.

Não apitar mais em Pernambuco

Ele foi afastado do quadro por tempo indeterminado no dia 29/10/2012, dito pelo presidente da comissão, só ele acreditava que teria outra chance, ele queria ouvir com outras palavras, o que Erick disse a ele no dia 03/12/12, Matheus você está afastado definitivamente. Afirmei para os professores, pois ele num ato de intimidação, ainda foi para a educação física no dia seguinte ao afastamento.

Publicidade
 

Segurança da família

Para que possas, ter uma dimensão do despreparo deste cidadão, a internet é pública, não respondo processos e nunca fui acusado de nada e quando fui injustamente como agora, venci por unanimidade nos tribunais competentes, agora seria muito mais fácil ao invés de levantar calúnias e tentar me fazer de monstro para você, que me conhece muito mais do que ele, ele deve arrumar um emprego e da o sustento à família dele, pois homem desempregado e que não bota comida dentro de casa, nenhuma mulher suporta

Fracasso na política

Quanto ao fracasso na política é mais uma inveja por nunca sequer, ter disputado! 

Desistência da eleição no sindicato

Desistir é um direito individual, mais a pergunta é? Desistiu por não ter grupo ou porque só sabe acusar as pessoas?

Todas as acusações de Matheus, ele deu como resposta na sua desistência, na sua falta de capacidade de unir e de respeitar o próximo, achando que é “DEUS”, resumo dizendo Marçal: Matheus Costa, foi afastado do quadro por desrespeito a comissão em dizer a todos nós que a escala da final da série A2, foi uma merda feita pela comissão. Além de ser um ser, inqualificável.

O Apitonacional agradece a gentileza de todos em responder nossos contatos, nossa função é informar e não julgar ou tomar partido de um dos lados, seja ele qual for, pois nosso único lado é o lado dos nossos internautas. Esperamos ter correspondido as expectativa de todos e ter sido fiel o máximo possível ao material que a nós foi repassado.

Comentários

Sobre a matéria do Matheus Costa, aonde o Salmo afirma que o mesmo não teria amigos, fica claro a vontade extrema do mesmo desmerecer a pessoa do Matheus e não emitir uma opinião sobre questões relevantes, pois ele não se relaciona na esfera pessoal com o cidadão por ele citado, posso garantir que não só ele é um cara cheio de amigos, como é uma pessoa extremamente íntegra e aglutinadora, tive o prazer de estudar com ele na UFRGS aonde ele vindo de uma escola pública por capacidade intelectual e determinação pessoal sem tamanho conseguiu o ingresso no primeiro semestre. Profissional competente, destaque na arbitragem por onde passou e uma pessoa de opiniões fortes, mas respeitosa, uma pena que quem pensa e emite opiniões não seja vista como uma pessoa pensando no crescimento e bem comum, mas sim um opositor, um passo para a ditadura, ou uma ditadura velada.

Acho que esse Sr. Salmo Valentim deveria se ater aos fatos e a questões relatadas e deixar questões pessoais de lado, ficando claro a vontade de desmerecer quem apresenta fatos contra sua maneira de administrar, falando de sustentar a família, etc o que mostra o perfil machista do mesmo e ainda sua falta de hombridade em atacar pessoalmente o árbitro não concorda com sua administração. Uma vergonha, inclusive é vergonhoso publicar esse trecho na matéria, pois é algo irrelevante em termos jornalísticos para os esclarecimentos.

Anônimo

 


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade