Publicidade

 

   

 

Simon defende tecnologia e profissionalização da arbitragem em debate no Museu do Som

O gaúcho presente em três copas do mundo defendeu pontos polêmicos, a eletrônica e profissionalização da arbitragem

.
08/11/2010 - A Nokia, em parceria com o instituto de pesquisa TNS, realizou estudo sobre a utilização da tecnologia no futebol reunindo dados curiosos e interessantes que retratam como pensamos e usamos a tecnologia nos relacionamentos, no esporte, entretenimento, carreira e informação. Para entender essa relação, promoveu debate com varias personalidades nos dias 05, 06 e 07 de novembro no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo. O debate "Tecnologia e Esporte" contou com a presença dos debatedores Carlos Eugênio Simon,  árbitro FIFA, com o ex-jogador Zico e com o brilhante jornalista da ESPN, Paulo Vinicius Vasconcelos (o PVC, como é mais conhecido), que em um certo momento do debate citou a famosa frase: "Jornalista não tem amigos. Tem fonte. Jornalista não tem inimigos. Tem noticia".

A reportagem do apitonacional juntamente com o colunista Paranaense Valdir Bicudo acompanhou o debate na ultima sexta feira (05). Bicudo esteve em São Paulo especialmente para este evento, onde além dos debatedores, também marcou presença o árbitro internacional de São Paulo, Sálvio Spinola Fagundes Filho em a companhia de sua esposa e filha.

Daniel Destro, Marçal, Zico, Simon e Valdir Bicudo. (Foto: Daniel Destro)

Quem também esteve no debate foi o árbitro paulista Daniel Destro, este, tem um projeto com Carlos Simon a ser desenvolvido na partida de despedida do apitador onde o material usado será leiloado com o montante arrecado sendo distribuído em uma casa de caridade. O apitonacional parabeniza o jovem árbitro pela iniciativa e o árbitro Carlos Simon que marcam um gol de placa. Realmente Simon, como você nos disse, a fase é ótima, ontem durante a transmissão de São Paulo e Corinthians o narrador da rede Bandeirantes Luciano do Vale afirmou que Simon deu a palavra e estará trabalhando na equipe da Band em 2011.

No debate, Simon disse que  a tecnologia veio para ficar, que ela começou com a utilização do Signal Bip (bandeira eletrônica), posteriormente veio o ponto eletrônico usado inicialmente na Copa do Mundo de 2006 e agora é a vez do Chip na bola, ao qual é amplamente favorável. Simon disse que no Mundial Sub 17 em 2009 disputado na Nigéria, quando foram realizado experiências com bola com chip, o campo de jogo era cercado por balizas que enviavam o sinal eletrônico do chip da bola para um computador e este emitia a palavra gol no relógio do árbitro. Segundo Simon, a tecnologia do chip naquele momento ainda não estava bem desenvolvida e apontava como gol toda bola que ultrapassava as linhas laterais do campo de jogo, não importando o local, assim as partidas terminavam facilmente com placares 32x30 ou algo parecido. Frases como: "Com o avanço da tecnologia, essa bola será benéfica para o futebol" e "É fundamental a profissionalização da arbitragem no futebol", Simon encerrou sua fala no debate e citou a Inglaterra como único pais no mundo onde os árbitros são profissionais.

Acompanhe abaixo trechos do debate.

 

 

 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade