Ex-assistente FIFA é desrespeitado no Rio Grande do Norte

Milton Otaviano, atual diretor da Escola de árbitros do RN foi expulso aos gritos da sala pelo presidente José Vanildo

13/11/2012 - O ex-assistente FIFA, ex membro da comissão de arbitragem e atual assessor de arbitragem da CBF e diretor da Escola de Árbitros da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol,  Milton Otaviano dos Santos (foto) passou a maior decepção de sua vida desportiva na ultima sexta feira em Natal.

Na ocasião, o ex-assistente foi até a sede da Federação sugerir ao Presidente José Vanildo da Silva que fosse indicado um membro da escola para participar do IV encontro Nacional de Escolas de Arbitragem a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 próximo no Estado do Espírito Santo. Nesse encontro, cada escola tem o direito de indicar dois nomes e como a Federação já tinha indicado Cel. Ricardo Albuquerque, presidente da CEAF/RN, Milton sugeriu que a outra vaga fosse de um membro da escola o que proporcionou uma reação desproporcional do presidente da Federação que segundo Otaviano teria até chamado ele de moleque e "cabra safado".

O apitonacional tomou conhecimento do ocorrido e como sempre faz, procurou o senhor Milton Otaviano que confirmou tudo sem medo de nada, porque segundo ele, foi tudo muito real, conforme narrando por ele abaixo. Otaviano também afirmou que não pretende mais exercer nenhuma função ligada a FNF.

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de novembro será realizado no Estado do Espírito Santo, o IV encontro Nacional de Escolas de Arbitragem,  o convite foi enviado pelos organizadores do evento às federações estaduais, como no RN eu sou o diretor da Escola, nomeado pelo presidente de Federação Dr. José Vanildo da Silva, desde o ano passado, deveria ter sido notificado do evento pela Federação para que pudesse me mobilizar para representar a nossa escola.

Sabedor de que o evento iria acontecer, sem saber o período, consultei um membro da CEAF/RN que também é membro da diretoria da Escola de árbitros, ele me informou que o convite já havia chegado na Federação e o nome do representante já havia sido indicado pelo Presidente da FNF, que era o Cel. Ricardo Albuquerque, presidente da CEAF/RN, isso no dia 06 de novembro à noite, data limite para que se informasse o nome do representante.

Publicidade
 

Como no convite que me foi passado pelo mesmo membro da CEAF/RN sugeria dois representantes por Federação, e como já havia um indicado que era o presidente da CEAF, achei que a Escola deveria indicar um outro representante, assim sendo, no dia seguinte, 07  de novembro fui até a sede da Federação conversar com o Presidente da mesma e sugerir que a escola indicasse um represente para o evento, sem no entanto contestar a indicação do Cel. Ricardo Albuquerque, que fora indicado por ele, já que se poderia ter dois representantes por estado.

Nesse momento o presidente alterou a voz e disse que a escola tinha autonomia e não sabia porque eu estava lhe dizendo isso e que eu renunciasse que ele acabaria com a Escola, então falei com o tom de voz sempre moderado, que me é peculiar:

 - A escola tem que existir presidente e alguém tem que ser o Diretor e não é meu interesse renunciar já que temos um curso em andamento.

Mias uma vez com o tom de voz alterado ele retrucou, e disse:

 - Eu indiquei o Cel, Ricardo porque ele é o presidente da CEAF é quem controla os árbitros, é quem escala os árbitros, é quem bota e é quem tira qualquer um e trabalha de graça.

Respondi calmamente:

 - Presidente, eu não estou contestando a indicação do Cel, Ricardo não, eu só estou sugerindo ao senhor a indicação de um membro da Escola já que o evento é encontro das Escolas de Árbitros e o prazo era até ontem.

Ele rebateu novamente em voz alta:

 - Isso é uma falta de respeito, você está querendo passar por cima da minha autoridade, respeite a minha posição e saia da minha sala.

"Não quero revide, não quero revanche e muito menos atrito com certo tipo de pessoa que se perpetua no poder pra querer achar que pode e deve pisar nas outras pessoas".

Ainda falei:

 - Mas eu estou respeitando a sua posição, por isso eu estou aqui sugerindo indicar um representante da escola, se não, teria indicado sem o conhecimento do senhor.

Publicidade
 

Ele repetiu aos gritos:

 - Saia da minha sala, pode sair!

Nesse momento eu fiquei perplexo com toda reação dele e fiquei parado olhando pra ele, achando que aquilo não era comigo ou quem estava ali não era ele, mas ele levantou-se da cadeira foi na direção da porta onde eu já estava tentando abri-la, pois tem um dispositivo eletrônico, e aos gritos chamou a atenção de todos os funcionários que lá estavam proferindo as expressões:

 - Se retire da minha sala seu cabra safado, seu moleque e nunca mais entre aqui.    

Depois disso eu apenas falei:

 - Nunca mais eu venho aqui nessa Federação.

E saí muito chocado e triste com essa atitude.

Eu sempre fui um voluntário da Federação, desde 1995 ajudei a formar árbitros na FNF, ajudei a qualificar os árbitros formados do RN, participei de palestras em seminários, fui membro da CEAF na administração do Dr. José Vanildo, desenvolvi várias atividades de instruções teóricas e práticas para os árbitros do RN, tudo sem ganhar um centavo, nunca tive o reconhecimento do presidente, isso além do meu histórico conquistado ao longo da minha carreira como árbitro e mais recente como instrutor. Mas Deus é o ser supremo que rege todos nós e sem sombra de dúvidas ele está vigilante e haverá de exaltar os justos.

O dirigente

O advogado Zé Vanildo da Silva (foto) tem um trabalho reconhecido no seu estado, assumiu a presidência da FNF no dia 10 de abril de 2007 depois da renúncia de Alexandre Cavalcanti.

Em agosto ultimo foi reeleito e ocupara a presidência da Federação Norte-Rio-Grandense até 2019.

Nota do Apitonacional:

Ficamos estarrecidos e perplexos com o narrado acima, quem conhece o senhor Milton Otaviano sabe da gentileza e educação que sempre trata a todos. O fato demonstra em que mãos esta o esporte brasileiro e como são tratados aqueles que militam para a grandeza da arbitragem brasileira.

Repudiamos as agressões verbais ditas ao ex-assistente FIFA pelo presidente da FNF e pedimos que tenha mais respeito com os cidadãos, principalmente com aqueles que como o senhor Milton Otaviano, tem um longo currículo de conquistas e serviços prestados a arbitragem brasileira.

Obs. O apitonacional tentou contato com José Vanildo da Silva através dos e-mails presidência@fnf.org.br e 7vice@fnf.org.br não tendo retorno. Mesmo assim, o espaço esta aberto para caso queira se pronunciar.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade