Árbitro destaque do Paranaense é aprovado em teste físico e passa a integrar quadro da CBF

Paulo Alves, o destaque da arbitragem paranaense em 2012 é o novo integrante da relação paranaense no quadro nacional

25/07/2012 - Como foi amplamente divulgado aqui no apitonacional, 2012 não tem sido um bom ano para a arbitragem paranaense. O estadual deste ano foi um campeonato onde seus dois principais árbitros não estavam em um bom momento. Heber Roberto Lopes que tinha sido eleito o melhor do paranaense em 2011 não esteve escalado pra apitar nenhuma das partidas finais. Já Evandro Rogério Roman chegou a apitar a primeira partida das finais, mas foi preterido após realizar uma partida desastrosa, em que deixou de marcar duas penalidades claras, uma pra cada equipe.

Heber Roberto Lopes - uma década no quadro internacional e principal árbitro paranaense - desde que soube que não participaria da Copa de 2014 em nosso país, caiu acintosamente

de produção e já não é mais escalado nos grandes jogos. 

Hoje, o carequinha de Londrina não é nem sombra do que foi em 2009 quando, com justiça, foi eleito o melhor arbitro do Campeonato Brasileiro pela CBF/Rede Globo e pela enquete do apitonacional. O londrinense foi tão superior em 2009 que na enquete do apitonacional obteve 46,62% dos votos dos internautas. Já na eleição da CBF/Globo ele desbancou o então tri-campeão Leonardo Gaciba.

O outro representante da FIFA do estado, Evandro Rogério Roman fez um campeonato para esquecer, desde então, pouco tem ligado para sua condição de árbitro internacional. Seu tempo tem sido gasto em viagens e encontros a serviço do governo estadual do Paraná onde ocupa o cargo de Secretário de Esportes. A arbitragem, o condicionamento físico e os compromissos agendados pela CA/CBF têm ficado em um segundo plano tendo em vista que se aproxima da metade do brasileiro e o apitador ainda não deu o ar de sua graça nos testes físicos agendado pela comissão de arbitragem nacional.

Publicidade
 

Em um campeonato marcado por inúmeras polêmicas e com árbitros desmotivados como os dois citados acima, abriram-se vagas para o surgimento de outros árbitros, entre eles o jovem Paulo Alves Júnior (foto), que arrancou elogios da comissão de arbitragem com uma partida irretocável (Arapongas 1x2 Operário), em que marcou de forma corajosa e acertadamente cinco penalidades, duas para o Arapongas e três a favor do Operário, o time visitante.

O misto astorguense-maringaense foi sem duvidas a mais grata revelação do campeonato paranaense de 2012, seus números foram de impressionar, a destacar a sua baixa média de faltas sinalizadas (22) durante o estadual, no melhor estilo europeu. Um número baixíssimo e motivo para comemoração em se tratando de arbitragem brasileira onde a linha “encostou é falta” é seguida por 90% dos apitadores. Ao todo foram oito jogos, onde mostrou 24 cartões amarelos, 4 vermelhos e marcou 9 penalidades (cinco em uma única partida).

Pelo campeonato irretocável, o jovem árbitro agora fará parte com justiça da elite da arbitragem paranaense. Sua indicação foi confirmada para o quadro nacional, ele foi aprovado nos testes físicos realizados no inicio de junho em Londrina para integrar o quadro da CBF.

Paulinho, como é conhecido, é filho de Paulo Roberto Alves e Alaíde Marin. Nasceu em Curitiba, tem 29 anos, formado em Processos Gerenciais e é casado há seis anos com Silvia Alves. O casal divide seu tempo entre Astorga onde trabalham durante a semana - ele representante de vendas e ela gerente comercial do frigorífico Jaguafrangos - e Maringá onde residem. Formou-se árbitro em 2006, fez o curso em Londrina para onde viajava uma vez por semana. Pelo curso pagou 15 parcelas de meio salário mínimo, um investimento que esta sendo altamente recompensado, tanto pelo lado pessoal como pelo financeiro. No final do curso, foi recompensado, pois para sua alegria, seu ídolo na arbitragem, Heber Roberto Lopes, foi o seu padrinho de formatura.

Paulinho é de uma família com forte presença no futebol paranaense, seu avô é o

 

Com a esposa Silvia Alves

falecido e lendário João Hélio Alves, ou só Hélio Alves, “o Feiticeiro” – apelido dado ao ex-supervisor de futebol de Atlético e Coritiba, falecido em maio de 2009. Seu pai, Paulinho Alves é supervisor de futebol do Coritiba.

Com esse currículo familiar, as influencias foram fortes e fizeram com que ele começasse no esporte como jogador de futebol, como não tinha talento com a bola como tem com o apito, parou com a bola e tentou seguir o caminho do avô e do pai e por um breve período, foi supervisor de futebol do Iraty-PR. Mas foi na arbitragem que encontrou seu caminho, sua verdadeira paixão. Quando perguntado “o que o levou a ser um árbitro de futebol, sendo que era tão novo e tinha outras opções”, ele não pensou duas vezes e respondeu:

“Eu sempre estive no meio do Futebol, fui atleta, mas não era tão talentoso, meu pai me deu a oportunidade de aprender o que ele aprendeu com meu avô, mas não era minha praia, ai abriu um curso para árbitros em Londrina e meu pai me deu a idéia de fazer. A princípio não esperava muito, mas com as atuações, fui me achando dentro da arbitragem, aprendendo a gostar e a evolução foi acontecendo a cada partida”.

Na foto com o avô Hélio Alves, “o Feiticeiro” e o pai Paulinho Alves

Ele também rasga elogios para o atual presidente da comissão de arbitragem paranaense:

“O Afonso Vitor tem um jeito diferente, ele é meio fechadão, na dele, mas mudou muito coisa pra melhor na arbitragem paranaense. Ele da chance igual pra todos do quadro”. Concluiu o jovem árbitro.

Obs. O apitonacional teve o privilegio e o prazer de contar a história dessa jovem promessa do apito paranaense. Esperamos e torcemos para que ele se mantenha focado, que não se deixe levar pelo sucesso e nem se abata com as criticas pois elas andam de braços dados com os elogios. Torcemos também para que ele não tente mudar sua forma de atuar, que se lembre sempre que chegou por méritos próprios e como disse Jean Jacques Rousseau: Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém”.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade