20/08/2013    15:55hs

Dirigente da arbitragem carioca diz que a ANAF é uma entidade de MERDA!

Jorge Rabello enviou mensagem para os árbitros onde ataca a entidade nacional dos árbitros e seus dirigentes

O chefe dos árbitros do Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rabello (foto) é sem duvidas o mais polêmico entre todos os dirigentes da arbitragem brasileira. Desde que assumiu a presidência da comissão de arbitragem da Ferj em 2007 ele não passa muito tempo sem entrar em polêmicas com algum dirigente ou com alguma entidade ou clube do desporto brasileiro.

Mas suas polêmicas não apareceram só depois que ele virou dirigente, pois como árbitro também teria proporcionado e feito parte de varias delas.

A mais recente esta apenas no começo e certamente deverá render ainda muita repercussão e boas discussões. No inicio desta semana, o Apitonacional recebeu documentos (e-mails), onde o dirigente carioca afirma que a ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol é uma entidade de “Merda”. No corpo do e-mail consta a seguinte frase redigida e encaminhada aos árbitros pelo dirigente:

“Senhores essa é a merda da nossa ANAF, depois ficam "putinhos" com a postura de independência do Rio de Janeiro”.

A frase de Rabello que ataca a entidade nacional dos árbitros,

pega carona no texto do colunista e ex-árbitro paranaense Valdir Bicudo, que em sua coluna “De olho no apito” publicada no Paraná-online na ultima quinta-feira (15) - Leia - faz criticas ao projeto de profissionalização da arbitragem brasileira e dos patrocínios das camisas dos árbitros. Na coluna, Bicudo diz que os dirigentes da entidade nacional não sabem nem sequer os valores das cotas pagas pela empresa Penalty Cambuci à CBF.

 

Publicidade

O colunista ainda cita países da Europa como Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Suíça e até mesmo o Japão, onde os contratos de patrocínios são feitos pelos sindicatos dos árbitros com os valores totais destinados à requalificação dos árbitros e a sobra é divida entre os mesmos.

Nos e-mails direcionados aos árbitros, Rabello sugere ao árbitro FIFA e seu principal escudeiro Marcelo de Lima Henrique que este entre em contato com o colunista para repassar informações dos patrocínios na arbitragem carioca que segundo o documento, desde 2008 tem valores repassados da mesma forma como nos países descritos pelo colunista.

Veja abaixo o e-mail enviado por Rabello aos árbitros.

O Apitonacional entrou em contato com Jorge Rabello que confirmou a mensagem dizendo ser uma opinião pessoal e que não daria maiores explicações sobre ela.

Se o dirigente não falou sobre a frase chula onde ataca a ANAF, falou sobre a “independência” da arbitragem carioca. Ele disse que o quadro vota fechado já antecipando que será assim também na próxima eleição.

“Quanto à independência, como deve ser de seu conhecimento o Rio de Janeiro é o um sindicato, em que, seus associados votam fechado, só para exemplificar nas últimas eleições foi deliberado em assembléia que o voto do RJ seria zero nas urnas por motivos diversos e foi o que aconteceu e será assim também nas próximas eleições, ou seja, marcaremos uma assembléia e decidiremos em conjunto o caminho a seguir” – encerrou o dirigente.

Dirigente da ANAF responde

Não conseguimos contatar o presidente da ANAF Marco Antônio Martins que estava com seus telefones desligados devido a uma viagem aérea. Já contatado, o tesoureiro Salmo Valentim respondeu atacando fortemente Jorge Rabello dizendo que este não tem conduta moral para falar qualquer coisa sobre a entidade nacional dos árbitros de futebol.

 
Rabelo não tem conduta moral no nosso meio para citar a ANAF, tem um passado obscuro e nunca foi respeitado, pois ditador ninguém respeita Salmo Valentim

“A conduta do Rabello se confunde com as exigências feitas para os árbitros no seu dia a dia, Rabello não tem conduta moral no nosso meio para citar a ANAF por este nome. Ele diz isso por ser frustrado com a derrota na eleição de 2007, pois mesmo tendo mais de 54 votos na sua base eleitoral, nunca foi respeitado, pois ditador ninguém respeita” – disse Valentim.

Salmo ainda disse que o dirigente carioca é um boneco nos cargos que ocupa por não ter autonomia e cita passado obscuro do dirigente Carioca.

“Rabello se omiti para não confrontar o poder maior, na verdade todos sabem quem comanda o sindicato, a cooperativa e a comissão de arbitragem do Rio de Janeiro. Rabello é um boneco no cargo, pois não tem autonomia e nem moral para cobrar nada de ninguém por ter um passado obscuro, que vai na contra mão de um comandante de arbitragem” - frisou o dirigente da ANAF.

O tesoureiro ainda apontou a arrogância e a prepotência usada pelo carioca como arma de intimidação no cotidiano e o desafiou para que este dispute as próximas eleições da entidade.

“O grito, a arrogância e a prepotência são suas armas de intimidação no seu cotidiano. Aproveito para lançar lhe um desafio, vir a ser candidato a presidente da ANAF nas próximas eleições!” – acrescentou Valentim.

Salmo encerrou fazendo uma análise final da mensagem enviada aos árbitros por Jorge Rabello.

“Enfim, o que ele diz só mostra de fato quem verdadeiramente ele é!” – encerrou Salmo Valentim.

Quem é Jorge Rabello

Nasceu no dia 11 de dezembro de 1958 no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se árbitro em 1980, estreou na primeira divisão em 1985, em 1992 apitou sua primeira partida da primeira divisão (América 0x0 América - Três Rios). Apitou a final do Rio-São Paulo de 2001 (São Paulo 2x0  Botafogo). Encerrou a carreira na CBF em 2003 e em 2004 no Rio de Janeiro.

Atualmente ocupa a presidência da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, a presidência do Sindicato dos Árbitros, além de ser diretor da Cooperativa dos Árbitros. Tem como sonho ser presidente da ANAF e presidente da comissão de Arbitragem da CBF. Fora da arbitragem é consultor financeiro. Casado, tem um filho.·.

Polemicas de Rabello

Sérgio Corrêa: Em carta publicada na mídia, Rabello disse que o presidente da comissão de arbitragem da CBF Sérgio Corrêa teria sugerido que três árbitros (Djalma Beltrami, Alicio Pena Junior e Wagner Tardelli) deixassem o quadro da FIFA em troca de compensação financeira.

 
Não entendo como o futebol carioca tem um ex-árbitro desse na presidência. Ele não tem um passado muito recomendável Sérgio Corrêa.

As acusações foram encaradas como deboche por Sérgio Corrêa. Segundo o então mandatário da CA-CBF, Rabello só queria “aparecer” e não o poupou de críticas pesadas. “Tratar Jorge Rabello com a sua história no futebol brasileiro e respondê-lo é uma perda de tempo. Não entendo como o futebol carioca tem um ex-árbitro desse na presidência. Ele não tem um passado muito recomendável”, sentenciou Sérgio Corrêa, acrescentando.

“O que ele (Jorge Rabello) quer é mandar na arbitragem, mas não vai fazer isso”, emendou o então presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Documentos falsos: O ex-árbitro Dacildo Mourão afirmou em dezembro de 2000 em Brasília em depoimento na CPI da NIKE que Jorge Rabello possuía dois RG e dois CPF. Veja o que disse Dacildo:

- “São dois árbitros com idade alterada”. Sr. Jorge Fernando Rabello, árbitro carioca, ele alterou a idade em quatro anos. Pra entrar na FIFA, no meu lugar.

- Recebi um documento, na minha casa, pelo correio, de São Paulo, anônimo, mas constando o nome e o número de dois CPF dele, que, segundo esse documento, seriam falsos. Os números: o primeiro, *90.*63.*17/81. A data de nascimento desse seria 11/12/62. O segundo CPF: *38.*59.*77/87. A dada de nascimento: 11/12/58, que seria a idade real.

- Ele tem também duas RG falsas. Quer dizer, uma é falsa. O número das duas identidades: RG ***57393.1. Essa daí é a verdadeira. Rio de Janeiro, 11/12/58. E a outra: ***25574/6. Essa é a falsa, 11/12/62.

(Original em: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/parlamentar-de-inquerito/51-legislatura/cpinike/notas/cpinike_191200.pdf)

Nota do Apitonacional

Para quem conhece Jorge Fernando Rabello esse comportamento não assusta, mais se o sistema fosse realmente sério a ANAF no mínimo notificaria judicialmente o presidente do SAPERJ e da COAF-RJ para que este prestasse esclarecimentos sobre mais este triste episódio que envolve o nome da entidade.

Como pode o presidente do SAPERJ e da COAF-RJ, entidades legalmente filiadas ou reconhecida pela ANAF, emitir tal opinião grotesca e escabrosa mesmo que seja de forma pessoal.

O Apitonacional lembra que na assembléia da ANAF realizada em 2011 em Florianópolis, sugerida pelo representante o Rio de Janeiro Messias José Pereira com apoio do secretario da ANAF Arthur Alves Junior, os dirigentes das entidades reunidas chegaram a discutir a criação de um conselho de ética para fiscalizar e até punir se necessário os árbitros. Será que se criado este conselho teria a mesma coragem de notificar os dirigentes quando estes emitissem opinião como essa? E se fosse um árbitro, o conselho de ética agiria da mesma forma?

O Apitonacional cobra uma posição oficial e uma resposta do presidente da ANAF, Marcos Antônio Martins, pois entende que a entidade que ele preside não pode ser atacada nestes termos e ficar sem uma resposta convincente oficial e a altura.

Lamentamos a postura do dirigente carioca que diz que tudo é decidido em assembléia quando na verdade sabemos que os árbitros por medo e covardia, apenas referendam decisão anteriormente tomadas pelo dirigente. Lembramos ainda que liderança se conquista e não se impõe, assim como comandar não é mandar usando da força e de ameaças espalhando o terror e o medo aos comandados!

O Apitonacional entrou em contato com o árbitro FIFA Marcelo de Lima Henrique que supostamente seria o garotinho de recado de Rabello encarregado de repassar informações ao colunista Valdir Bicudo. Porém o FIFA não respondeu até o fechamento da matéria.

Obs. O Apitonacional está divulgando o e-mail na íntegra, porém não informará desta vez o protocolo original do e-mail recebido para preservar nossa fonte, uma vez que o e-mail foi enviado individualmente para cada árbitro. Caso não tomássemos essa providencia, supostamente bastaria apenas acessar os e-mails enviados e conferir o horário para quem foi enviado o e-mail publicado e a vida deste árbitro estaria encerrada como acontecido com os “sombras”.

O Apitonacional  preza pelo sigilo total da fonte respeitando a Constituição Brasileira na sua clausula Pétrea.

Apitonacional – Compromisso só com a verdade!







Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade